Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Famalicão cria Hortas Urbanas junto ao Parque da Cidade

Se vive em Vila Nova de Famalicão e sonha em adquirir um pequeno terreno para cultivar os seus próprios legumes, frutas e plantas. Páre de sonhar. A Câmara Municipal vai disponibilizar, em breve, um terreno para o cultivo de hortas urbanas, junto ao futuro Parque da Cidade.
De acordo com o presidente da autarquia famalicense, Armindo Costa, “este é um projeto que pretende, acima de tudo, contribuir para o bem-estar dos famalicenses através do contacto com a natureza, ajudando na economia familiar, na sensibilização e respeito pelo ambiente e na disseminação de boas práticas agrícolas”.
Neste sentido, a Câmara Municipal vai promover uma formação básica em agricultura biológica, com um mínimo de 18 horas, para todos os futuros utilizadores das hortas urbanas. A iniciativa é aberta a pessoas com mobilidade reduzida, que vão beneficiar de talhões de terreno elevados e adequados para o efeito.
Os interessados devem, por isso, numa primeira fase, preencher o inquérito que já está disponível no portal do município em www.vilanovadefamalicao.org, e que pretende auscultar as necessidades e opiniões dos futuros utilizadores das hortas. As inscrições deverão abrir no próximo mês de Setembro.
O inquérito permite a quem o preencher, ser informado da data de abertura das inscrições e respetivas condições. A posterior seleção será feita com base na ordem de chegada das inscrições, sendo a detenção ou disponibilidade para a formação em agricultura / horticultura biológica um fator essencial de seleção.
Estas são as primeiras hortas urbanas de iniciativa municipal em Vila Nova de Famalicão, e estão já em fase de criação, num terreno com cerca de um hectare entre o Parque da Cidade e o edifício do Citeve. O acesso principal será feito através da Rua Mário Cesariny.
Os talhões de terreno terão uma área aproximada de 25 m2, sendo que fica também prevista a execução de alguns talhões de menores dimensão para hortas elevadas destinados a pessoas de mobilidade reduzida – hortas inclusivas. É também reservado espaço para hortas pedagógicas - destinadas a projectos escolares, espaço para hortas voluntárias - destinadas a serem cultivados por voluntários e a fornecer as lojas sociais, e ainda espaço para hortas técnicas - destinadas a formação e experimentação. No total, estão previstos mais de 180 talhões de horta destinados ao público em geral.
Para promoção da mobilidade sustentável, o espaço da horta terá lugar privilegiado para o estacionamento de 30 bicicletas.
Como equipamento de apoio prevê-se ainda a construção de um edifício de apoio com instalações sanitárias (adaptadas a pessoas de mobilidade reduzida), um escritório e uma sala de ferramentas para os serviços municipais, localizado junto às árvores pré-existentes. Quatro pequenos edifícios para abrigo das ferramentas, localizados nas zonas de descanso de cada quadrante da horta. Vários compostores de madeira a localizar nos vários espaços de apoio da horta, destinados a promover a transformação dos resíduos orgânicos em composto – fertilizante natural para a horta. Bancos e mesas de jardim, destinados a facilitar os períodos de descanso e a promover o convívio e lazer.
Haverá rede de abastecimento de água para rega, com torneiras localizadas a uma distância máxima de 15 metros de cada horta. A água será proveniente de um poço localizado perto e no parque, outrora utilizado pelo Citeve para abastecimento próprio.
Filomena Lamego

Sem comentários: