Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

4.º Aniversário do Clube Sénior da Associação Gerações

No passado dia 5 de Fevereiro de 2014, o Clube Sénior da Associação Gerações celebrou o seu quarto aniversário. Para assinalar esta data, realizou-se no dia 7 de Fevereiro um passeio convívio pela Rota do Românico e contou com a participação de 50 utentes. Neste dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar durante a manhã o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro em Felgueiras, o almoço decorreu em Amarante onde ainda tiveram algum tempo para relaxar e passear pelo centro da cidade. Já ao final da tarde visitou-se o Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa em Penafiel.O Clube Sénior é um serviço que integra o centro comunitário da Associação Gerações, aberto a todo o concelho.
Atualmente a esperança média de vida tem vindo a aumentar e consequentemente o número de idosos também aumenta, idosos esses que procuram serviços que satisfaçam as suas necessidades e contribuam para a melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. O Clube Sénior surge então como um serviço inovador com base na educação não formal e aprendizagem ao longo da vida, assente numa metodologia de participação ativa dos seus utentes, no qual as atividades dinamizadas resultam sempre de um levantamento de hábitos, necessidades e expectativas dos seniores.
O Clube Sénior tem vindo a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito às diretrizes para as organizações amigas do envelhecimento ativo.
Enquanto organização amiga do envelhecimento ativo, a Associação Gerações tem em linha de conta que a idade é um fenómeno natural e positivo, pelo que o Clube Sénior tem então como objetivos dinamizar ações e atividades promotoras da participação ativa dos seniores na vida comunitária; facilitar as relações intergeracionais; fomentar atividades em áreas prioritárias como a saúde e atividades físicas, culturais e cognitivas e, potenciar o desenvolvimento pessoal e social dos idosos.
 Presentemente a população sénior de Vila Nova de Famalicão pode encontrar no Clube Sénior, da Associação Gerações, atividades diversificadas como informática, yoga, pintura e decoração de materiais, bordados, danças de salão, encontros temáticos, ações de sensibilização, artes com trapilhos, ginástica, artes florais, estimulação pessoal e social, passeios e visitas culturais, inglês, entre outras.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: