Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Famalicão assinala Dia Nacional do Doente com AVC

O presidente da Câmara, Armindo Costa, associa-se, amanhã, às atividades do Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral). O edil vai abrir a sessão de sensibilização que vai decorrer na Casa das Artes, a partir das 14h30, sob o tema “Seja mais rápido que o AVC”.

Promovidas pelos Serviços de Medicina do Centro Hospitalar do Médio Ave, as comemorações envolvem um conjunto de atividades.

Pelas 10h00, decorre uma caminhada desde a entrada do Centro Hospitalar, em Famalicão, até à Casa das Artes. À tarde, para além da sessão de esclarecimento, realizam-se rastreios e diversos workshops, tendo como temas: “Como alimentar o doente com AVC”; “Cuidados no domicilio depois do AVC” e ainda “Cuidados com o membro superior após o AVC”. A participação nos workshops está sujeita a inscrição prévia através do mail uavc.hfamalicao@chma.min-saude.pt.

O Acidente Vascular Cerebral constitui a principal causa de morte em Portugal, sendo que a taxa de mortalidade é das mais elevadas da União Europeia.

Neste âmbito, os especialistas alertam que, apesar de ser essencialmente uma doença do envelhecimento (ainda que não diferencie idades) se trata de um problema prevenível. Através da aquisição de hábitos de vida saudáveis evitando fatores de risco como a hipertensão, o tabaco, a diabetes, a arritmias cardíacas e a vida sedentária é possível prevenir o AVC.

Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: