Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cerca de nove mil jovens procuraram apoio na Casa da Juventude


Desde Fevereiro de 2011, cerca de nove mil jovens famalicenses utilizaram os serviços disponibilizados pela Casa da Juventude de Famalicão, que abriu as suas portas, há precisamente um ano, na Rua do Barão da Trovisqueira, bem no centro da cidade.

O balanço da atividade da Casa da Juventude faz parte de um estudo desenvolvido pelos técnicos da autarquia famalicense que apresenta também dados sobre o número de visitas ao portal da Juventude, disponível em www.juventudefamalicao.org, que foi inaugurado no mesmo dia.

Assim, o portal conta com cerca de 50 mil visitas. Para além de Portugal, o acesso inclui também visitas efetuadas de diversos países como EUA, Japão, Singapura, Alemanha, Coreia do Sul, República Checa, Espanha, Holanda, Brasil, Malásia, Suíça, China, Jamaica, Polónia, França, Bolívia, Angola, Rússia, Ucrânia, Senegal, Argentina, Roménia, Inglaterra.

De acordo com o estudo, a maioria dos jovens procurou apoio na Casa da Juventude para as áreas da saúde, do voluntariado, da educação e do emprego e empreendedorismo. No total, a Casa da juventude disponibiliza 14 serviços, desde aconselhamentos gratuitos na saúde, designadamente oferecendo consultas de sexualidade, de planeamento familiar ou de psicologia. Os serviços disponibilizados estendem-se a consultas de aconselhamento na educação, no emprego, no empreendedorismo, no associativismo, na gestão da economia familiar e em muitas outras áreas.

A Casa da Juventude de Famalicão dispõe também de uma área virada para as novas tecnologias, com postos de ligação da Internet. O município de Famalicão também oferece espaço e apoio logístico para o desenvolvimento de eventos e iniciativas promovidas por associações ou grupos de jovens.

Refira-se que as novas instalações foram inauguradas a 14 de Fevereiro de 2011. As obras de adaptação custaram cerca de 30 mil euros.

Para o vereador da Juventude, Mário Passos, “este balanço é muito positivo e demonstra que a autarquia está a fazer a aposta correta numa política de juventude que vai de encontro aos interesses e necessidades dos jovens famalicenses”.

Filomena Lamego

Sem comentários: