Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ciclo de Workshops de Olaria e Cerâmica no Museu Bernardino Machado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Fundação Castro Alves vai promover entre 5 de abril e 10 de maio, no Museu Bernardino Machado, o I Ciclo de Workshops de Olaria e Cerâmica para Graúdos.
Assim, o primeiro módulo irá decorrer nos dias 5 e 12 de abril e terá como tema a olaria, consistindo em amassar o barro e formar uma bola, tendo em conta o tamanho da peça a levantar na roda de oleiro; fixar essa bola no disco da roda e endireitá-la com o disco em movimento. Para conseguir levantar qualquer peça na roda este é o primeiro passo para que elas possam começar a ganhar forma. O segundo módulo realiza-se nos dias 18 e 26 de abril e o tema é a modelação, isto é, levantar uma figura, trabalhando os membros separadamente; fazer as colagens dos mesmos e aplicar a roupagem.
Por fim, o terceiro módulo decorre a 3 e 10 de maio, na Fundação Castro Alves, com a pintura das peças executadas nos módulos anteriores de olaria e modelação, com tintas de alto fogo e aplicação do vidrado transparente por imersão ou à pistola. As peças vão, depois, duas vezes à mufla (forno): a primeira vez para a chacota (cozer o barro) a 850 graus e a segunda para fixar as tintas com o vidrado transparente a 1150 graus. 
No final, irá realizar-se uma visita ao Museu de Cerâmica. Os workshops serão administrados por técnicos da Fundação Castro Alves.
Filomena Lamego

Armindo Costa desafia jovens universitários a contribuírem para um futuro melhor

Armindo Costa entregou 145 bolsas de estudo

“Este apoio é um incentivo para que agarrem o presente, mas é sobretudo uma responsabilidade para o futuro. Uma responsabilidade perante o vosso próprio destino e perante a sociedade. Quero, por isso, que olhem para esta bolsa como um prémio e se questionem sobre como o podem agradecer. Questionem-se sobre o que podem fazer – com as vossas qualificações e conhecimentos – pelos outros, pela sociedade e pelo país”. Foi esta a principal mensagem que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, deixou, nesta quinta-feira, aos jovens universitários, que receberam bolsas de estudo municipais.
Ao todo, 145 alunos foram contemplados com bolsas de estudo, o que representa um esforço financeiro municipal de cerca de 120 mil euros. “São 145 novas oportunidades de ensino superior para jovens oriundos de famílias com rendimentos mais baixos – famílias que apresentam um rendimento por cada elemento do agregado familiar inferior a 60% do salário mínimo nacional”, explicou o autarca, acrescentando que “estamos a falar de valores que oscilam entre os 499 euros e os 1.098 euros. É um grande esforço da nossa parte, e é uma ajuda preciosa para assegurar, por exemplo, as propinas anuais de uma universidade pública”.
Para Maria Martins Vilaça, viúva e mãe de António Diogo que frequenta o 4.º ano, de Ensino, em Viana do Castelo, esta bolsa representa a possibilidade de prosseguir os estudos. “Se não fosse este apoio, o meu filho já teria abandonado os estudos, porque é muito difícil fazer face a tantas despesas”. Também para Manuel André, de 24 anos, aluno do 4.º ano do curso de medicina da Universidade de Valladolid, a bolsa de estudo é “um apoio muito importante”. “Tenho utilizado este dinheiro para ajudar a pagar a matricula de cada ano, que são quase dois mil euros”, salienta.
Neste âmbito, Armindo Costa recordou o tempos difíceis que se vive atualmente. “A crise económica e financeira que assola a Europa e o país tem trazido dificuldades acrescidas para as famílias e para toda a população. Sabemos que há muita gente a precisar de ajuda. E dentro das nossas possibilidades temos vindo a apoiar essas pessoas, direta ou indiretamente. É isso que pretendemos fazer com a atribuição destas bolsas de estudo”, salientou o autarca, destacando que “não queremos que nenhum aluno famalicense abandone os seus estudos por falta de apoio”.
Filomena Lamego

Ana Moura apresenta Desfado na Casa das Artes


Ana Moura

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão preparou para o mês de abril uma programação eclética, repleta de espetáculos de grande qualidade. Da música ao teatro, da dança ao cinema, da poesia às artes plásticas, abril é o mês em que tudo isto e muito mais acontece na Casa das Artes.
Da diversidade de espetáculos destaque para o concerto da fadista Ana Moura, que vem apresentar o seu novo álbum “Desfado” no dia 12, pelas 21h30.  Desfado, o quinto álbum originais de Ana Moura, representa um momento de viragem na carreira da artista. A fadista apostou em nomes da nova geração de compositores nacionais (como Manuel Cruz dos Ornatos Violeta, Márcia, Pedro da Silva Martins dos Deolinda, Miguel Araújo dos Azeitonas, Luísa Sobral e António Zambujo) e em nomes consagrados da música portuguesa (como Aldina Duarte, Tózé Brito, Manuela de Freitas e Pedro Abrunhosa) para a criação dos temas.
Referência também para a Mostra de Teatro Escolar, uma iniciativa que decorre pelo quinto ano consecutivo e que tem vindo a conquistar a atenção e o carinho do público da Casa das Artes. Inserida na Quinzena da Educação, promovida pela autarquia famalicense, a Mostra de Teatro decorre de 15 a 18 de Abril e conta com a atuação de onze grupos de teatro das escolas do concelho.
Outro grande momento de arte reservado para o mês de abril é o espetáculo de dança “Rataplã… o ruído de festa”. Trata-se de um bailado criado pela Alémdadança, inspirado no conto “Os Ciganos” de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares, numa co-produção da Casa das Artes. O espetáculo insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Dança e realiza-se nos dias 27 (21h30) e 28 (18h00).
Mas abril é também o mês da liberdade e para a celebrar nada melhor do que um espetáculo cultural. Na noite do dia 24 (21h30), véspera das comemorações dos 39 anos do 25 de Abril, a Casa das Artes acolhe o espetáculo “As portas que Abril abriu”, num tributo a Ary dos Santos, a cargo de António Sousa (declamação) e Ivo Machado (Guitarra e Voz).

PATRULHA, UM “WORKSHOW” PARA OS MAIS NOVOS E MUITO MAIS
Do leque diversificado da programação destaque para “Patrulha” da Companhia de Música Teatral, um espetáculo participativo que replica com as crianças da Escola ou acompanhadas pelos pais, o ambiente de interação e as situações de criatividade e improviso que foram gravados com as crianças que participaram na EMB. O espetáculo decorre dia 13, com sessões pelas 11h00, 15h30 e 17h30.
“O Azul da Malmequer” é o título da peça de teatro, apresentado pela companhia Baú dos Segredos, nos dias 5 e 6, pelas 21h30. A peça é baseada no conto “A Pipa e a Flor” de Ruben Alves, que nos fala da liberdade, do amor e do egoísmo.
Referência ainda para o espetáculo de música de Gil Candeias, no café-concerto, dia 27, pelas 23h00.
Entretanto, entre 6 e 30 de abril, está patente, no foyer, uma exposição de pintura do italiano Davide Antolini, intitulada “Vida Nova”.

CINEMA PARA TODOS
Como habitualmente, o cinema faz parte integrante da programação da Casa das Artes. Neste âmbito, o Cineclube de Joane propõe “A última amante” de Catherine Breillat (dia 4); “Amor”, de Michael Haneke (dia 11); “Rocco e os seus irmãos” de Luchino Visconti (dia 17), com entrada livre; “A Arca do Eden”, de Marcelo Félix (dia 18), com a presença do realizador e “00h30 Hora Negra” de Kathryn Bigelow (dia 25).
Destaque ainda para o filme “Lincoln” de Steven Spielberg, no dia 29, pelas 21h30. Esta sessão é de entrada livre.
Filomema Lamego 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Famalicão Challenge AMOB | Transfadelos desafiou Famalicão

No passado domingo decorreu em Famalicão o Evento de BTT Famalicão Challenge AMOB| Transfradelos. O desafio foi lançado aos participantes pelas 09h34 tendo sido aberto o percurso por um trator modelo americano da Transfradelos. 
   
As condições meteorológicas não foram as melhores durante a madrugada e manhã de 24 de Março o que trouxe mais dificuldades aos participantes que tiveram de transpor trilhos bastante enlameados. Por outro lado, estas condições deram mais enfase ao nome do evento, não fosse ele próprio um desafios.
   Os dois percursos foram desenhados pensando no que Famalicão tem de melhor para oferecer aos BTTistas. A paisagem disponibilizada pelo percurso foi um dos pontos a favor deste evento, proporcionando aos participantes, não só o desfrute pela prática desportiva como pela visão paisagística sobre Famalicão. Foi dada a oportunidade aos participantes de conhecerem algumas das áreas de vinicultura,  agropecuária e de floresta deste concelho. Além disso, os participantes tiveram divertimento garantido com a passagem por pontes, túneis, pedras entre outros. Neste tipo de eventos as quedas são inevitáveis pelo que a organização assegurou a presença dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e de Famalicão em pontos estratégicos do percurso. Todos os participantes tinham seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil - Liberty Seguros | loja  Lider Seguros no Centro Comercial Jumbo.
               
Enquanto decorria a prova, a organização pôs à prova a saúde do concelho. No recinto do evento estiveram à disposição da população famalicense rastreios de hipertensão arterial, de diabetes e de visão, com o apoio da Farmácia de Gavião, da CliEste e do Jaime Oculista.
Após verificarem a tensão arterial, a glicemia e a visão, a organização com o ginásio Status desafiou a condição física dos famalicenses com aulas de ginástica disponíveis a todos.
                A chegada dos primeiros participantes à meta ocorreu às 11h49, com a dupla Jacinto Fiúza/Ana Rita da equipa BaToTas/ADNBike - Ponte de Lima, vencedores da prova na categoria de Duplas Mistas, tendo concluído os 35Km em cerca de 2h15. Também nesta categoria, na segunda posição ficaram Rui Lavarinhas e Ana Rocha da equipa AFA Cycles | SAERTEX Portugal | Edaetech | Lavarinhas e, na terceira posição Marco Silva e Gabriela Rebelo da equipa BTT Lousado.
                Ainda no percurso dos 35Km, na categoria de duplas femininas o pódio foi preenchido pela equipa TOMATUBIKERS: a primeira posição foi para a dupla Rosa Fernandes e Carmo Pereira, a segunda posição para Ana Oliveira e Raquel Cardoso, e a terceira posição para Luzia Pereira e Mónica Costa. A categoria de solo feminino foi arrebatada por Susana Santos, da equipa ASC/BIKEZONE, com cerca de 40minutos de diferença para a segunda posição.
                Na categoria de duplas masculinas, a primeira posição foi ocupada por David Vaz e Carlos Rocha, pela equipa SAERTEX Portugal | Edaetech | Lavarinhas que concluíram em 02h55 os 60 Km, a segunda posição foi para a dupla Ricardo Costa e Hugo Costa, pela equipa BaToTas/ADNBike - KTM - Ponte de Lima, com apenas diferença de 29 segundos entre os tempos das duas duplas. A terceira posição foi ocupada por José Oliveira e Ricardo Oliveira, pela equipa Pedalbike.
    A primeira posição na categoria de solo masculino foi para José Soro que concluiu os 60 Km em 02h55. Também os restantes participantes tiveram oportunidade para serem vencedores de três outros prémios sorteados no início do evento. O capacete ABUS Team Nutrixxion coube a João Cunha da equipa Só Trilhos, o par de sapatilhas MAVIC coube a Nelson Sá da equipa Sai da Frente e, o prémio mais desejado o quadro suspensão total MERIDA Ninety Nine XT foi para José Leandro da equipa rio de Neiva btt/Biabike.
   A câmara ABUS reservada à equipa com mais participantes em prova foi atribuída à equipa TOMATUBIKERS, vencedora do pódio Duplas femininas.
Filomena Lamego

Famalicão sensibiliza para a problemática do autismo

A rotunda de Bernardino Machado, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, vai iluminar-se de azul, já a partir desta quinta-feira, 28 de março, e até dia 2 de abril. A iniciativa insere-se no movimento mundial “Light it up Blue” (http://www.lightitupblue.org/), promovido no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de abril. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão associa-se desta forma à efeméride de modo a sensibilizar todas as pessoas que passem pela rotunda  Bernardino Machado para a questão do autismo, uma perturbação que está cada vez mais em foco por todo mundo, e desmistificando esta problemática.
Refira-se que o dia da consciencialização e sensibilização para o Autismo traz uma nova luz sobre o Autismo. Ajuda a desenvolver e aumentar o conhecimento do Autismo, a fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce.
O Autismo é um complexo distúrbio neurobiológico que tipicamente dura durante toda a vida de uma pessoa. Faz parte de um grupo de distúrbios conhecidos como ASD (Autism Spectrum Disorders). Estima-se que cerca de 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, fazendo que seja mais comum em certos países do que cancro, diabetes e HIV juntos.
Filomena Lamego

Armindo Costa entrega, 145 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa vai entrgar bolsas de estudo aos alunos famalicenses que frequentam o ensino superior. A sessão realiza-se amanhã, dia 18 de março, pelas 10 horas, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Ao todo são 145 bolsas de estudo a outros tantos estudantes. A medida envolve um esforço financeiro municipal de quase 120 mil euros, e as bolsas oscilam entre os 499  e os 1.098 euros.
De acordo com o autarca “a crise económica que o país atravessa afeta muitas famílias famalicenses que têm, muitas vezes, dificuldades em manter os filhos na universidade. Com esta bolsa de estudo, queremos evitar essa situação”, realçou lembrando que “o apoio permite, por exemplo, ajudar a pagar as propinas da universidade”.
Refira-se que no ano passado, a autarquia beneficiou 130 jovens, tendo-se registado, este ano, um aumento de 15 alunos.
Filomena Lamego

terça-feira, 26 de março de 2013

PSD E CDS ESCOLHERAM PAULO CUNHA COMO CANDIDATO DA COLIGAÇÃO À CÂMARA DE FAMALICÃO

O atual vice-presidente da autarquia é o escolhido para suceder a Armindo Costa

   As direções do PSD e CDS, partidos que compõem a “Coligação Mais Ação Mais Famalicão”, aprovaram oficialmente o nome de Paulo Cunha para candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão nas próximas eleições autárquicas. A apresentação formal da candidatura acontecerá muito brevemente, esperando a coligação com esta escolha manter a presidência e a maioria naquela autarquia, atualmente liderada por Armindo Costa.
  Paulo Alexandre Matos Cunha, 41 anos, natural e residente em Vila Nova de Famalicão, é o vice-presidente da Câmara desde 2010, sendo também dirigente distrital dos social-democratas. Licenciado em Direito, com pós-graduação em direito do ambiente, detém atualmente na autarquia os pelouros da Cultura, Turismo, Defesa do Consumidor e Freguesias. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é também Professor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto.
Filomena Lamego



                                          

Feira Biológica de Famalicão passa a quinzenal

A partir do mês de abril, a Feira Biológica de Vila Nova de Famalicão passará a realizar-se quinzenalmente – no segundo e no quarto sábado de cada mês – e, pelo menos até ao verão, irá decorrer em dois locais distintos: a primeira continuará a realizar-se no topo norte da Praça D. Maria II  e, a segunda irá decorrer na Entrada Cidade do Parque da Devesa (junto à Central de Camionagem).
O objetivo é que a feira passe a realizar-se nesta entrada do Parque da Devesa, dado que reúne melhores condições, nomeadamente acesso a parque de estacionamento gratuito, transporte público e em dias de chuva, permitirá a realização da feira no interior da central de camionagem.
Refira-se que a Feira Biológica de Vila Nova de Famalicão, que decorre no horário entre as 09h30 e as 14h00, é um espaço único e privilegiado, onde se pode encontrar legumes e frutas de origem biológica, mas também compotas, chás, sementes, azeite e outros produtos. Tudo devidamente certificado por produtores da região.
A agricultura biológica é uma atividade em grande desenvolvimento em Portugal e é uma forma produtiva equilibrada, onde a proteção do ambiente e a promoção de consumo de bens mais saudáveis, são os fatores que mais se salientam. Para além destes, e por usarem maioritariamente variedades e raças regionais e autóctones, a conservação do património genético regional e a fomentação da biodiversidade tornam esta prática agrícola, na forma mais equilibrada de produção vegetal e animal.
O consumo de produtos biológicos é por isso, uma forma de garantir e contribuir para um planeta mais sustentável, comer alimentos mais saborosos e mais ricos, escolher proteger a saúde de químicos e tóxicos e apostar em preservar a identidade genética do nosso território.
Filomena Lamego

FORAVE Doce e Solidária

Na passada sexta-feira, último dia de aulas antes das férias da Páscoa, a turma de Apoio Familiar e à Comunidade  11/13 dinamizou mais duas atividades inseridas no seu projeto de turma “AFC Saudável e Solidária”.
 Assim, logo pela manhã, alunos e funcionários da FORAVE  participaram numa Caminhada Solidária pelas ruas de Lousado. Para além do exercício físico e do são convívio entre todos, os participantes foram convidados a oferecer um género alimentar a uma instituição de solidariedade social da V.N.Famalicão. O espírito de partilha esteve bem presente e todas as ofertas recolhidas foram já entregues à associação “Dar as Mãos”, que as fará chegar a quem mais precisa.
 Depois deste exercício físico e solidário, todas as turmas participaram no concurso “Mesas de Páscoa”, decorando uma mesa com doces típicos desta festividade e partilhando-os com toda a escola.

Didáxis - Andebol Feminino

Iniciadas entram a vencer
No passado domingo as iniciadas da Didáxis iniciaram a 2.ª fase do campeonato nacional do escalão com a receção à equipa do GD Chaves. A Didáxis venceu confortavelmente por 37-21. Após uma 1.ª parte com muitas falhas técnicas, onde a equipa da casa terminou a vencer por 20-15, na 2.ª parte a superioridade das atletas da Didáxis foi mais notória, com um parcial de 17-6. Diana Oliveira pautou-se como a melhor concretizadora com 14 golos apontados.
As infantis deslocaram-se ao vizinho AC Vermoim e venceram por 14-7. Após a 9.ª jornada, a Didáxis ocupa o 3º lugar na tabela classificativa.

“EMPRESA NA ESCOLA” CONDUZ A CONFERÊNCIA SOBRE “EMPREGO”

O projeto “Empresa na Escola” permitiu ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos organizar uma conferência subordinada ao tema “Emprego – como o encontrar e manter”, dirigido aos encarregados de educação.
Depois de no ano anterior ter tido uma incidência fortemente orientada para o trabalho com os alunos na área do empreendedorismo e da orientação vocacional,a colaboração da “Amândio Carvalho, SA”, parceira do Agrupamento neste projeto, começou este ano por ser direcionada para os pais, numa área que está na ordem do dia, mas prevê ainda novos desenvolvimentos, de novo com os alunos e como contributo para a preparação da opção formativa a tomar no final do 3ºciclo.
Desta feita, o Agrupamento contou ainda com a participação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) - Centro de Emprego de Famalicão na organização da iniciativa e assim, no dia 12 de março, cerca de setenta encarregados de educação ouviram atentamente as sugestões e orientações do Engº Leandro Covas, Diretor de Recursos Humanos da “Amândio Carvalho, SA” e da Dra. Elisabete Pereira, representante do IEFP.
Usando exemplos com que tem contactado ao longo da sua vasta experiência profissional, o Dr. Leandro abordou a questão da apresentação dos trabalhadores no mercado de trabalho, destacando o papel do “curriculum vitae” e os cuidados a ter na sua elaboração; abordou também a forma de se apresentarem a uma entrevista e o que fazer para se prepararem para a mesma; por fim conduziu a reflexão para a atitude a ter numa empresa para se procurar manter um emprego.
Já a Dra. Elisabete começou por fazer um enquadramento do papel do IEFP na ajuda às pessoas que ficam desempregados ou às que querem mudar de emprego, evidenciando um conjunto de medidas recentes de apoio às empresas para criação de emprego e para os trabalhadores em situação de desemprego; deu nota das várias formas que o Centro de Emprego disponibiliza na ajuda à procura de emprego e na área de formação dirigida a desempregados e como obter informação nestas áreas, particularmente através do sítio de internet do IEFP (www.iefp.pt); concluiu a sua intervenção abordando as condições oferecidas para a criação do próprio emprego, alertando para os compromissos que os interessados assumem nestas situações.
Nesta atividade é também de destacar o papel dos alunos, desde o 1.º até ao 9.º ano, que fizeram um interessante acolhimento aos participantes, primeiro com um bonito nº de dança em “flash mob” (aglomeração instantânea de alunos no hall de entrada para realizar uma dança previamente combinada, dispersando-se depois tão rapidamente quanto se reuniram) e depois com a excelente apresentação dos trabalhos vencedores do concurso de leitura expressiva, já na “Sala Mais”, local da conferência. Parabéns a todos e às professoras coordenadoras destes dois projetos.

Comemorações do 30º. Aniversário do Complexo Habitacional das Lameiras – Festa da Páscoa/2003

Os cerca de 1200 residentes das 290 casas do Complexo Habitacional das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão, celebram no próximo Domingo 31 de Março - Dia de Páscoa - o 30º. Aniversário do Edifício das Lameiras. Na Páscoa de 1983, uma Missa Campal assinalou a inauguração deste Complexo Habitacional com a bênção coletiva das respectivas habitações. Desde então o dia de Páscoa passou a ser o «Dia das Lameiras», (independentemente da data de calendário que ocorrer). Este ano as festividades terão o seguinte programa:
08,45 Horas – Saída de 20 Compassos da Igreja Paroquial de S. Tiago de Antas, sendo quatro deles destinados ao Complexo Habitacional das Lameiras;
9,00 Horas – Visita Pascal às famílias das Lameiras por quatro Compassos constituídos por leigos e pelo Pároco de Antas.
10,45 Horas – Visita Pascal ao Lar de Idosos do Centro Social das Lameiras.
11,00 Horas – Missa Campal de acção de graças por todos os moradores vivos e falecidos das Lameiras (Edifício e Centro Social) a que presidirá o Padre Agostinho Alves, Pároco de S. Tiago de Antas, animada pelo Coro Vivacce Música da AML. (Se chover será no Centro Social das Lameiras).

Para os moradores das Lameiras, este dia de Festa, representa a resolução de muitos dos problemas por que passaram, antes de habitarem neste local. Uma grande parte das famílias, na altura bastantes jovens, não tinham habitação, umas viviam em casas degradadas, outras em barracas ou com familiares em casas superlotadas. Com a construção deste espaço habitacional, a sua qualidade de vida melhorou substancialmente. No ano de 1984 foi fundada a Associação de Moradores das Lameiras, que criou diversas estruturas sociais para responder às solicitações do meio, principalmente dos pais, que precisavam de trabalhar e não tinham onde deixar os filhos.
Interpretando o sentimento dos moradores, a AML presta homenagem a todos aqueles e aquelas (alguns já falecidos) que se dedicaram a esta causa, em particular os dirigentes que fizeram parte desta Associação. Homenagem também para o trabalho da Paróquia de Antas, que desde 1983 tem em funcionamento nas instalações da AML a Catequese, os Movimentos da Acção Católica e ainda a Conferência de S. Vicente de Paulo. É justo referir também o trabalho da Câmara Municipal de Famalicão e do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, que num trabalho de parceria, possibilitou o investimento em diferentes áreas, com resultados muito positivos no meio. Depois do projeto ecobairro concretizado entre 2011 e 2012, Lameiras adquiriu uma nova dimensão em termos de qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
A Direcção da AML orgulha-se deste dia e, através da Comunicação Social, faz um convite a toda a população, para celebrar a Páscoa da Ressurreição no recinto das Lameiras, pelas 11,00h e confraternizar com os residentes.
O Presidente da Direcção
Jorge Manuel Ribeiro de Faria

Armindo Costa elogia projeto urbanístico da nova igreja de Antas

“Uma obra importante que vai responder a uma necessidade antiga da paróquia de Antas, uma vez que a igreja da freguesia  – um exemplar de estilo românico classificado como Imóvel de Interesse Público – não tinha capacidade suficiente para acolher os fieis”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, explica a relevância da construção da nova igreja e Centro Pastoral de S. Tiago de Antas. Depois de ter assistido, no domingo, à primeira eucaristia realizada no novo templo, Armindo Costa efetuou nesta segunda-feira, uma visita de trabalho às obras da igreja.
“É, sem dúvida, um projeto muito bonito e arrojado, do ponto de vista arquitetónico, mas é sobretudo um projeto de grande qualidade que se insere perfeitamente no contexto urbanístico da cidade, enquadrado junto ao Parque da Devesa”, acrescentou ainda o autarca.
Refira-se que para além do apoio financeiro à obra propriamente dita, a Câmara Municipal vai ainda assumir a execução dos arranjos exteriores, num montante global de cerca de 500 mil euros. No total de acordo com o Conselho Económico e Pastoral a obra rondará os dois milhões de euros.
Filomena Lamego

1.ª Prova Taça dePortugal XCO

No passado Domingo realizou-se em Silves a primeira prova da Taça de Portugal XCO. A equipa CRC Afa Cycles / Vegas Cosmetics esteve presente com dois atletas cadetes, João Antunes e Tiago Araújo. Uma prova muito difícil devido ao percurso duro e ás condições atmosféricas que se fizeram sentir. João Antunes arrancou muito bem e andou sempre nos primeiros lugares da corrida, terminando  a prova no 3º lugar. Tiago Araújo furou na primeira volta e tentou recuperar o mais possível, terminando no 39.º lugar.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Juniores na liderança da taça do Minho-Hóquei

Só os juniores estiveram em actividade esta semana. A realização do inter-Regiões em iniciados, que se realizou na Mealhada e onde esteve Pedro Nuno em representação da Selecção do Minho que conquistou o 3.º lugar, não possibilitou a realização os jogos de outros escalões.
A meio da semana, deslocaram-se às Taipas e surpreendentemente perderam por 7-6. Ao intervalo estávam na frente do placar por 4-3. Neste Domingo, em Fão, empataram a cinco golos com 2-2 ao intervalo. Estiveram a perder por 5-2 mas recuperaram. Com cinco jornadas realizadas, o FAC lidera a prova. O próximo jogo será  no dia 6 de Abril em ponte de Lima.

FAC 6-3 C Infante Sagres-CN 2.ª divisão-Hóquei

Primeira vitória da temporada em casa!!! Na décima primeira jornada do campeonato nacional da segunda divisão, o FAC venceu o Clube Infante Sagres por 6-3 e conquistou três pontos que vão ajudar à tranquilidade do grupo.
Foi um jogo com uma primeira parte eletrizante. O FAC nunca esteve em desvantagem no marcador mas ao intervalo registava-se um empate a três golos. Sempre que o FAC marcou, o Infante empatava. Crespo inaugurou o marcador ao nono minuto e trinta segundos depois surgiu o empate. André Barbosa fez o 2-1 no décimo segundo minuto e em superioridade numérica os visitantes empatavam no minuto seguinte. Ainda festejavam os forasteiros e Nuno Branco fazia o 3-2. De penalty, a 1:36 do intervalo, nova igualdade.
Após o descanso, o empate só foi desfeito quando faltavam 12:10 para o final e novamente pelo capitão André Barbosa. Minuto e meio depois, Jonathan marcou o quinto e pensou-se que seria este o jogo do triunfo caseiro! A nove minutos do fim, Nuno Branco estabeleceu o resultado final. Três pontos merecidíssimos.
O FAC mantêm o 12.º lugar, agora com quatro pontos de vantagem sobre o 13.º e sete sobre o 14.º. Na próxima sexta-feira (feriado dia 29) o FAC vai aos Carvalhos defrontar o líder da prova. O jogo está marcado para as 18 horas.

Beatriz Martins sagrou-se campeã nacinal e estafeta masculina conquista medalha de prata

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, conquistou mais 4 títulos de campeão nacional, um título de vice-campeão nacional e duas medalhas de bronze nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, realizados nos dias 22/24 de Março de 2013 nas Piscinas Olímpicas do Complexo do Jamor, Lisboa.
A equipa que disputou os campeonatos foi constituída por 8 nadadores, nomeadamente Beatriz Martins, Viviana Cunha, Tomás Maia, João Carlos Silva, Xavier Ferreira, João Ferreira, Pedro Ferreira e Flávio Silva.A atleta famalicense Beatriz Martins esteve verdadeiramente imparável, conquistando quatro títulos de campeã nacional e uma medalha de bronze. Beatriz Martins sagrou-se campeã nacional na prova de 400 Estilos, na prova de 200 Estilos, na prova de 200 Bruços e na prova de 100 Bruços impondo-se com enorme categoria a toda a concorrência da natação nacional. Com estes quatro títulos alcançados, a Beatriz Martins apurou-se para os Multinations Youth Meet, a realizar em Poznan, na Polónia, de 06 a 07 de Abril de 2013, ao serviço da Federação Portuguesa de Natação. Beatriz Martins ao sagrar-se campeã nacional na prova de 400 Estilos com o tempo de 5,07.25 garantiu os mínimos de apuramento para a Taça Comen, a realizar em San Marino, Itália, de 29 a 30 de Junho de 2013, ao serviço da Federação Portuguesa de Natação.

A estafeta de 4x200 Livres, composta por João Carlos Silva, Tomás Maia, Xavier Ferreira e João Ferreira, ao obter o tempo de 8,32.44, conquistou o título de vice-campeões nacionais da categoria. Por sua vez, o atleta João Carlos Silva conquistou a medalha de bronze na prova de 100 Mariposa, com o tempo de 1,01.68. De realçar os inúmeros recordes pessoais obtidos e os mínimos de acesso aos campeonatos nacionais de verão, a realizar no mês de Julho em Famalicão.
Para o treinador Bruno Pereira, “estes nacionais constituem mais um patamar de evolução destes jovens atletas, com vista a aspirarem alcançar no futuro uma brilhante carreira desportiva na modalidade. Ficou demonstrado que temos atletas com muita qualidade, mas que ainda têm de desenvolver um trabalho mais profundo, mais intenso e abrangente para concretizarem os seus objetivos. Foi uma ótima aprendizagem e um conjunto de emoções muito fortes. Com mais investimento no trabalho e mais seriedade o futuro destes atletas será garantidamente auspicioso!” 

sexta-feira, 22 de março de 2013

“Toca a Mexer” na Creche D. Elzira Cupertino Miranda

A “Creche e Jardim Infantil D. Elzira Cupertino de Miranda” deu início, ontem, a uma atividade lúdica e de educação física denominada “Toca a Mexer”, que se irá prolongar até ao final do ano letivo.
 O “Toca a Mexer” consiste em sessões de ginástica aeróbica, realizadas sempre em diferentes locais e orientadas por uma professora credenciada. Tem como objetivo consciencializar as crianças para a necessidade da atividade física e que a mesma pode ser realizada das mais variadas e divertidas maneiras.
 Para a primeira sessão foi escolhido o adro da Igreja do Louro. Assim, ao início da tarde a instituição juntou cerca de 100 crianças, do pré-escolar e ATL, que durante uma hora, se esforçaram com a ginástica mas também se divertiram e aprenderam muitas danças e músicas latinas.

Engenho celebrou Dia do Pai

No dia 19 de Março, a Associação Engenho comemorou o Dia do Pai no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Arnoso Santa Maria, onde Educadoras e Auxiliares proporcionaram verdadeiros momentos de alegria e partilha. Juntarem-se pais e filhos para brincar, conviver e, com as palmas das mãos, fazer o Mural “Gosto de brincar contigo”.

Participação no Torneio de Atletismo de Pavilhão no arranque do novo Projeto do Município-«Corre Famalicão»

Os alunos do Agrupamento de escolas D.Maria II participaram nesta iniciativa , organizada pelo Clube de  Cultura e  Desporto de Ribeirão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga. O ambiente transbordou de empenho, entusiasmo, alegria, fair-play, com os jovens atletas a experimentarem diversos tipos de provas. A adesão das crianças, das famílias e da assistência faz prever que este projeto tem, de facto, pernas para correr, para saltar, para saltitar e braços para lançar para além dos pesos, também o  eterno lema da antiguidade clássica «Mente sã em corpo são!» Parabéns aos organizadores, parabéns ao Município, parabéns a todos os participantes e em especial aos nossos alunos que conseguiram um honrroso 2º lugar!!

Aprovados o relatório e contas de 2012 Associação Gerações atingiu 300 utentes por mês

A Associação Gerações aprovou, no passado dia 18 de Março, em Assembleia Geral, o Relatório de Actividades e a Conta de Gerência relativos ao ano de 2012.
Nos documentos salienta-se que vivemos tempos difíceis, tempos de desemprego, tempos de muita amargura e sobretudo tempos em que a esperança parece já não ter lugar, mas que é neste contexto de dificuldades que afectam as pessoas, as famílias e a sociedade em geral que as instituições privadas de solidariedade social são chamadas a estar cada vez mais presentes na vida das pessoas, dando o seu contributo fundamental para esbater e atenuar os efeitos de uma crise que atinge toda a comunidade.
A Associação “Gerações”, apesar desta envolvente salpicada de negro, conseguiu, ao longo de 2012, manter as suas respostas sociais dentro de níveis de grande qualidade, reforçando até a sua acção em segmentos essenciais para as pessoas, designadamente no que toca a apoios sociais diversificados dirigidos para as crianças, para os jovens, para os idosos e para as famílias.
A “Associação Gerações” tem como objectivo promover e defender o bem-estar da população, principalmente daqueles que mais necessitam, proporcionando serviços de qualidade, através da manutenção e gestão de estruturas de base social, educacional, cultural, lúdico, desportivo e recreativo. Tem sido assim desde 1999, primeiro como “Associação de Ludotecas de Famalicão” e agora como “Gerações – Associação de Educação, Solidariedade e Serviços”.
       Desde Julho de 2004, que a Associação “Gerações” tem a funcionar uma sala vertical de Educação Pré-Escolar, com capacidade para 25 crianças. No ano lectivo de 2008/2009, o acordo foi alargado, tendo sido criada uma nova sala que permite que a resposta atinja 50 utentes.
       Desde Setembro de 2005, a Associação tem em funcionamento três salas de Creche: Berçário, Creche 1 e Creche 2, com capacidade total para 45 crianças.
       Os períodos de férias escolares e as pausas lectivas são momentos igualmente importantes na vida da Instituição. Nestes períodos, a necessidade de acolhimento das crianças é maior, logo, a resposta criada deve ser a mais diversificada e atractiva possível. Assim, a “Associação Gerações” organiza anualmente as “Ludoférias” do Natal, da Páscoa e do Verão, um conjunto de actividades lúdicas e de lazer, em contacto com a natureza, que garantem uma ocupação didáctica dos tempos livres.
O Centro Comunitário, enquanto unidade de intervenção aberta para o exterior, engloba um leque de actividades e respostas diversificadas, de acordo com as expectativas sociais, nomeadamente serviços de psicologia, serviços de educação parental, o clube sénior, o centro educativo, a loja social “Mão Amiga”, entre outros serviços de apoio social e educativo de apoio à comunidade e tem 200 utentes.
No total, são cerca de 300 por mês os utentes directos e permanentes dos serviços da “Gerações”. É para eles que a associação trabalha e é para eles que a “Gerações” inova todos os dias. Foi isso que aconteceu em 2012 e é isso que vai continuar a acontecer no futuro, com a Associação Gerações a afirmar-se como um pilar essencial da solidariedade social no Município de Vila Nova de Famalicão.
De salientar que as contas de 2012 apresentam um resultado positivo de cerca de vinte e nove mil euros, motivado por uma redução dos custos e implementação de medidas de poupança, uma vez que os proveitos também sofreram um decréscimo ao longo do ano 2012. Este resultado é reflexo do esforço e dedicação de todos os colaboradores e órgãos dirigentes da Associação Gerações.
Mário Martins, Presidente da Direcção

Experiment@ desporto é grátis para jovens dos 14 aos 35 anos

O pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão vai promover durante o mês de abril um conjunto de atividades desportivas no âmbito do projeto Experiment@ Desporto. A iniciativa de inscrição e frequência gratuitas vai decorrer no espaço Fitness Up (WAK UP FOR UP) no C.C. E-Leclerc, na cidade famalicense, nos dias 6, 13, 20 e 27. As inscrições devem ser efetuadas no portal da juventude em http://www.juventudefamalicao.org/.
A primeira sessão (dia 6) é dedicada ao Experiment@ UP ao contrário e realiza-se entre as 9h00 e as 12h00. Na segunda sessão (dia 13), o tema é Experiment@ Aula de Cycling + Cx works e decorre entre as 16h00 e as 18h00. No dia 20, o tema é Experiment@ Jogo de Orientação no Parque da Devesa e decorrer das 17h00 às 19h00. E por fim, no dia 27, o tema é Experiment@ Aula de Dance Fusion + Body Pump e decorre das 10h00 às 12h00.
Refira-se que o projeto Experiment@ tem como principal função e objetivo possibilitar aos jovens um primeiro contacto com uma determinada realidade temática teórica ou prática ou ambas que depois possa ser a alavanca para uma tomada de decisão. Os “experimentas” tem normalmente a duração mínima de 2 horas. O público alvo varia entre os 14 e os 35 anos e a sua frequência é gratuita.
Filomena Lamego

Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa envolveram cerca de 600 crianças

Entusiasmo, alegria e muita animação. Foi assim, que decorreram as Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa, que envolveram cerca de 600 crianças famalicenses e são promovidas pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal. Os objetivos dos planos de atividades, que passam pela prática de diversas modalidades desportivas, cinema e passeio, visam essencialmente proporcionar às crianças um conjunto de diferentes vivências, de espaço de convívio e novas aprendizagens. Assim, são proporcionadas múltiplas ações que contribuem positivamente para o crescimento e consolidação dos seus conhecimentos, assim como para o despertar de novos talentos e capacidades.
Filomena Lamego

Nova igreja de Antas acolhe primeira eucaristia neste domingo

Armindo Costa marca presença na cerimónia

A nova igreja de Antas abre portas neste domingo de Ramos, dia 24 de março, pelas 10h30, para receber a primeira celebração eucarística. Apesar de ainda não estar totalmente concluído, faltando diversos acabamentos, o templo acolhe a cerimónia que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro e contará com a presença das diferentes autoridades, entre elas o Presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa. Este ato, apesar de simbólico, revela-se de extrema importância, pois irá permitir à população de S. Tiago de Antas e freguesias vizinhas poderem apreciar no respetivo edifício, um novo estilo de arquitetura religiosa e o desenvolvimento dos trabalhos. A cerimónia será antecedida da bênção dos Ramos, junto ao cruzeiro da freguesia de Antas, que depois seguirá em procissão até à nova Igreja.
A primeira fase de construção da nova Igreja e Centro Pastoral de S. Tiago de Antas, está assim concluída e também algumas partes da segunda fase como portas, janelas, clarabóias e parte do presbitério.
Refira-se que é intenção do Conselho Económico e Pastoral avançar de imediato com a conclusão da obra, que tem a ver com os acabamentos finais. Mas para que tal aconteça é necessário o apoio da população e beneméritos.
Recorde-se que foram já investidos cerca de 1,2 milhão de euros, com recurso a um empréstimo bancário de 400 mil euros. Entretanto, o Conselho Económico e Pastoral conta com os donativos para a aquisição de equipamentos como os sinos, retábulos de S. Tiago e Nossa Senhora da Conceição, o Altar, a Pia batismal, o Ambão, os bancos, a estátua de S. Tiago que ficará no exterior, entre outros.
Filomena Lamego

quinta-feira, 21 de março de 2013

Armindo Costa entrega 145 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

Cerca de centena e meia de alunos famalicenses que frequentam o ensino superior vão receber bolsas de estudo, atribuídas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A medida que pretende apoiar financeiramente os jovens na prossecução dos seus estudos universitários foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo municipal. Para o presidente da autarquia, Armindo Costa “a crise económica que o país atravessa afeta muitas famílias famalicenses que têm, muitas vezes, dificuldades em manter os filhos na universidade. Com esta bolsa de estudo, queremos evitar essa situação”, realçou lembrando que “o apoio permite, por exemplo, ajudar a pagar as propinas da universidade”. A medida envolve um esforço financeiro municipal de quase 120 mil euros, e as bolsas oscilam entre os 499 euros e os 1.098 euros.
As bolsas serão entregues no próximo dia 28 de março pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Refira-se que no ano passado, a autarquia beneficiou 130 jovens, tendo-se registado, este ano, um aumento de 15 alunos.
Filomena Lamego

Armindo Costa sensibiliza governo para a importância da Variante Poente à Nacional 14

O Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, voltou a sensibilizar o governo de Portugal para a necessidade de construção da variante poente à estrada nacional n.º 14, entre Vila Nova de Famalicão e Maia.  Falando na cerimónia de inauguração das novas instalações da LEICA, que decorreu nesta quinta-feira, na freguesia de Lousado, e na presença do Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, e do ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o autarca famalicense falou em “investimentos que não podem ser travados”.
 “A Continental Mabor e a LEICA são apenas exemplos das muitas empresas que diariamente lidam com o estrangulamento rodoviário desta via e cujas administrações têm alertado insistentemente para a importância da resolução deste problema”, acrescentou Armindo Costa, alertando que as Câmaras Municipais “não podem fazer tudo”.
 Recorde-se que a autarquia vai avançar para a construção de uma nova estrada de ligação entre a zona onde estão localizadas as novas instalações da LEICA  e a Estrada Nacional 14, para dar resposta à pressão rodoviária atual, que será fortemente intensificada com o início da actividade laboral desta empresa e com o novo  armazém que a Continental Mabor aqui vai construir com 41.000 m2.
 “Será um esforço da Câmara Municipal superior a dois milhões de euros e que deverá estar concretizado até 30 de Outubro deste ano”, anunciou o autarca, dizendo que as Câmaras Municipais “fazem muitas vezes, ao nível local, as vezes do Ministério da Economia”, da mesma forma que se assumem “como o verdadeiro Ministério Local da Solidariedade e Ação Social, como demonstrava na semana passada, o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses”.
Filomena Lamego

Presidente da República inaugurou novas instalações da LEICA em Famalicão

“Não somos melhores nem piores, somos únicos”. O lema da LEICA foi hoje confirmado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na inauguração das novas instalações industriais da LEICA Portugal, situadas na freguesia de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão. Cavaco Silva, que esteve acompanhado pela administração da empresa alemã e portuguesa, pelo ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, teve a oportunidade de descobrir o processo de fabrico de produtos ópticos de topo, “que mais ninguém faz”, entre os quais se conta a mais famosa máquina fotográfica do mundo.  
 Cavaco Silva  classificou o momento, como “um marco muito importante para Portugal, muito particularmente para Vila Nova de Famalicão, sinal de confiança no futuro da economia portuguesa”. As novas instalações industriais da LEICA resultam de um investimento de 22,5 milhões de euros e vão substituir a antiga fábrica, localizada na freguesia de Antas, também concelho de Vila Nova de Famalicão, que já não correspondiam às necessidades e potencial de crescimento da empresa.  
 “Terão que ser estes exemplos a iluminar a estrada do futuro, a marcar o compasso de um país que tem potencialidades naturais e humanas absolutamente extraordinárias”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, enquanto revelava os esforços bem sucedidos qua a autarquia desenvolveu para segurar a empresa em território concelhio, depois de rumores surgidos há alguns anos, quanto a uma  eventual deslocalização da empresa para o leste europeu.
 Carlos Mira, administrador da empresa, explicou o carácter único da produção da empresa, agradeceu à Câmara Municipal e à cidade o acolhimento e falou com confiança no futuro da empresa em Portugal. Por sua vez, o embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut Elfenkämper, referiu-se à abertura das novas instalações como um “momento notável” de uma marca que, após 100 anos de actividade conserva todo o seu brilho. Quanto ao investimento agora realizado, o diplomata alemão fala numa “prova de confiança em Portugal e na sua capacidade de trabalho”.
 Recorde-se que a nova unidade fabril da LEICA, que conta com 720 trabalhadores, ocupa uma área de  52 mil metros quadrados, dos quais 13,6 mil metros quadrados são para a área de produção.
 O volume de negócios da empresa entre 1 de abril de 2010 e 31 de março de 2011 ascendeu a 37,6 milhões de euros, sendo o valore previsional de 2012 de 40 milhões de euros.

FAMALICÃO BATE DOIS RECORDES NACIONAIS!!!

No passado fim-de-semana realizou-se o Campeonato Zonal de Infantis da Federação Portuguesa de Natação no Porto. Esta prova contou com a presença de cerca de 400 nadadores da região norte e centro do País, num total de 50 clubes. O Grupo Desportivo Natação Vila Nova de Famalicão esteve presente com 17 nadadores: Telmo Braga, Mateus Carvalho, Francisco Ferreira, Diogo Baptista, Rogério Machado, Pedro Marques, Hugo Morais, Miguel Santos, Daniel Silva, Mariana Baptista, Adriana Couto, Adriana Figueiredo, Inês Martins, Lara Matos, Cristiana Ribeiro, Maria João Silva e Rafaela Silva.

A equipa Infantil B do Famalicão (Miguel Santos, Hugo Morais, Daniel Silva e Rogério Machado) estabeleceu dois novos recordes nacionais aos 4x100Estilos e 4x200Livres. Aos 4x100Estilos realizou 4:35, 54 (anterior recorde: 4:40,64) e aos 4x200Livres realizou 8:58,91 tirando  8 segundos ao anteior recorde!!!. Aos 4x100Livres esta equipa também estabeleceu um novo recorde regional retirando 4 segundos ao anterior recorde.
O Famalicão foi também o clube mais medalhado conquistando 31 medalhas nestes Campeonatos!!! (10 de ouro, 7 de prata e 14 de bronze).
O nadador Miguel Santos (Famalicão) foi considerado o melhor nadador dos Campeonatos conquistando 498 pontos FINA aos 1500Livres com o tempo de 17:51, 83. Para além disso este nadador esteve a escassos centésimos de estabelecer um novo recorde nacional aos 200Bruços com o tempo de 2.38 (recorde 2.37,57)!!!. Saliente-se ainda que conquistou 7 medalhas de ouro e uma de prata!!! (Nadador mais medalhado do Torneio).
Mateus Carvalho conquistou 3 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e uma medalha de bronze.
Hugo Morais conquistou 3 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze (Nadador mais medalhado do Torneio).
Daniel Silva conquistou 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de bronze
Rogério Machado conquistou 3 medalhas de ouro.
Francisco Ferreira conquistou 2 medalhas de ouro e 3 medalhas de bronze
Diogo Baptista conquistou 2 medalhas de ouro e 1 medalhas de bronze
Telmo Braga conquistou 2 medalhas de ouro e 1 medalhas de bronze
Rafaela Silva conquistou 1 medalha de prata e 5 medalhas de bronze.
Adriana Couto conquistou 1 medalha de prata e 3 medalhas de bronze.
Mariana Baptista conquistou 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze.
Adriana Figueiredo conquistou 2 medalhas de bronze.
Cristiana Ribeiro conquistou 1 medalha de prata.