Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Secretário de Estado aponta Famalicão como “um dos municípios mais jovens e dinâmicos do país”



“Vila Nova de Famalicão é um dos municípios mais jovens e dinâmicos do país, com exemplos de sucesso em várias áreas da economia, mas também na cultura e na educação. Famalicão é um exemplo de empreendedorismo.” A afirmação é do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que esteve presente na receção aos participantes no 15.º Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, que decorreu, a semana passada, em Famalicão. José Cesário aproveitou ainda a oportunidade para tecer rasgados elogios ao presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, referindo que ele próprio “é um exemplo a seguir pelas novas gerações”.
O governante falava perante uma plateia constituída por mais de uma dezena de jovens Lusodescendentes que estão no nosso país para conhecer melhor as suas raízes, a cultura e o património nacional.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas lamentou o fluxo "extremamente elevado" de emigração registado nos últimos anos, sublinhando que se trata de um problema para o país, porque "sai muita gente que é precisa cá". "A esperança que nós temos é que estes jovens adquiram novas formações lá fora e que dentro de uns anos haja condições para alguns regressarem e, sobretudo, para que os que formamos hoje não tenham de sair tanto no futuro", acrescentou. O governante lembrou que a redução do fluxo migratório passa necessariamente pelo crescimento económico e pela consequente criação de emprego e afirmou que estas são "coisas que não se resolvem de um dia para o outro", mas manifestou "muita confiança" no futuro do país.
O secretário de Estado sublinhou que a diáspora é "uma arma fundamental, uma plataforma essencial" para a afirmação e crescimento de Portugal.
Por seu lado, Armindo Costa, elogiou o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, salientando que “ao reagrupar jovens vindos da Europa, que têm em comum a origem portuguesa e que na sua esmagadora maioria estão ligados à vida associativa, esta iniciativa adquire uma grande importância para o país.” E acrescentou: “Porque estão fora, mas nunca deixam de estar dentro, vocês, jovens luso-descendentes, são os melhores “embaixadores” de Portugal no Mundo.”
Refira-se que este Encontro Europeu é organizado pela Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) e decorre até este sábado, 4 de agosto.
De acordo com Marie Helene Euvrard da CCPF “esta é uma oportunidade formidável para os jovens descobrirem o património, promover a língua e a cultura portuguesa, transmitindo uma imagem positiva do país”.
Para além dos jovens oriundos de países europeus como França, Alemanha e Suécia, o encontro contou este ano com um jovem oriundo dos Estados Unidos da América.
 Filomena Lamego

Sem comentários: