Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jovens famalicenses representam Portugal no Campeonato do Mundo “F1 In Schools”

Seis alunos de Famalicão, com dois bólides em miniatura por eles concebidos, vão representar Portugal no Campeonato do Mundo F1 in Schools 2012, marcado para Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, entre amanhã, sexta-feira e 2 de novembro. O grupo de jovens foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, nesta quarta-feira, nos Paços do Concelho. O autarca desejou-lhes boa sorte e mostrou-se satisfeito com “a dedicação e entusiasmo dos jovens neste projecto”. No final, entregou aos jovens bandeiras de Portugal e do Município de Famalicão.
Os carros, com cerca de 50 centímetros e construídos em madeira balsa, competem numa pista com 25 metros, distância que os melhores cumprem em pouco mais de um segundo. São propulsionados por uma botija com CO2, que dispara perante a ordem do "piloto".
Portugal estará representado no Campeonato do Mundo por duas equipas, cada uma constituída por três alunos de Famalicão, cujas idades variam entre os 17 e os 19 anos. Todos os alunos frequentam a Cooperativa de Ensino Vale S. Cosme  – Didáxis em Famalicão, e estão inseridos no projeto Pense Indústria 2020, dinamizado pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal).
"A velocidade que os bólides atingem é um fator importante que pesa na decisão do júri, mas não é o único, já que também são avaliados o design, a engenharia, o marketing, a comunicação de apresentação do produto e a própria simpatia", explica a propósito Augusto Lima, responsável da área de formação do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE). O responsável agradeceu o apoio da autarquia  e explicou que o projecto dura já há 4 anos. Augusto Lima que acompanhará os jovens nesta aventura salientou ainda que “estes jovens estão a dar tudo por tudo. Eles não vão viajar em passeio, estão muito empenhados e a trabalhar muito neste projecto”.
Depois de vencerem o Campeonato Nacional vão agora disputar o Campeonato do Mundo, em que participarão 35 equipas de 25 países.
A equipa vencedora conquista uma bolsa de estudo em Engenharia Automóvel na Universidade de Londres.
A F1 in Schools é um desafio multidisciplinar, que inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira.
"No fundo, têm de criar uma espécie de empresa, aprendendo como funciona o mercado de trabalho e apreendendo a importância do empreendedorismo", disse ainda Augusto Lima.
Filomena Lamego

Sem comentários: