Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DANÇA DO LEÃO INICIA O ANO DO COELHO!

Este Ritual da Dança do Leão na entrada do Novo Ano Chinês será um momento singular de expressão cultural, característica da cultura tradicional chinesa. A Dança do Leão trará boa sorte para o novo ano, sendo executada por atletas marciais avançados numa demonstração única! Um espectáculo de cor, som, movimento e cultura para iniciar em festa o Ano do Coelho - o ano da tranquilidade.
Filomena Lamego

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Indivíduo de 40 anos detido na posse de heroína no antigo campo da feira

A PSP deteve ontem, junto ao antigo campo da feira, pelas 17H15, um indivíduo de 40 anos de idade na posse heroína suficiente para 20 doses.
A droga, que segundo comunicado do comando distrital "se destinava à venda", foi-lhe apreendida. O empregado da construção civil foi detido e presente a Tribunal durante a manhã de hoje para primeiro interrogatório judicial.
Sandra Ribeiro Gonçalves

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Didáxis cumpre a tradição

Para desejar a todos um bom ano e para cumprir a tradição, a turma 7.1 da Didáxis juntamente com a professora de Educação Musical, Manuela Sá, cantaram as “Janeiras”. A música era da autoria da professora mas a letra foi escrita pelos alunos.

Depois da actuação na biblioteca, que mereceu muitas palmas, os alunos foram convidados para tocar na sala dos professores.

De seguida os tocadores dirigiram-se para a Direcção Pedagógica no sentido de alegrar todos os que lá estavam, cantando e dando as boas vindas ao Ano Novo.

O presidente da Didáxis, José Fernandes, e os demais elementos da direcção também estavam incluídos na rota e segundo os cantadores confessaram-se surpreendidos e agradados.

“Gostamos muito de participado nesta actividade; foi uma experiência enriquecedora e alegre que contribuiu para compreendermos que a música é uma forma muito especial de comunicar e expressar sentimentos”, concluíram os alunos.

Filomena Lamego

Trabalhadores do "Freitas" protestaram frente ao centro de distribuição

Dezenas de trabalhadores dos "Supermercados Freitas" juntaram-se hoje durante toda a manhã frente ao centro de distribuição da cadeia, na freguesia de Avidos. A acção é uma forma de protestar contra a forma como o processo de insolvência está a ser gerido, com claros prejuízos para os 238 funcionários, que não se encontram ainda despedidos formalmente.
À reportagem d' O Povo Famalicense, muitos trabalhadores falaram do drama em que vivem desde que houve ordem de encerramentos de todos os supermercados, no passado mês de Novembro. Por receber está o ordenado desse mesmo mês assim como todas as restantes remunerações a que tinham direito. Sem despedimento, os trabalhadores só agora vão poder desencadear a suspensão do contrato de trabalho, requerendo assim o subsídio de desemprego. Na prática a grande maioria está sem qualquer fonte de rendimento desde Novembro último, situação que tem acarretado dificuldades económicas graves.
Pelo meio o sindicato que está a acompanhar a situação dos trabalhadores acusa a Autoridade para as Condições de Trabalho de ineficácia, uma vez que não conseguiu ainda resolver o impasse da insolvência da empresa sem prejuízo para os trabalhadores.
(Mais pormenores na edição da próxima semana do jornal O Povo Famalicense)

Sandra Ribeiro Gonçalves

Uma escola com Voz e Acção

O Agrupamento de Escolas de Pedome, em parceria pela ACIP - Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, C.R.L. e o Grupo de Educação Especial do mesmo agrupamento, promoveram um Workshop de "Voz", aberto a toda a Comunidade Educativa, no qual estiveram envolvidos quase uma centena de participantes. Esta iniciativa, e mais uma vez, teve como objectivo principal o enriquecimento pessoal e profissional de todos os agentes educativos, cuja adesão comprova o espírito de escola e o dinamismo vigente. A acção foi dinamizada pelas Terapeutas da Fala, Rita Lima e Cristiana Faria, e tinha como objectivos: dar a conhecer o mecanismo de produção vocal; tipos de respiração; os factores de risco; cuidados a ter com a Voz e exercícios práticos de relaxamento vocal.

Filomena Lamego

ENGENHO CANTOU JANEIRAS

O tradicional cantar das Janeiras realizou-se no passado dia 25 de Janeiro, no Centro de Apoio Comunitário da Engenho.

As vozes, os sons e os ritmos da Casa do Professor – Delegação de V.N. de Famalicão – trouxeram alegria e momentos de convívio aos utentes das diferentes valências da Engenho.

Crianças e idosos, numa prática de encontro e vivência inter-geracional, sentiram emoções e recordaram tempos passados.

No fim, crianças, idosos, professores e colaboradores acabaram a tarde com um lanche-convívio.

O Presidente da Direcção, Manuel Augusto Araújo, relevou o significado e o alcance desta iniciativa, deixando palavras de agradecimento à Casa do Professor pelo reavivar e partilhar das tradições tão caras às populações locais e que fazem parte do seu património artístico e cultural. Neste contexto, manifestou ainda interesse em estabelecer uma parceria entre a Engenho e a Casa do Professor para o desenvolvimento de iniciativas a favor da comunidade.

Filomena Lamego

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bolsa de Voluntariado

No âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado 2011, a Associação Gerações irá criar uma bolsa de voluntariado. Esta bolsa será uma iniciativa que a Associação levará a cabo, que visa promover, valorizar e qualificar o voluntariado, criando assim condições concretas para o seu exercício.
A bolsa de voluntariado terá como objectivo valorizar e promover o voluntariado, perceber o que as pessoas procuram quando se inscrevem nesta bolsa e ver o que podemos oferecer na nossa instituição, ou então reencaminhar para outras instituições que queiram acolher voluntários, não esquecendo ainda a promoção da formação para quem desenvolve ou pretende desenvolver o voluntariado.
De salientar que o voluntariado é um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Se pensa que tem aptidões e disponibilidade de tempo, inscreva-se na bolsa de voluntariado e dê tempo por uma causa, pondo assim os seus talentos a render e ajudando a melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Filomena Lamego

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Riopele implementa Plano de Prevenção

No âmbito da implementação do Plano de Prevenção, o Grupo Riopele, no primeiro semestre de 2010, realizou uma acção de sensibilização para todos os colaboradores do Grupo sobre os comportamentos a adoptar em situações de emergência.

Para além desta iniciativa, cerca de 120 colaboradores de diferentes áreas da empresa, organizados em várias equipas de intervenção, tiveram, durante o ano passado, formação específica para actuação nestes casos. As acções formativas decorreram nas instalações da Riopele e na Corporação de Bombeiros Voluntários de Famalicão e foram orientadas por bombeiros e por técnicos especializados em segurança.

A implementação deste Plano culminou na realização de cinco simulacros, um em cada unidade industrial da Riopele (Riopele A, Riopele B, Riopele C, Saramagos e Olifil), nos quais foram mobilizados elementos da Corporação de Famalicão.

Segundo Paulo Machado, responsável pela Segurança do Grupo Riopele, “esta operação visou testar a operacionalidade dos meios de socorro e treinar as equipas de intervenção com vista à criação de rotinas de comportamento e de aperfeiçoamento de procedimentos para uma eventual situação de emergência”.

O mesmo responsável destacou, também, “a atitude e o empenho demonstrados por todas as equipas de intervenção e a excelente cooperação da Corporação de Bombeiros de Famalicão que se revelou sempre disponível para acompanhar todo o projecto”.

Filomena Lamego

Indivíduos detidos pela PSP na posse de heroina

A PSP de Famalicão deteve ontem, na Rua Luís Barroso, cerca das 18h30, um jovem de 27 anos de idade, por tráfico de estupefacientes. O indivíduo tinha, segundo comunicado do Comando Distrital, heroína suficiente para 13 doses, "que se destinavam à venda", e ainda 25 euros em dinheiro.
O estupefaciente e o dinheiro foram-lhe apreendidos. Foi ainda identificado um cidadão de 31 anos de idade que tinha na sua posse heroína suficiente para quatro doses. Também esta droga foi apreendida pelos agentes.

Sandra Ribeiro Gonçalves

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BIOGRAFIA DO CANDIDATO DOS MERCADOS

Contributo Honorífico

César Príncipe*

Um candidato a presidente da República deverá reunir o máximo de saberes para bem exercer todos os poderes. O actual inquilino de Belém carrega um out-door de distinções que o tornam mais luzidio e aconchegado do que o Coelho madeirense, até porque este deambula no continente como campista e o sr. Silva dispõe, além do mais, de um Palácio à disposição, de um andar na Rua do Possolo e de uma moradia na Urbanização da Coelha. Que pena a Presidência da República não ser bicéfala: Salazar tinha um galinheiro em São Bento, agora justificar-se-ia uma coelheira em Belém. Este par de eleitores-eleitos fecharia, com chave de ouro, as Comemorações do Centenário da República. Na Galeria dos Retratos, as crianças das escolas sentir-se-iam menos condicionadas pela atmosfera da Residência Oficial: ao lado do hirto e grave presidente repousaria o hilariante vice-presidente. Como a Ordem Constitucional não foi previdente, tomarei outra opção. O integrado no salazarismo e timoneiro dos mercados não contará comigo no dia 23 de Janeiro de 2011 nem em qualquer dia do ano do séc. XXI. Como já não contou no séc. XX. Também nunca contei nem contarei com ele. Nem com o Costa dos Bancos Fantasma ou o Fantasia dos Off-Shores. Destacados intérpretes da Ópera As Mil & Uma Noites do Cavaquistão. Mas não faltam razões para os apreciadores deste libreto forçarem o bis. Pelo que me toca, Cavaco, ex-primeiro-ministro, passaria, dentro de dias, a ex-presidente da República. De facto, é preciso ter estômago para escolher um prato da casa seco e oco, que cheira a esturro dos interesses dos grandes, que se coloca acima dos partidos e das pessoas, que nunca se engana, cuja cara-metade é apresentada como cultora da Língua de Camões e da Cultura Lusófona, mas que não tem logrado êxitos de monta na esfera conjugal. Eis uma pérola do Atlântico de Aníbal António Cavaco Silva, num regresso ao estilo de Américo de Deus Rodrigues Tomás, numa tournée à Madeira, escusando-se a comentar a vida interna dos partidos, no caso, do PSD:

Nunca o fiz, não faço nem façarei.

(Registo sonoro/TSF, Abril de 2009)

Bastaria este naco de Bom Português para me manter a léguas do ícone da Direita e dos integrados na Ordem Vigente que encontram na recandidatura de Cavaco um seguro de risco pessoal, grupal, sistémico. Mas a eleição não é decidida em termos numéricos pelos beneficiários, alguns milhares de cavacões e cavaquinhos. A sociedade foi modelada pela engrenagem de propaganda, travestida de comunicação social, que actualiza o trabalho de décadas e séculos de resig(nação) e de investimento na ignorância como suporte de ditaduras e de instituições democráticas. A listagem de condecorações que abaixo se elenca requereria um Dia de Portugal só para guarnecer de colares o busto de Cavaco. Também é esclarecedora dos séquitos do cavaquismo: de quem dele aproveitou e da factura passada a gerações de portugueses. Este país, escavacado pelas betoneiras, com o sector produtivo desmantelado ou desvalorizado, refém de corruptos, agiotas e censores, está em transe. Asseveram especialistas que 42% da população está a entrar na linha de pobreza. Tem contas a ajustar com o mandarim de Boliqueime.

Ecce homo.

ORDENS HONORÍFICAS

Atleta da Corrida às Privatizações/Medalha Champalimaud

Grão-Mestre do Santo Sepulchro das Pescas

Ministrador da Extrema-Unção à Agricultura Portuguesa

Bom Aluno dos Fundos D. João V/Tosão de Ouro da Borgonha

Inaugurador das Derrapagens/Medalha Empreiteiro de Bronze

Ordem de Mérito Grande Evasão Alfandegária & Fiscal

Desviador de Recursos Financeiros da Segurança Social

Estratégia de Silêncio/Assalto Bolsista/Crash Bolsista/Primeiro Grau

Criador do Monstro Boys & Girls de Portugal

Teorizador da Solução Final/Morte dos Funcionários Públicos

Exterminador de Ex-Compagnons de Route da Figueira da Foz

Protector do Leal Conselheiro Off-Shores & Resorts

Comendador das Boas Acções do Grupo SLN/BPN

Ordem do Espancamento/Vidreiros da Marinha Grande

Instituidor do Baptismo de Sangue na Ponte 25 de Abril

Supremo Comandante da Insurreição dos Pregos

Herói da Guerra Secos & Molhados/Grande Oficial

Apagador da Memória de Salgueiro Maia

Agraciador de Pides

Correio-Mor das Escutas do Reynno

Honoris Causa Universidade Tomás Moro/Thomas Moore

Honoris Causa/Universidade Lusíadas

Ordem do Império Cavaqueóps/Jerónimos de Bernardo

Ordem de Cristo de Lanzarote/O Evangelho Segundo Lara

Mecenas de Kátia/Fadista do Cavaquistão

Grande Insígnia Fim do Carnaval

Emérito Trepador de Coqueiros Africanos

Ordem Protocolar do Bolo-Rei

* Escritor/Jornalista.

Tribunal condena onze a prisão por tráfico de droga

O juiz José Manuel Flores teve mão pesada para a maioria dos 17 arguidos acusados de vários crimes, entre os quais tráfico de droga. O casal que era tipo como o líder de um grupo organizado que a partir do bairro de Pelhe fornecia droga aos toxicodependentes, foi condenado a nove e oito anos de prisão efectiva. Para além do casal mais nove arguidos foram condenados a penas entre os sete anos e meio e o ano e meio de prisão. Os restantes viram-lhes aplicadas penas suspensas entre os quatro e os dois anos e sete meses.
A leitura da sentença, que teve lugar hoje no Tribunal de Famalicão, ficou marcada por alguns distúrbios dentro e fora da sala de audiência à medida que familiares e amigos dos arguidos se apercebiam das penas aplicadas. Houve mesmo ameaças de morte produzidas no interior da sala onde decorreu a leitura, e necessidade de intervenção da PSP.

Sandra Ribeiro Gonçalves

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Leilão do Menino em Esmeriz

A paróquia de S. Pedro de Esmeriz esteve, nos dois domingos anteriores, em festa, com o já habitual “Leilão do menino”.

Este leilão é já um motivo de convívio, por excelência, nesta paróquia, uma vez que são sempre muitos aqueles que participam, quer dando um pezinho de dança no cortejo e folclore que “abre” este leilão, quer doando e comprando os vários segredos. Por isso este ano não foi excepção e a paróquia rumou em peso ao salão paroquial para participar nesta actividade e assim angariar fundos para o restauro exterior da igreja paroquial que vêm e sentem como a sua casa.

O contributo da população esmerizense foi muito e por essa razão não foi possível leiloar todos os segredos na tarde do domingo dia 9 de Janeiro, realizando-se por isso, uma segunda parte na tarde de 16 de Janeiro. No primeiro dia de leilão a animação esteve ao encargo dos esmerizenses que com todo o brio e dedicação e após uma semana de ensaio, saíram à rua trajados a rigor e dançando o verdadeiro folclore minhoto, já no que respeita ao dia 16 de Janeiro, a animação esteve também a cargo de esmerizenses mas, desta vez do “Grupo de cavaquinhos da paróquia de Esmeriz” que com o som das cordas e das suas vozes deliciaram os presentes com clássicos da música tradicional portuguesa.

Filomena Lamego

Nuno Sá visitou a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado


No âmbito do Projecto Parlamento dos Jovens, ao qual a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado aderiu mais uma vez com entusiasmo e consciência cívica, o deputado Nuno Sá dinamizou, no dia 10 de Janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre o funcionamento da Assembleia da República, perante uma plateia de cerca de oitenta alunos do ensino básico e secundário.

Dar a conhecer aos nossos jovens, com mais pormenor, como se processa a vida política do nosso país para serem futuros cidadãos activos e conscientes, foi o grande objectivo do convite que a Escola dirigiu ao deputado e que foi “plenamente cumprido” segundo nota enviada à imprensa.

Seguiu-se ainda, um período de diálogo aberto, no qual o deputado Nuno Sá respondeu às questões que os discentes colocaram.

Filomena Lamego

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Famalicão empresta alegria à campanha presidencial


Na ponta final da campanha, Famalicão acordou, finalmente!, para as eleições presidenciais do próximo domingo. E a campanha ficou mais alegre – seja pelo nome da quinta de Ribeirão (o cavaquistão famalicense…) onde Cavaco Silva ontem almoçou com as suas gentes, seja pela vinda de Manuel Alegre à cidade, prevista para amanhã, à tarde (concentração às 16 horas nas Lameiras).

Face às dificuldades que todos experimentamos, esta animação q.b., ainda que efémera, torna a nossa cidadania menos acabrunhada, mais esperançosa, e pode funcionar como um espanta-espíritos contra a resignação.

Ora, era aqui que eu queria chegar! Para além de nada estar ainda decidido a nível nacional, uma eventual segunda volta entre Cavaco e Alegre poderá espoletar em Famalicão uma interessantíssima aproximação entre as estruturas concelhias do PS e do BE, mobilizando, desde já, o povo de Esquerda para a construção de uma alternativa autárquica, credível e ganhadora, à maioria PSD-CDS/PP que há uma dezena de anos administra o município como os proprietários da quinta onde o recandidato presidente pregou a convertidos gerem o negócio e organizam casamentos, baptizados e os eventos mais feéricos para impressionar a clientela.

A (grande) diferença é que as festas camarárias e o forrobodó clientelar desta direita que sustenta Armindo Costa custa-nos caro. E não é só dinheiro, não! Tem-nos custado, sobretudo, avultados prejuízos ao nosso património comum, de gente honrada e de trabalho, que se traduzem, em cinco menos-valias:

1. a perda de competitividade territorial e económica;

2. o desaproveitamento de várias oportunidades de investimento com um potencial regenerador do tecido produtivo local, tanto públicas como privadas, que optaram por localizações como Santo Tirso, Maia, Paredes, Matosinhos, Trofa e Braga;

3. a sobreposição das carreiras e das vidinhas pessoais ao interesse geral;

4. o enfraquecimento dos factores distintivos da mão-de-obra e dos recursos industriais disponíveis no concelho à escala regional;

5. o perigoso adiamento de uma estratégia de revitalização de Vila Nova de Famalicão ao nível da gestão do território, do ensino e da formação e da economia social.

Tudo isto, infelizmente, por um misto de demissionismo e de incompetência, que a falta de transparência desta gestão autárquica mais acentuam.

Também por isto se justifica que o sino toque a rebate por estes dias, para que o povo de Esquerda da nossa Terra se aperceba que domingo, ao votar, pode assumir uma opção “dois em um”: inviabilizar a reeleição de Cavaco Silva à primeira volta e ajudar a abrir os caboucos de uma alternativa forte, mobilizadora e abrangente, que vá do PS do Bloco, capaz de derrotar em 2013 os herdeiros desta apagada e vil tristeza municipal.

Por isso, haja alegria em Famalicão! Esta terça-feira e sempre. E esperança, muita esperança. Afinal, só é derrotado quem desiste de lutar.

(Como apoiante de Manuel Alegre, exorto os famalicenses que não se renderam a Cavaco Silva que participem na recepção ao único candidato da Esquerda capaz de vencer a segunda volta destas presidenciais. A partir das 16 horas, estão previstas a visita a algumas valências da Associação de Moradores das Lameiras e a deposição de um ramo de flores, pelo próprio Manuel Alegre, na base da estátua de Bernardino Machado, na Rotunda com o topónimo deste antigo Presidente da República).

Carlos de Sousa


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alunos da Secundária D. Sancho I promovem Sarau de Beneficência

Um grupo de alunas da Escola Secundária D. Sancho I promove amanhã (sábado), pelas 21h30 na Biblioteca Municipal, um Sarau de Beneficência com actividades de teatro, dança e um desfile de moda.
Os grupos organizadores, coordenados pela professora Raquel Costa, são: o Voluntariado “ em conjunto somos capazes de construir alegria”, Dança “ Dança com o corpo , expressa-te com a alma”, e Teatro “ Areas da Representação”
O grupo do voluntariado pretende angariar fundos para instituições carenciadas. O preço para entrada é de dois euros, sendo que cada pessoa terá que levar ainda um bem alimentar. A organização está ligada à Fundação Vitor Baia 99.

Sandra Ribeiro Gonçalves

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Didáxis volta a ter dupla vitória

As duas equipas de andebol da Didáxis voltaram a vencer os jogos do passado fim-de-semana. Assim as Infantis receberam e venceram a equipa de Viana do Castelo, Raposinhas, por 31-4. O técnico da equipa, Joaquim Pinto, faz uma antevisão da próxima fase do campeonato, na qual as suas meninas irão defrontar as melhores equipas das respectivas séries: “ao participar em jogos competitivos, a equipa vai crescer e evoluir, continuando assim o seu processo de aprendizagem”.

No próximo fim-de-semana, realiza-se, na Maia, o último jogo da 1ª fase do campeonato nacional de Infantis, onde a Didáxis vai defrontar a equipa do Maiastars. Independentemente do resultado deste jogo, as meninas da Didáxis já carimbaram o passaporte para a próxima fase do campeonato, onde serão aglomeradas as melhores equipas.

As iniciadas cumpriram e venceram a AD Godim, no seu reduto, por 32-16 e encontram-se no 3.º lugar do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. No próximo jogo, a Didáxis recebe no seu pavilhão a equipa do Moimenta da Beira, que actualmente conta por vitórias todos os jogos disputados. Esta equipa terá grandes possibilidades de ser apurada para a próxima fase do campeonato, onde terá a oportunidade de discutir a subida de divisão. Apesar de ser uma tarefa hercúlea, as meninas estão motivadas para tentar alcançar este sucesso, consideraram os técnicos da equipa, que constatam a notória evolução da qualidade de jogo apresentado.

Filomena Lamego

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Câmara Municipal inaugura Loja Social

É amanhã inaugurada no Centro Comercial Galiza uma nova Loja Social de Vila Nova de Famalicão, esta promovida pela Câmara Municipal.

Inserida nas estruturas de apoio aos cidadãos carenciados, no âmbito da Rede Social de Vila Nova de Famalicão, a nova Loja Social será um equipamento que terá como objectivo responder às necessidades imediatas de famílias carenciadas, oferecendo bens alimentares, têxteis e vestuário, material didáctico e até pequenos electrodomésticos.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 17h00.


Sandra Ribeiro Gonçalves


Justiça social

Mas o que o presidente da Câmara (…) gosta mesmo de realçar é "o alcance social e a justiça" da medida. "Coloca os [cidadãos], que estão longe da sede do concelho em igualdade com os que estão na sede, no acesso aos serviços públicos, à saúde, ao comércio, porque passa a existir transporte acessível todos os dias, de todas as aldeias, de modo que as pessoas possam deslocar-se e fazer a sua vida normal sem grandes encargos no transporte", assegura o autarca (a notícia completa aqui).

Não, obviamente a notícia não se refere a Vila Nova de Famalicão; era bom, mas por cá os autarcas estão satisfeitos com os autocarros a cair de velhos que asseguram umas raras e modestíssimas ligações suburbanas. É uma pena que este excelente exemplo do pequeno Município de Montalegre (15.000 eleitores!) não tenha eco entre nós; mas por cá as prioridades são outras: foguetórios, festejos e folguedos, adros e afins.

Carlos de Sá

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mulher morre na casa de banho de uma padaria de Bairro

Uma mulher foi encontrada sem vida, há cerca de uma hora, na casa de banho de uma padaria na freguesia de Bairro. Ao que apurámos trata-se de uma cliente de loja, que terá sido encontrada por uma outra cliente inanimada no chão da casa de banho.
No local estiveram os Bombeiros de Riba de Ave, com dois homens e uma ambulância, e ainda VMER de Guimarães, cujos esforços de reanimação da mulher se revelaram infrutíferos.
Segundo O Povo Famalicense conseguiu apurar tudo aponta para que se trate de um caso de doença súbita.
As autoridades estão ainda no local a esta hora no sentido de proceder à declaração de
óbito e levantamento do cadáver.

Sandra Ribeiro Gonçalves