Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dívida da Câmara desceu 12,6 milhões de euros em 10 anos

O relatório de gestão 2011 da Câmara Municipal de Famalicão será analisado e debatido nesta sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 21h30, em reunião da Assembleia Municipal, depois de ter sido aprovado pelo executivo, com os votos favoráveis da maioria PSD-CDS/PP e os votos contrários do PS.
Mesmo num cenário de crise económica e financeira, com medidas de austeridade e cortes de financiamentos impostos pela administração central em muitos sectores, o relatório de gestão indica que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a conseguir reduzir as suas dívidas a terceiros há dois anos consecutivos, num montante total de 3 milhões de euros. Passou de 46,2 milhões em 2009 para 43,2 milhões de euros em 31 de Dezembro de 2011. Esta descida é tanto mais importante se tivermos em conta que a gestão municipal continua a promover grandes investimentos em obras estruturantes para o concelho, de que são exemplo maior o Parque da Cidade, os novos centros escolares e a ampliação das redes viária e de saneamento básico.
“Estamos a cumprir o sonho de fazer o Parque da Cidade, investimos na modernização do parque escolar, estamos a completar a rede de saneamento básico e a melhorar a rede viária”, lembra o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, frisando que durante o ano de 2011 a autarquia investiu 17,2 milhões de euros só em obras de iniciativa municipal.
O autarca destaca também a capacidade de gestão da Câmara Municipal, que tem sido capaz de baixar as dívidas, apesar das limitações resultantes da crise económica. Em 10 anos, a dívida a terceiros registou uma diminuição gradual de 12,6 milhões de euros, tendo passado de 55,8 milhões de euros em 2001, último ano da gestão PS, para os actuais 43,2 milhões de euros. Uma tendência de que Armindo Costa se orgulha. “Os números provam que estamos no bom caminho, com uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos, sem deixarmos de investir na qualidade de vida dos cidadãos e nos apoios sociais aos que mais precisam”, afirmou o autarca.
Em 2011, a autarquia geriu um orçamento total de 101,7 milhões de euros. O grau de execução da receita atingiu 81,2% e a execução da despesa 81,1 por cento. No final de 2011, o saldo da tesouraria municipal era de 125 mil euros.


Filomena Lamego

Sem comentários: