Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os cursos noturnos da D. Sancho I estiveram representados na Letónia em projeto europeu

A Escola Secundária D. Sancho I participou, de 29 a 31 de Janeiro de 2014, no segundo encontro do projeto Grundtvig “Think Tank - Creating Captivating Teaching Strategies for Vulnerable Learners”, que teve lugar na Letónia. Além da organização anfitriã, estiveram ainda presentes instituições provenientes da Bélgica, Chipre, Espanha, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal e Turquia.
 Este projeto europeu tem como objetivo colocar em ligação parceiros que, nos seus contextos particulares no ensino adultos e nas suas práticas diárias de ensino-aprendizagem, se deparem com problemas educativos particulares, envolvendo sobretudo pessoas pertencentes a grupos socialmente desprotegidos.
 No encontro, foram apresentadas, por todos os parceiros, sugestões metodológicas para serem testadas em algumas das instituições presentes, que, diariamente, enfrentam a desmotivação e as dificuldades de aprendizagem dos seus utentes. Assim, as sugestões tiveram em conta os grupos vulneráveis de aprendentes que frequentam essas instituições e revestem-se de aspetos lúdicos, que permitem motivar os adultos a aprender, facilitando o seu crescimento pessoal e a sua integração em termos cognitivos, afetivos e comportamentais.
 Cabe a um dos países intervenientes, a tarefa de redigir, no final de cada encontro, uma sinopse contendo todos os problemas analisados, assim como todas as sugestões apresentadas para os solucionar.
 As diversas metodologias apresentadas serão compiladas num compêndio de boas-práticas, que poderá, depois, ser usado por outras instituições que têm ensino de adultos e se deparem com problemas semelhantes.
Ana Filipa Ribeiro  


Sem comentários: