Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Milhares visitaram Feira Franca

Queijos, enchidos, mel e licores foram apenas alguns dos produtos genuinamente famalicenses que marcaram presença na Feira Franca de Vila Nova de Famalicão, que decorreu no passado fim-de-semana. Pela Praça D. Maria II, passaram milhares de pessoas atraídas por estes sabores da terra, mas também pela música e pela animação. No recinto, era frequente ouvir-se o som das concertinas, das gaitas-de-beiços, dos tambores ou do reco-reco. Para os mais novos, a grande atração era os animais nomeadamente o gado bovino, caprino, suíno, cavalos, aves de capoeira, coelhos, entre outros.
Perante este cenário, aliado às excelentes condições atmosféricas que se fizeram sentir, com temperaturas bem agradáveis, o balanço não poderia ser outro senão “um retumbante sucesso”, como afirma a propósito o vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha.
Para o responsável, com esta iniciativa “Famalicão recupera uma das suas maiores tradições”. “Revivem-se momentos de grande interesse histórico, tendo como pano de fundo a agricultura e as trocas comerciais, mas também se revive o espirito da época com muita alegria e animação”, destaca.
“Um povo sem memória, é um povo sem identidade”, afirmou Paulo Cunha para explicar que “a Feira Franca faz parte do património imaterial do município”, um património que a Câmara Municipal quer “preservar e valorizar na memória de todos”.
Instituída em 1205, por D. Sancho I, a Feira Franca, conjuntamente com a Feira Grande de S. Miguel deram um contributo importante na projeção e divulgação pública da imagem do concelho, durante séculos, sendo de primordial importância recuperar esta tradição como forma de preservação e valorização da identidade famalicense.

Sandra Ribeiro Gonçalves

Sem comentários: