Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Famalicenses consomem água de qualidade

Os famalicenses podem estar tranquilos relativamente à qualidade da água que consomem. De acordo com os dados do último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o concelho de Vila Nova de Famalicão apresenta uma percentagem de água segura distribuída às populações na ordem dos 99,71 por cento. Os dados baseiam-se nas mais de duas mil análises realizadas durante o ano de 2012, pelo Instituto de Água da Região Norte.
 Desta forma Vila Nova de Famalicão apresenta um número superior à meta que é definida pelos especialistas do estudo, que apontam como ideal uma qualidade de água de 99 por cento.
 Os números “bastante positivos” deixam o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha “muito satisfeito”. “A qualidade da água é um indicador essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de uma região e do bem-estar da sua população, por isso, este resultado deixa-nos obviamente satisfeitos”.
 Refira-se que o universo de população servida com água pública no concelho famalicense é de 121.128 pessoas sendo o volume de água distribuído de 20.781 m3 /dia. O abastecimento de água no concelho de Famalicão é assegurado pelo Sistema Multimunicipal do Noroeste. Recorde-se ainda que a rede de água no concelho tem uma extensão de cerca de miul quilómetros, e uma cobertura superior a 90 por cento.
 De acordo com o estudo em Portugal tem-se verificado uma evolução muito positiva, quer quanto à qualidade da água distribuída, quer quanto à realização do número de análises obrigatórias para o seu controlo. Com efeito, os últimos dados nacionais conhecidos não deixam quaisquer dúvidas sobre este assunto, evidenciando uma clara melhoria no controlo da qualidade da água na última década.
Filomena Lamego

Sem comentários: