Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Curso de Suporte Básico de Vida (SBV)para 15 Professores

A CESPU realizou um Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para 15 Professores da área das ciências, que lecionam nas Escolas D. Maria II, Joane, Gondifelos, D. Sancho I e Didáxis.
Este curso teve a duração de 4 horas e decorreu nas instalações da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; Os formandos adquiriram competências para realização de SBV e desobstrução da via aérea em condições de segurança, bem como de prestação do primeiro socorro a vítimas em situações especiais.
 Do plano curricular constaram as seguintes valências: Cadeia de sobrevivência; Riscos para o reanimador; Algoritmo do SBV; Desobstrução da Via Aérea; Situações especiais de socorro (dor torácica, alterações do estado de consciência, hipotermia, afogamento, anafilaxia, gravidez e trauma).
Filomena Lamego

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dinâmica associativa cresce em Ribeirão e Fradelos

A dinâmica do movimento associativo de Ribeirão e Fradelos está em crescendo, refletindo a vitalidade social destas duas freguesias do sul do concelho famalicense, as maiores do município em termos de área.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esteve segunda-feira reunido com o movimento associativo destas duas localidades e a escassez de espaços de trabalho para as associações das freguesias foi um dos principais problemas abordados nos dois encontros.
Em Ribeirão, onde a Câmara entregou há poucos meses a antiga escola de Santa Ana do 1.º ciclo aos escuteiros, o presidente da autarquia foi confrontado com necessidade de mais espaço, dado o crescimento exponencial do núcleo que tem apenas um ano e é já o maior agrupamento da região com cerca de 200 elementos.O mesmo problema foi identificado em Fradelos, com a Associação Musical e Educacional de Fradelos, o Rancho Regional de Fradelos e a conferência Vicentina da freguesia a pedirem ajuda ao município em termos de espaços, para uma resposta mais ajustada às dinâmicas coletivas de cada coletividade.
Problemas que o edil acolheu com agrado, visto “traduzirem uma energia positiva das associações, refletindo também a saúde cívica das próprias comunidades”. Paulo Cunha deixou a garantia de uma atenção da câmara aos problemas enunciados, tendo inclusivamente deixado o compromisso para uma intervenção imediata nas situações menos exigentes em termos de obra. Este tem sido de resto o sentido dos encontros do Presidente da Câmara com os movimentos associativos das freguesias, que se realizam semanalmente em duas freguesias do concelho.
A interação institucional entre a Câmara, a Junta de Freguesia e a disponibilidade das próprias instituições de ajudarem a resolver os seus problemas e ajudarem-se umas às outras têm sido uma das consequências dos encontros. Paulo Cunha enaltece os resultados e assegura que vai manter esta política de abertura e de proximidade com as freguesias durante todo o período do seu mandato.
Filomena Lamego

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BENJAMINS B DO FAMALICÃO GANHAM EM CASA

Os benjamins B do Famalicão receberam e venceram em casa, o Avidos Lagoa (GRAL), por 8-4, numa partida que se realizou no sábado passado a contar para a 14.ª jornada da série H do campeonato distrital da Associação de Futebol de Braga.
Ao intervalo o resultado premiava o Famalicão que vencia a partida por 6-1, perante um adversário bastante mais fragilizado e sem grandes soluções para contrariar o resultado que lhe era desfavorável.
Para a segunda parte do desafio o Mister Maia do Famalicão, aproveitando o resultado que se fazia sentir, colocou em campo os jogadores da sua equipa com menos minutos de competição. Com esta alteração o Famalicão baixou o ritmo e a qualidade, mas manteve em absoluto o domínio e controlo do jogo, e assim consegui a vitória e manter o terceiro lugar da prova, com 27 pontos.

Para o próximo fim-de-semana o Famalicão desloca-se ao terreno do GD Joane para disputar a 15 ronda.
Ana Filipa Ribeiro

4.º Aniversário do Clube Sénior da Associação Gerações

No passado dia 5 de Fevereiro de 2014, o Clube Sénior da Associação Gerações celebrou o seu quarto aniversário. Para assinalar esta data, realizou-se no dia 7 de Fevereiro um passeio convívio pela Rota do Românico e contou com a participação de 50 utentes. Neste dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar durante a manhã o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro em Felgueiras, o almoço decorreu em Amarante onde ainda tiveram algum tempo para relaxar e passear pelo centro da cidade. Já ao final da tarde visitou-se o Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa em Penafiel.O Clube Sénior é um serviço que integra o centro comunitário da Associação Gerações, aberto a todo o concelho.
Atualmente a esperança média de vida tem vindo a aumentar e consequentemente o número de idosos também aumenta, idosos esses que procuram serviços que satisfaçam as suas necessidades e contribuam para a melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. O Clube Sénior surge então como um serviço inovador com base na educação não formal e aprendizagem ao longo da vida, assente numa metodologia de participação ativa dos seus utentes, no qual as atividades dinamizadas resultam sempre de um levantamento de hábitos, necessidades e expectativas dos seniores.
O Clube Sénior tem vindo a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito às diretrizes para as organizações amigas do envelhecimento ativo.
Enquanto organização amiga do envelhecimento ativo, a Associação Gerações tem em linha de conta que a idade é um fenómeno natural e positivo, pelo que o Clube Sénior tem então como objetivos dinamizar ações e atividades promotoras da participação ativa dos seniores na vida comunitária; facilitar as relações intergeracionais; fomentar atividades em áreas prioritárias como a saúde e atividades físicas, culturais e cognitivas e, potenciar o desenvolvimento pessoal e social dos idosos.
 Presentemente a população sénior de Vila Nova de Famalicão pode encontrar no Clube Sénior, da Associação Gerações, atividades diversificadas como informática, yoga, pintura e decoração de materiais, bordados, danças de salão, encontros temáticos, ações de sensibilização, artes com trapilhos, ginástica, artes florais, estimulação pessoal e social, passeios e visitas culturais, inglês, entre outras.
Ana Filipa Ribeiro

Semana do Movimento na Didáxis de S. Cosme Paulo Oliveira, jogador do Vitória Sport Clube voltou às origens


O Departamento de expressões e Tecnologias, organizou para toda a comunidade escolar da Escola Cooperativa Vale S. Cosme, a “Semana do Movimento”, que decorreu entre os dias 27 e 31 de Janeiro.
Diversas actividades foram realizadas, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a prática da actividade física e para a importância da aquisição de hábitos de vida saudável.
Durante a semana estiveram à disposição aulas de grupo, orientadas por vários convidados das modalidades de Zumba, Danças de Salão, Danças Contemporâneas, Yoga, Localizada, Aeróbica, Step, Karaté, Defesa Pessoal   e demonstração de basquetebol 3x3 (ATC), de vários ginásios e instituições de V. N. Famalicão. As instituições presentes foram: Associação Teatro e Construção, Associação Espaço e Movimento, Ginásio S.Cosme e Alex Ryu Jitsu – Famalicão. Participaram, também, a titulo individual a professora Maria João Maia e o Futebolista Profissional Paulo Oliveira do Vitoria Futebol Clube, este último, na palestra “ À Conversa com Paulo Oliveira” encerrando as actividades da Semana do Movimento.

O central vitoriano fez as delicias dos alunos ao revelar o seu dia a dia como jogador profissional e servindo de exemplo pois foi aluno na Didáxis de S. Cosme, acabando o 12.º ano com uma média invejável. Paulo Oliveira continua a ter um enorme carinho com a escola que o ajudou a crescer e sempre que pode visita funcionários e professores. 

Torneio do XX Aniversário do CX Montemor IVO DIAS VENCE E CONVENCE

O torneio comemorativo do 20º aniversário do Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho foi organizado pelo CXM/CTGA e teve o apoio do Hotel Abade João e da Associação de Xadrez do Distrito de Coimbra.
Esta prova, a contar para elo FIDE, decorreu no Salão Nobre do Hotel Abade João-Montemor-o-Velho, entre os dias 7 a 9 de fevereiro, contando com 5 sessões que foram muito disputadas do primeiro ao último segundo entre os 23 jogadores inscritos! O jovem atleta famalicense Ivo Dias, que veste as cores da Associação Académica da Didáxis, foi mais uma vez feliz em Coimbra ao vencer este evento com uma performance invicta: 4,5 pontos em 5 jogos com um ganho de elo (rating FIDE) de mais 16 pontos! Este Torneio contou com um prize-money de 400 euros e Ivo Dias arrecadou 125 euros. O 2º e 3º lugares do pódio foram ocupados por mais dois jovens atletas muito promissores no “jogo das 64 casas”: João Saltão (CXM) e Adriano Macedo (CX Braga), respetivamente. 


ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA DIDÁXIS SONHA COM A SUBIDA À II DIVISÃO NACIONAL

Decorreu no passado fim-de-semana o 55.º Campeonato Nacional por Equipas de Xadrez da II e III Divisões. Esta prova constitui-se como a que mais faz vibrar o país xadrezista jogando-se a quatro tabuleiros e a pontuação tem em conta os pontos de encontro, sendo atribuídos 3 pontos para a vitória, 2 para o empate, 1 para a derrota e 0 para a falta de comparência.
A Associação Académica da Didáxis  está representada por duas equipas, AAD-A2D e AAD-NXVSC “B”, que estão integradas na Série A que reúne um total de 8 equipas.
O objetivo da equipa AAD-NXVSC “B” passa por assegurar a manutenção tarefa que não se avizinha nada fácil (penúltimo cabeça de série) dada a força de jogo apresentada pelas outras equipas. Neste momento, com 1 empate e 2 derrotas, a jovem equipa famalicense ocupa ao 7º lugar. Na 3ª sessão averbou uma derrota, em casa, por 1-3 face à equipa bracarense, segunda cabeça de série, Clube de Xadrez de Braga “A”. De destacar, que a AAD-NXVSC ”B” é a única equipa em Portugal constituída por jovens atletas apenas do sexo feminino: Capitã Mariana Silva, atual Campeã Nacional Sub-14 e Vice- Campeã nacional Sénior; Maria Alice Oliveira, atual Campeã Nacional Sub-10; Inês Silva, Campeã Nacional Sub-12; Maria Elisa Oliveira, Vice-Campeã Nacional Sub-10 e Mariana Faria (professora responsável).

A equipa da AAD-A2D tem mostrado ambição desde o início desta prova e sonha com a subida à II Divisão Nacional, apesar de ser apenas a terceira cabeça de série… Com três sessões disputadas, até ao momento, “cilindrou” todas as equipas adversárias por categóricos 4-0! Na 3ª sessão, fazendo-se valer do seu favoritismo, a jovem equipa famalicense da AAD-A2D venceu em todos os tabuleiros e com este resultado é líder isolado com apenas mais um ponto que as equipas candidatas à subida de divisão: CX Braga “A” e GDR Amigos de Urgeses. Os atletas que constituem a  AAD-A2D são: Capitão Luís Romano, Bruno Ribeiro, Rui Pedro Gomes, João Romano e Carlos Marco Pereira.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ENGENHO ADERIU AO PROGRAMA ECO - ESCOLAS

Sob o lema “O Mundo é a nossa casa” a Engenho- Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este- levou a cabo, na passada quinta-feira,mais uma atividade no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, atividade essa que contou com a colaboração dos vários elementos que compõem uma das forças motrizes do projecto, o  Conselho Eco-Escolas.
 Nesta estrutura, onde estão representadas as crianças, educadores, colaboradores das diferentes valências, encarregados de educação, direcção, bem como representantes da Camâra Municipal, Juntas de Freguesia e associações várias, são definidas as medidas e actividades a desenvolver, o seu acompanhamento, monitorização e avaliação.
O Programa Eco-Escolas está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local e visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana das escolas e das instituições.
Nesse sentido, às crianças e demais membros da comunidade, é-lhes dirigido o desafio de se habituar a participar nos processos de decisão e a tomar consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Para Manuel Augusto de Araújo, este programa vai ao encontro de um dos eixos de ação da Engenho onde o ambiente e a natureza, como recursos endógenos, devem ser salvaguardados, protegidos e valorizados no sentido de se assegurar a sustentabilidade das comunidades locais. Por outro lado acrescenta que, este programa pelos seus objectivos e dinâmicas específicos, numa instituição como a Engenho, irá contribuir também para que a educação ambiental seja feita numa perpectiva e dinâmica intergeracional, envolvendo ideias, conceitos e práticas das crianças, pais e avós, estando certo que este programa pioneiro ao nível das associações do município poderá alavancar outros projetos com maior amplitude no domínio da proteção do ambiente e da natureza, numa lógica de glocalização- pensar global e agir no local e em comunidade.
Filomena Lamego


Governo garante modernização da Linha do Minho

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, garantiu, na passada quarta‐feira, que a modernização da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo está assumida e será cumprida”.
De acordo com o compromisso até final de 2017, deverá estar em circulação um comboio moderno que irá ligar o Porto a Vigo, em 90 minutos, com paragens nos três principais centros de desenvolvimento económico: Nine (Famalicão), Barcelos e Viana do Castelo.
A  notícia foi anunciada à margem da assembleia‐geral do Eixo Atlântico do Nororeste Peninsular, que decorreu na Reitoria da Universidade do Minho.
Para o governante “a cooperação territorial é um aspeto que temos de potenciar, porque permite partilhar infraestruturas, equipamentos e serviços a nível transfronteiriço.”
Por outro lado, o secretário‐geral do Eixo Atlântico, Xuan Mao, destacou o facto de ter sido assumido, pela unanimidade das 35 cidades que integram o Eixo “o compromisso com a modernização da linha do Minho e de continuar vigilantes face aos compromissos do primeiro‐ministro de Portugal nomeadamente a abertura dos concursos para as empreitadas antes do fim de março.”
Ana Filipa Ribeiro

Banco de Móveis já ajudou perto de uma centena de famílias

Em pouco mais de meio ano de existência, o Banco de Móveis já devolveu o conforto a mais de 70 famílias do concelho famalicense, com a oferta de mais de 500 móveis. Este é para já o balanço do projeto solidário lançado em junho do ano passado pela Câmara Municipal de Famalicão e o parque comercial “Lago Discount”, através do qual os agregados familiares em situação de carência têm acesso gratuito a móveis e a outros bens materiais para o lar.
 Um número que deixa obviamente satisfeito o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que realça o caráter solidário dos famalicenses que “se têm mostrado sempre prontos para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho”.
 O projeto vai continuar em 2014, no entanto, o edil alerta para o facto de o mobiliário disponível começar a escassear e apela aos famalicenses para que continuem a contribuir, doando os móveis usados que têm em casa.
 Para tal basta contactar os Serviços de Ação Social da Câmara Municipal através do número 252 308 240 ou do email accaosocial@vilanovadefamalicao.org. Refira-se que os móveis podem ser levantados, apenas e só, por pessoas sinalizadas e encaminhadas pelos Serviços Sociais do Município, de forma a garantir que são entregues a quem realmente necessita.

Ana Filipa Ribeiro

Jovem famalicense inova na hotelaria

“Não é um hotel. É mais um prolongamento da sua casa, onde não tem que fazer check-in nem check-out e para entrar basta um número. Um espaço sem papéis para preencher”. É assim que o jovem empreendedor famalicense, Juliano Castro, apresenta o projeto hoteleiro que lançou recentemente no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão e que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, vai visitar na próxima segunda-feira, no âmbito do programa Made in Famalicão.
“Bem-vindo a uma casa portuguesa onde não precisa de chave para entrar!” Vila’s House é um projeto hoteleiro composto por quatro apartamentos, inspirados nas principais personalidades da História de Vila Nova de Famalicão, com uma decoração moderna, descontraída e funcional, que responde às necessidades para quem procura alojamento para momentos de trabalho e lazer.
A visita está inserida no ciclo “Made in Famalicão”, onde o autarca famalicense procura promover e dar a conhecer projetos empreendedores sediados no concelho, concretizando uma política de proximidade com as instituições e as empresas que promovem a inovação e os empresários que arriscam e comprovam o ADN empreendedor do concelho.
Ana Filipa Ribeiro


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Curso de Suporte Básico de Vida para professores das Escolas Secundárias

A CESPU está a desenvolver um conjunto de parcerias com Escolas secundárias, destinadas a desenvolver, incorporar e implementar valências atuais e estruturadas no domínio do Ensino, Formação Profissional e Continuada, potenciando a missão social que lhe subjaz.
É neste sentido que se realiza já no próximo dia 15 de fevereiro, um Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE) para cerca de 15 Professores da área das ciências, que lecionam no Agrupamento de Escolas de V. N. de Famalicão.
 Este curso terá lugar nas instalações da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; Os formandos irão adquirir competências para implementar procedimentos de SBV e uso do DAE em condições de Segurança.
Do plano de formação constam as seguintes valências: Cadeia de sobrevivência; Riscos para o reanimador; Algoritmo do SBV; Utilização do DAE; Desobstrução da Via Aérea; Situações especiais de socorro (dor torácica, alterações do estado de consciência, hipotermia, afogamento, anafilaxia, gravidez e trauma).
Filomena Lamego


Famalicão é capital da camélia por uma semana

As camélias e a gastronomia lado a lado, numa combinação improvável mas que parece resultar em deliciosas experiências gastronómicas. Esta é a sugestão da masterchef famalicense Lígia Santos, que promete mostrar as várias aplicações desta flor na cozinha com o showcooking “Sabor a Camélia”, uma das muitas iniciativas inseridas na primeira edição da Semana da Camélia de Vila Nova de Famalicão, que decorrerá de 24 a 30 de março.
 São uma das mais conhecidas flores de inverno e pela primeira vez gozam de uma atenção especial no município famalicense, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Associação Portuguesa das Camélias. Vulgarmente chamada de japoneira, a camélia faz parte da tradição de muitas casas do Minho, dando cor aos jardins e espaços verdes nos meses de inverno, como é exemplo o Parque da Devesa, em Famalicão, onde em cada canto se pode vislumbrar a beleza e a harmonia desta flor.
 O que muitos desconhecem é a vasta utilidade das camélias, cujas virtudes têm sido aproveitadas para a confeção, por exemplo, de licores, chás e compotas, mas também para a elaboração de outros produtos como é o caso de perfumes e sabonetes.
 O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, espera que os famalicenses aproveitem e participem nas várias atividades agendadas para esta semana e que conheçam todo o universo à volta desta flor, que “faz também parte do património cultural e natural do concelho”.
 Durante uma semana Famalicão prepara-se então para ser a capital das camélias, com a organização de workshops, exposições, conferências, oficinas, entre muitas outras atividades incluídas num vasto programa que pode ser consultado na íntegra no site do município famalicense em www.vilanovadefamalicao.org/_semana_da_camelia.

PROGRAMA

24 de março (segunda feira)

10h00 Abertura da 1.ª edição da Semana da Camélia de Vila Nova de Famalicão com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e da Presidente da Associação Portuguesa das Camélias, Joana Andresen Guedes.
Serviços Educativos – Parque da Devesa

10h30 Inauguração da Exposição “Jardim das Camélias”
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Entrada livre

11h00-12h30 Workshop Propagação, Poda e Cuidados Culturais das Camélias
Parte I – componente teórica
Casa do Território – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
Entrega de certificado de participação

14h00-15h30 Oficina das Camélias
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

14h30-16h30 Workshop Propagação, Poda e Cuidados Culturais das Camélias
Parte II – componente prática
Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
25 de março (terça feira)

10h00- 11h30 Oficina da Fantochada
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

14h00-15h30 Oficina da Fantochada
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
26 de março (quarta feira)

10h00-11h30 Oficina das Camélias
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

11h00-12h30 Workshop Propagação, Poda e Cuidados Culturais das Camélias
Parte I – componente teórica
Verónica Sousa formadora
Casa do Território – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
Entrega de certificado de participação

14h00-15h30 Oficina das Camélias
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

14h30-16h30 Workshop Propagação, Poda e Cuidados Culturais das Camélias
Parte II – componente prática
António Assunção formador
Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
27 de março (quinta feira)

10h00-11h30 Oficina das Camélias
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

14h00-15h30 Oficina do Sabonete
Joana Cunha formadora
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
28 de março (sexta feira)

10h00-11h30 Hora do Conto O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Entrada livre

15h00-18h00 Lugares de Camélias: Visita à Quinta do Mosteiro de Landim
Local de concentração: Parque da Devesa
Deslocação em autocarro
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

21h00-21h30 Entrega dos prémios do Concurso de Fotografia
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

22h00-23h30 Conferência “Camélias Portuguesas”
Jorge Garrido
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre
29 de março (sábado)

14h00-20h00 Inauguração da I Exposição e Concurso de Camélias de Vila Nova de Famalicão
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

“Mercado de Camélias”
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

15h00 Entrega dos prémios da I Exposição de Camélias de Vila Nova de Famalicão
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

16h00 Auto da Plantação da Camélia Branca
Companhia de Teatro «O Andaime»
Parque da Devesa
Entrada livre

17h00 Showcooking “Sabor a Camélia”
Masterchef Lígia Santos
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 
Entrega de certificado de participação
30 de março (domingo)

10h00 Caminhada “A Camélia na Cidade”
Local de concentração: Jardim dos Paços do Concelho
Inscrição obrigatória
E-mail: 
semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org 

10h00-19h30 I Exposição de Camélias de Vila Nova de Famalicão
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

“Mercado de Camélias”
Casa do Território – Parque da Devesa
Entrada livre

15h00-17h00 Oficina das Camélias
Serviços Educativos – Parque da Devesa
Inscrição (obrigatória): semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org

17h00 Chá de Camélia…com Requinte
Restaurante Com Requinte – Parque da Devesa
Entrada livre sujeita a pagamento

19h00 Encerramento da 1.ª edição da Semana da Camélia de Vila Nova de Famalicão
Casa do Território – Parque da Devesa
 Ana Filipa Ribeiro

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Centro Português de Fotografia presente no Colégio A Torre dos Pequeninos

O Centro Português de Fotografia (CPF) levou a cabo, no passado dia sete, uma ação de promoção e formação intitulada “A Arte da Fotografia”destinada aos alunos do Jardim Infância e 1º Ciclo. De acordo com a Dra. Sónia Silva, responsável pela Área de Extensão Cultural e Educativa do CPF, “Embora a Fotografia esteja presente em todo o lado à nossa volta o facto é que nunca (ou muito raramente) refletimos sobre o seu papel e interesse nas nossas vidas. Esta atividade visou precisamente sensibilizar as crianças desde a mais tenra idade para a importância da fotografia, bem como para os vários tipos de fotografia existentes, tendo sido ainda transmitidos alguns conselhos sobre como fazer fotografias e sugestões de atividades relacionadas com a mesma.”
Durante o mês de fevereiro, o Colégio A Torre dos Pequeninos irá desenvolver atividades relacionadas com a fotografia, integradas no projeto anual “Crescer com CRIAtividade”.
“Várias iniciativas estão planeadas para as próximas semanas, desde a visita a um estúdio de fotografia digital; criação de um manual de Fotografia em Movimento e de Ilusão Ótica; realização da oficina de raiografia que,propõe explorar a técnica de raiografia desenvolvida desde o séc. XIX.Sem o recurso à câmara fotográfica são produzidas imagens pela sobreposição de objetos diretamente sobre o papel fotográfico, resultando numa imagem negativa. Nesta oficina a revelação será manual e através da utilização do revelador ecológico, caffenol (à base de café). Esta iniciativa, além de contar com a especial colaboração da Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, implica a criação de um estúdio de revelação na escola; será uma experiência única e enriquecedora para todos os alunos.” – concluia Coordenadora Pedagógica,Prof.ª Zulmira Arantes.
 Filomena Lamego


 



Duatlo de Famalicão já mexe e volta a ter a Devesa como principal cenário

Depois do sucesso das últimas três edições, o dia 2 de março marca o regresso do Duatlo de Vila Nova de Famalicão. A prova, que alia o atletismo ao BTT e que conta com a chancela da associação “Amigos do Pedal”, da Federação de Triatlo de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal, volta a ter o Parque da Devesa como epicentro.
 A inclusão do “pulmão verde” do município famalicense no percurso foi, aliás, a grande novidade da edição anterior da competição, cujo sucesso fez com que a organização voltasse a privilegiar o contacto com a natureza, tanto na vertente de atletismo como na de BTT.
 Será então do Parque da Devesa que sairá novamente uma primeira prova de atletismo com cerca de 5 quilómetros de extensão. O trajeto de BTT, que será percorrido entre as freguesias de Antas e Requião, totaliza um percurso de 20 quilómetros, de 10 quilómetros em 2 voltas, num misto de asfalto e terra e com uma mistura de zonas rápidas com outras técnicas. De regresso à Devesa, a competição termina com uma nova prova de atletismo, num circuito de 2,5 quilómetros de extensão.
 As inscrições estão a decorrer na página oficial da prova, em www.duatlo.com, e a menos de um mês da sua realização estão já inscritas mais de 500 equipas, num número superior a 700 atletas. A organização espera mais uma vez a presença dos melhores atletas nacionais da modalidade e apesar do carácter federativo da prova, que conta para o Circuito Regional Norte da modalidade, a organização está a ser preparada para acolher todos os amadores apaixonados e simpatizantes por estas duas modalidades desportivas.
Filomena Lamego


Famalicenses consomem água de qualidade

Os famalicenses podem estar tranquilos relativamente à qualidade da água que consomem. De acordo com os dados do último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o concelho de Vila Nova de Famalicão apresenta uma percentagem de água segura distribuída às populações na ordem dos 99,71 por cento. Os dados baseiam-se nas mais de duas mil análises realizadas durante o ano de 2012, pelo Instituto de Água da Região Norte.
 Desta forma Vila Nova de Famalicão apresenta um número superior à meta que é definida pelos especialistas do estudo, que apontam como ideal uma qualidade de água de 99 por cento.
 Os números “bastante positivos” deixam o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha “muito satisfeito”. “A qualidade da água é um indicador essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de uma região e do bem-estar da sua população, por isso, este resultado deixa-nos obviamente satisfeitos”.
 Refira-se que o universo de população servida com água pública no concelho famalicense é de 121.128 pessoas sendo o volume de água distribuído de 20.781 m3 /dia. O abastecimento de água no concelho de Famalicão é assegurado pelo Sistema Multimunicipal do Noroeste. Recorde-se ainda que a rede de água no concelho tem uma extensão de cerca de miul quilómetros, e uma cobertura superior a 90 por cento.
 De acordo com o estudo em Portugal tem-se verificado uma evolução muito positiva, quer quanto à qualidade da água distribuída, quer quanto à realização do número de análises obrigatórias para o seu controlo. Com efeito, os últimos dados nacionais conhecidos não deixam quaisquer dúvidas sobre este assunto, evidenciando uma clara melhoria no controlo da qualidade da água na última década.
Filomena Lamego

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Famalicão prepara Carnaval mais divertido do país

Por uma noite cada pessoa pode ser aquilo que quiser, um super-herói, uma figura de banda desenhada ou uma personagem inventada. O importante é dar asas à imaginação e sair à rua, entrar na folia e divertir-se. Este é o mote do Carnaval famalicense. A iniciativa que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos nos últimos anos, é já considerada uma das maiores festas de carnaval do país. Aqui não há um programa agendado, não há samba nem sequer corso carnavalesco. A única coisa que está garantida é a animação.
Com o fecho das ruas, os foliões tomam conta da cidade e ninguém fica em casa. O palco principal será as ruas envolventes ao Parque da Juventude, nomeadamente as ruas Luís Barroso, Luís de Camões, Praça 9 de Abril, Avenida de França e Rua D. Fernando I.
Por uma noite tudo pode acontecer.
Quem faz a festa são os foliões, mas a Câmara Municipal também dá o seu contributo a esta festa popular, proporcionando muita animação e segurança.

Está dado o mote para a festa de maior folia em Vila Nova de Famalicão

Programa
Dia 27/02 (Quinta-feira)
Carnaval Sénior| 14h30
Local: Pavilhão Municipal das Lameiras

Dia 28/02 (Sexta-feira)
Desfile de Carnaval Infantil | 14h30
Percurso:
Desfile >  Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda Luís de Camões e Parque da Juventude
Grupos Animadores:
Os Bombos do Infante do Externato Infante D. Henrique e
Tocas Tu e Toco Eu da Didáxis de Riba de Ave

Instituições Participantes:
APPACDM de Braga - Complexo V. N. Famalicão
Associação de Moradores das Lameiras
Casa do Pessoal do Hospital de Vila Nova de Famalicão
Centro Escolar Luís de Camões
Centro Social de Castelões Polo de Pedome
Centro Social Oliveira Sta. Maria
Creche Mãe
EB1 de Cabeçudos
EB1 de Seide S. Miguel
EB1 S. Miguel-O-Anjo
Gabinetes Sociais das Urbanizações Bétulas, CICAL, Fradelos e Lousado
Infantário da Escola Preparatória de Vila Nova de Famalicão
J I do Centro Social da Paróquia de Landim
Jardim de Infância da Lage - Calendário
Jardim de Infância de Cabeçudos
Jardim de Infância de Esmeriz
Mais Plural
Carnaval no Comboio | 14h30
Local: Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado

Dia 03/03 (Segunda)
Atelier de Máscaras de Carnaval | 10h00
Local: Museu da Indústria Têxtil
Contactos e Informações: geral@museudaindustriatextil.org
Telefone: 252 313 986

Carnaval Sénior-Mega aula desportiva | 14h30
Local: Pavilhão Municipal
Participação: Comunidade e Instituições de Apoio a Idosos

Noite de Carnaval | 21h00
Desfile de Carêtos Motards | 21h30
Exibição Musical “Terceira Dimensão” (Arnoso Sta. Maria) – 1.ª parte | 22h30
Desfile Concurso de Mascarados | 23h30
Exibição Musical “Terceira Dimensão” (Arnoso Sta. Maria) – 2.ª parte | 00h30
Animação musical pelos bares participantes até às 05h00
Colaboração:
Estabelecimentos de Restauração e Bebidas (Bares)

Filomena Lamego

PSD indica famalicense para os Estaleiros de Viana

O PSD indicou o deputado Jorge Paulo Oliveira para integrar a comissão de inquérito ao processo que levou à extinção e subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo.
 Para além daquele, também pelo PSD vão integrar a comissão Mónica Ferro, Fernando Negrão, Eduardo Teixeira, Afonso Oliveira, Nuno Sá Costa e Ângela Guerra. A tomada de posse está marcada para a próxima terça-feira, no Parlamento, e será presidida pela deputada e presidente do PS Maria de Belém Roseira.
 Integram para além de Maria de Belém Roseira,  a comissão pelo PS os deputados António Gameiro, Jorge Fão, Rui Paulo Figueiredo e Agostinho Santa. O PCP indicou os deputados António Filipe e Carla Cruz. O CDS-PP será representado pelos deputados Abel Baptista e Otília Gomes. Pelo BE, vai tomar posse a deputada Mariana Aiveca.
 O inquérito parlamentar foi requerido potestativamente, de forma a torna-lo obrigatório, pelos grupos parlamentares do PS, do PCP, do BE e do PEV.
 A resolução que levou à criação da comissão de inquérito, a qual dispõe de um prazo de 120 dia para terminar os seus trabalhos, terá por missão "apurar as circunstâncias e responsabilidades que levaram à decisão de extinção dos ENVC e de concessão das suas instalações a uma empresa privada”. A comissão de inquérito deverá, de igual modo, "indagar" o "modo como o Governo tem acompanhado junto da Comissão Europeia o desenvolvimento do processo relativo ao procedimento pendente relativo à execução da política de concorrência auxílio estatal a favor dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, SA".
Ana Filipa Ribeiro

2.º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE C Associação Académica da Didáxis vincadomínio individual e coletivo

O Clube de Xadrez Escolar da Escola Básica Dr. Nuno Simões organizou, no passado dia 8 de fevereiro de 2014, o 2.º Encontro Distrital Escolar - Série C com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Este Torneio dirigia-se aos alunos do clube escolar Associação Académica da Didáxis, Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas D. Sancho I e Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
Bruno Ribeiro (AA Didáxis) foi o grande vencedor com uma performance 100% vitoriosa: 7 pontos em 7 jogos! Em 2.º e 3.º lugares classificaram-se os seus colegas de equipa Carlos Azevedo e Elisa Oliveira (1.º lugar feminino). A AA Didáxis dominou este Torneio individual e coletivamente, pois conquistou 12 prémios individuais dos 15 prémios em disputa!
A iniciativa, que contou com a presença de 60 jogadores, deu continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2013/2014, tendo como principal objetivo criar uma competição saudável entre os alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão. O 3.º Encontro Distrital Escolar realizar-se-á no dia 22 de fevereiro na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme e promete, mais uma vez, emoções fortes até ao último segundo no “quadrado mágico”…
Mais informações: http://chess-results.com/tnr124145.aspx?lan=10&art=1&wi=821
Ana Filipa Ribeiro

BENJAMINS B DO FAMALICÃO VENCEM NO ULTIMO JOGO DA 1.ª VOLTA

Na última jornada da 1.ª volta do campeonato, disputado no passado sábado, os benjamins B do Famalicão deslocaram-se ao terreno do vizinho Operário FC e venceram a partida por 4-2.
A partida até começou da melhor forma para a turma da casa, que através de um livre direto abriu o marcador. Na resposta, o Famalicão também através de livre direto viu o Simão colocar a bola dentro da baliza do adversário fazendo assim a igualdade na partida. Até ao final da primeira metade de jogo, o Famalicão faz o segundo golo através do Luís e é com este resultado de 2-1 que se chega ao intervalo.
O jogo sempre bem disputado e equilibrado entre as duas equipas que procuravam a vitória, com oportunidades de golo para ambas as partes.

A sorte do jogo favoreceu o Famalicão que foi mais eficaz na concretização em que marcou mais dois golos na segunda parte através do Simão e Dani, sofrendo apenas mais um, obtendo assim uma vitória justa sobre um adversário que demonstrou em campo ter uma equipa que discutiu o jogo até ao final da partida.
Filomena Lamego

Didáxis organizou workshop para professores de Inglês


No âmbito do Projeto Cambridge English que a Academia Didáxis está a implementar neste ano letivo, foi levada a cabo uma formação direcionada para professores de Inglês que ensinam públicos mais jovens.
As teacher trainers Angie Lopes e Lucy Bravo dinamizaram atividades dirigidas aos Cambridge Young Leaners e esclareceram como implementar os exames da Universidade de Cambridge a um público que ainda está a descobrir a sua identidade linguística.

Filomena Lamego

Famalicão é vice-campeão do Open Vale do Sousa

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, esteve em excelente nível no Open Vale do Sousa, realizado nas piscinas municipais de Felgueiras, nos dias 08/09 de Fevereiro de 2014, com a participação de 41 nadadores.
Famalicão sagrou-se vice-campeão do Open Vale do Sousa, imediatamente atrás do Futebol Clube do Porto, totalizando 333 pontos.
Os nadadores Famalicenses conquistaram 32 medalhas, das quais 13 medalhas de ouro (Graça Araújo 3 medalhas, Hugo Morais 3 medalhas, Beatriz Martins 2 medalhas, José Freitas 2 medalhas, Mateus Carvalho 1 medalha, Cristiana Ribeiro 1 medalha, Miguel Santos 1 medalha) 12 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze.

Para o responsável técnico do Clube Pedro Faia, “foi uma competição extraordinária, que além de servir de avaliação da preparação que estamos a efetuar para os próximos campeonatos nacionais, contribuiu para injetar confiança, motivação e muita ambição em obter resultados desportivos. Este grupo de nadadores é verdadeiramente fantástico, quer em qualidade, quer em potencial desportivo, para garantir o presente e o futuro, na procura do rendimento desportivo. Queremos ver os nossos nadadores a elevar o nome de Famalicão no país e além-fronteiras, tornando a bandeira do Clube de Famalicão!”.
Ana Filipa Ribeiro

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os cursos noturnos da D. Sancho I estiveram representados na Letónia em projeto europeu

A Escola Secundária D. Sancho I participou, de 29 a 31 de Janeiro de 2014, no segundo encontro do projeto Grundtvig “Think Tank - Creating Captivating Teaching Strategies for Vulnerable Learners”, que teve lugar na Letónia. Além da organização anfitriã, estiveram ainda presentes instituições provenientes da Bélgica, Chipre, Espanha, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal e Turquia.
 Este projeto europeu tem como objetivo colocar em ligação parceiros que, nos seus contextos particulares no ensino adultos e nas suas práticas diárias de ensino-aprendizagem, se deparem com problemas educativos particulares, envolvendo sobretudo pessoas pertencentes a grupos socialmente desprotegidos.
 No encontro, foram apresentadas, por todos os parceiros, sugestões metodológicas para serem testadas em algumas das instituições presentes, que, diariamente, enfrentam a desmotivação e as dificuldades de aprendizagem dos seus utentes. Assim, as sugestões tiveram em conta os grupos vulneráveis de aprendentes que frequentam essas instituições e revestem-se de aspetos lúdicos, que permitem motivar os adultos a aprender, facilitando o seu crescimento pessoal e a sua integração em termos cognitivos, afetivos e comportamentais.
 Cabe a um dos países intervenientes, a tarefa de redigir, no final de cada encontro, uma sinopse contendo todos os problemas analisados, assim como todas as sugestões apresentadas para os solucionar.
 As diversas metodologias apresentadas serão compiladas num compêndio de boas-práticas, que poderá, depois, ser usado por outras instituições que têm ensino de adultos e se deparem com problemas semelhantes.
Ana Filipa Ribeiro  


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Prioridade da Variante à EN 14 deve ser assumida também pelo Parlamento

Jorge Paulo Oliveira, quer que o Parlamento declare “prioritária” a execução da variante à Estrada Nacional 14, entre os Concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia e recomenda ao Governo que considere “A execução da variante à Estrada Nacional 14, entre os Concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, como uma obra prioritária, dado o seu carácter absolutamente decisivo para o elevado índice industrial situado a norte da Área Metropolitana do Porto e na área sul do Vale do Ave”.



O deputado considera que a Estrada Nacional 14, entre a Maia (Nó do Jumbo) e Vila Nova de Famalicão (Nó da Cruz IP1/ A3) se encontra há demasiado tempo sobrecarregada de trânsito rodoviário, impedindo a normal circulação de pessoas e mercadorias, dificultando o funcionamento das muitas e fortes unidades industriais servidas por esta artéria central do Norte do País e a consequente degradação progressiva do pavimento, bem como a diminuição da segurança.
Sendo também uma forte tradição industrial e exportadora das empresas que compõem o parque empresarial destes Concelhos, empresas essas que lidam diariamente com o estrangulamento rodoviário desta via e que reclamam uma solução urgente, sob pena de serem obrigadas, algumas delas, a pensar na deslocalização para outros Concelhos estando os Municípios envolvidos (Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia) nesta matéria em absoluto consenso.
Considerando que o projeto base está concluído e aprovado desde o final de 2011, como corolário de um longo trabalho técnico e de concertação interinstitucional que inclui o Estudo Prévio e a respetiva Declaração de Impacto Ambiental, embora seja admissível que o mesmo possa ser retificado por forma a obter-se uma redução do seu custo, atento a situação de graves dificuldades que o País atravessa.
 Por fim, que o Relatório Final do grupo de trabalho para as Infraestruturas de Valor Acrescentado (IEVA) prevê, no setor rodoviário, as “Acessibilidades na EN14 entre V. N. Famalicão e Maia” como um dos 23 projetos prioritários, selecionado em 6 lugar e como um projeto complementar à RTE existente.
Ana Filipa Ribeiro



Cooperação com a FORAVE

No âmbito do Programa de Cooperação da Continental Mabor com a FORAVE, várias têm sido as iniciativas desenvolvidas que têm permitido uma maior aproximação entre as duas instituições.
Para além do acolhimento de estágios do 2º e 3º anos dos vários cursos da FORAVE, têm também sido proporcionadas visitas de estudo às instalações da Continental mabor, o que tem permitido um maior conhecimento das reais necessidades do contexto laboral, bem como a aplicação da teoria à realidade.
Pelo 3º ano consecutivo, dois técnicos da Engenharias 1 e 2, acompanharam as Provas de Aptidão Profissional (PAP) de dois alunos, no âmbito do programa de “Padrinhos”, estabelecido entre as duas instituições.
… Esta cooperação, contempla também a oferta de equipamentos, obsoletos para a CMIP, mas com utilidade para as aulas práticas da FORAVE, conforme ocorreu no passado dia 30 de Junho.
… Na “Semana de transição escolar”, o colaborador Simão Castro (DE2) esteve também nas instalações da FORAVE a dar o seu testemunho enquanto ex aluno da FORAVE e atual colaborador da CMIP.
…quatro professores da área tecnológica dos Cursos Profissionais  de Eletrónica, Automação e Comando e de manutenção Industrial, realizaram de 15 a 17 de julho um estágio na empresa, integrando nos diferentes departamentos da Engenharia, as equipas de manutenção preventiva, avarias e projeto.

Esta dinâmica assume-se como uma mais valia para os parceiros porque permite a aproximação dos conteúdos das matérias lecionadas na escola à realidade da Continental Mabor e a preparação dos alunos mais focada nas necessidades da empresa.
Filomena Lamego

Quinzena gastronómica é receita contra o frio

Para contrariar o frio que tem assolado o país, nestes últimos meses, nada melhor do que aconchegar o estômago e afagar a alma com as mais tradicionais iguarias da gastronomia minhota. Se o frio apura o paladar do cabrito assado no forno, dos rojões com papas de sarrabulho ou do bacalhau com broa não se sabe, o que se sabe é que ninguém fica com frio depois de provar estas iguarias.
Assim, até 15 de Fevereiro, Vila Nova de Famalicão convida todas as pessoas a provarem uma ementa recheada de sabor, cor e calor. Trata-se de mais uma edição da Quinzena Gastronómica, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em diversos restaurantes do concelho.
A gastronomia regional é para o Presidente da Câmara Municipal, um “importante elemento de atração turística”. Paulo Cunha reconhece o trabalho e a importância dos restaurantes do concelho na promoção e valorização do município e lança ainda o desafio para que os famalicenses participem nesta iniciativa e comprovem eles próprios, “o quão deliciosa é a nossa cozinha”.

Além da avaliação do público, todos os pratos confecionados pelos restaurantes a concurso, serão igualmente sujeitos à apreciação de um Júri, composto por representantes da Câmara Municipal, da Confraria dos Gastrónomos do Minho e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.
Ana Filipa Ribeiro

IV Semana da Fotografia – “Fotografia e Sentidos”

O Curso de Operador de Fotografia da Oficina -  Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres vai realizar a sua 4ª edição da Semana da Fotografia, que decorrerá  no período de  17 a 21 de fevereiro. Esta edição conta com o tema “Fotografia e sentidos”, em que , mais uma vez, os alunos, através dos seus trabalhos, mostrarão as técnicas que aprenderam durante ano e meio de formação, bem como as suas criações artísticas que se tornam uma exigência da necessidade humana.
Durante a IV Semana da Fotografia, quem visitar a OFICINA terá a oportunidade de  apreciar as várias exposições temáticas, material fotográfico, o laboratório e o estúdio de fotografia. Poderá ainda tirar fotografias e participar nos ateliês e workshops de fotografia.

Visite o site www.oficina.pt, onde poderá conhecer o programa da IV Semana da Fotografia.
Ana Filipa Ribeiro