Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

“Camilo Castelo Branco por Terras Famalicenses”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, participa amanhã, sexta-feira, pelas 17h30, na cerimónia de apresentação do livro “Camilo Castelo Branco por Terras Famalicenses”, da autoria de Maria de Fátima Castro, que vai decorrer no Centro de Estudos Camilianos, junto à Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide.
A obra editada pela Casa do Professor com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, apresenta-nos uma série de personagens e cenários reais, descritos nos diversos livros de Camilo Castelo Branco.
Com prefácio da autoria de Aníbal Pinto de Castro, antigo diretor da Casa de Camilo, que faleceu a 8 de Outubro de 2010, a obra é composta por 150 páginas ilustradas com lugares do quotidiano famalicense.
Para Aníbal Pinto de Castro, a obra destaca-se pela exposição da “variada e profunda relação que na novela camiliana liga a realidade biográfica e geográfica à ficção”. Para Armindo Costa “é comum encontrar na obra camiliana referências a espaços famalicenses, às suas paisagens, cores e sons, mas também às gentes de Famalicão que deram corpo às personagens”. E acrescenta: “A obra proporciona a oportunidade única de viajar por Famalicão, de conhecer as paisagens e o património, guiados pela escrita de Camilo”.
Maria de Fátima Castro é natural da freguesia de Bairro. Formou-se na Escola do Magistério Primário de Braga e licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Exerceu a docência e tem-se dedicado desde a década de 80 à investigação na área da História Local.
Filomena Lamego



Sem comentários: