Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ENGENHO ADERIU AO PROGRAMA ECO - ESCOLAS

Sob o lema “O Mundo é a nossa casa” a Engenho- Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este- levou a cabo, na passada quinta-feira,mais uma atividade no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, atividade essa que contou com a colaboração dos vários elementos que compõem uma das forças motrizes do projecto, o  Conselho Eco-Escolas.
 Nesta estrutura, onde estão representadas as crianças, educadores, colaboradores das diferentes valências, encarregados de educação, direcção, bem como representantes da Camâra Municipal, Juntas de Freguesia e associações várias, são definidas as medidas e actividades a desenvolver, o seu acompanhamento, monitorização e avaliação.
O Programa Eco-Escolas está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local e visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana das escolas e das instituições.
Nesse sentido, às crianças e demais membros da comunidade, é-lhes dirigido o desafio de se habituar a participar nos processos de decisão e a tomar consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Para Manuel Augusto de Araújo, este programa vai ao encontro de um dos eixos de ação da Engenho onde o ambiente e a natureza, como recursos endógenos, devem ser salvaguardados, protegidos e valorizados no sentido de se assegurar a sustentabilidade das comunidades locais. Por outro lado acrescenta que, este programa pelos seus objectivos e dinâmicas específicos, numa instituição como a Engenho, irá contribuir também para que a educação ambiental seja feita numa perpectiva e dinâmica intergeracional, envolvendo ideias, conceitos e práticas das crianças, pais e avós, estando certo que este programa pioneiro ao nível das associações do município poderá alavancar outros projetos com maior amplitude no domínio da proteção do ambiente e da natureza, numa lógica de glocalização- pensar global e agir no local e em comunidade.
Filomena Lamego


Sem comentários: