A Igreja do Mosteiro de Landim é palco de um concerto de Páscoa com repertório litúrgico e lírico, no próximo dia 4. O espetáculo, com entrada livre, marca o arranque do projeto cultural “Viver – Vila Nova de Famalicão”, promovido pela Câmara Municipal, que irá levar a cultura aos vários espaços e lugares de referência histórica e social do concelho famalicense. Para já, estão agendados um conjunto de eventos como peças de teatro, espetáculos de música, artes visuais e performativas em vários espaços alternativos, abertos ao público.
Para além do concerto, a iniciativa prevê ainda a realização de visitas guiadas à Igreja e Mosteiro, incluindo aos jardins e claustros, entre as 20h00 e as 24h00.
O Mosteiro de Landim é um dos exemplares mais ricos e emblemáticos do estilo românico de Entre-Douro e Minho, classificado como imóvel de interesse público desde 1996.
O concerto que conta com o apoio e a colaboração da Paróquia de Santa Maria de Landim, da Junta de Freguesia e da Família Sampaio Nóvoa, terá como pianista Rui Mesquita e tenor principal Nuno Oliveira (Montalto), acompanhados pela Orquestra de cordas da escola “Arteduca” e sopro. Este concerto consta de um repertório que habitualmente interpreta em concertos litúrgicos e líricos, acrescido de alguns temas de autoria pessoal como “meu menino meu anjo”, ou numa perspetiva de enriquecimento do concerto que se propõe realizar, o convite a interpretar outros temas integrados no ambiente religioso, levando a uma sonoridade seletiva e intimista, num cenário que se enquadra pela época (Páscoa) e pelo contexto - o Mosteiro de Landim.
Ana Filipa Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário