O Sistema Automático de Monitorização de Águas Termais da autoria de três alunos do Instituto Nun’Alvres foi o grande vencedor da final famalicense do Concurso Municipal de Empreendedorismo, que o IN.AVE - Rede de Empreendedorismo do Ave - está a promover nas escolas secundárias e profissionais da região. O anúncio dos três vencedores decorreu ontem numa cerimónia que teve lugar na Universidade Lusíada de Famalicão, realizada no âmbito da Quinzena da Educação de Famalicão.
A ideia de negócio dos jovens Rafael Carneiro, José Neto e Bruno Cruz valeu-lhes o passaporte para a final intermunicipal do dia 7 de junho. O projeto SAM, como foi intitulado, consiste num processo de controlo da temperatura da água termal, que pode ser efetuado através de um smartphone ou de um computador.
O produto destina-se essencialmente a empresas termais, mas segundo os criadores, pode também vir a ser implementado em grandes edifícios ou habitações para o reaproveitamento da temperatura das águas. De acordo com os mentores do projeto, a aquisição e a instalação do sistema rondará os 800 euros.
À final do dia 7 de junho vão também os projetos “Safety Helmet”, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, e “Conselheiras da Fortuna”, da FORAVE, que arrecadaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.O projeto “Safety Helmet” consiste na criação de um capacete de segurança para os trabalhadores da área da construção civil e mineira que, entre outras funcionalidades, é capaz de detetar objetos em movimento, bem como medir distâncias através de infravermelhos. A área do empreendedorismo social saiu também vencedora com o projeto “Conselheiras da Fortuna”. Um serviço de aconselhamento financeiro porta a porta que pretende ajudar as pessoas a poupar.
Ana Filipa Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário