Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Iniciativa “10 Semanas, 10 Competências”

“Há sempre algo a aprender seja com quem for…”, estas palavras traduzem a filosofia de vida do dinamizador do workshop que encerrou o mês de Janeiro. Filosofia essa que é a essência do projecto “10 Semanas, 10 Competências” promovido pelo Centro Novas Oportunidades da Forave.

Durante o mês de Janeiro foi possível aprender com Sidónio Leite e Diamantino Sá sobre o tema “Cinema e Música”; com Regina Tolentino “Danças de Salão”, com Ricardo Romano sobre “Pesca à Pluma”, com Jorge Moreira, Filipe Pereira e Armando Cunha sobre “Fotografia”.

Foi num ambiente informal e descontraído que os dinamizadores dos referidos workshops partilharam com os participantes a sua paixão, os seus conhecimentos, proporcionando a todos um enriquecimento cultural e um alargamento dos seus conhecimentos.

Sobre a temática Cinema, o orador Diamantino Sá, trouxe consigo toda a sua experiência de projeccionista cinematográfico. Em contexto de partilha, as técnicas e tecnologias desta profissão, imortalizadas no filme “Cinema Paraíso”, foram demonstradas e explicadas com a voz saudosista do antigo profissional.

A representar o tema Música, o orador Sidónio Leite, partilhou os seus conhecimentos sobre o Vinil, e o seu coleccionismo. Na condição de comerciante de discos em vinil, falou da sua actividade itinerante de compra e venda, revelando os títulos mais procurados no mercado português, como é o caso dos vinis de rock português dos anos 70s.

Ao ritmo do bolero, cha-cha-cha e de outras danças, os participantes tiveram oportunidade de “dar um pezinho de dança” e mostrar os passos aprendidos com a dupla Regina Tolentino e Miguel Gouveia. Foi patente o entusiasmo contagiante e uma certeza ficou, a de que este tipo de iniciativas deverá continuar.

Quanto ao workshop dinamizado por Ricardo Romano, tendo como fundo a pesca, os participantes mais do que ouvir o que é a pesca à pluma, puderam constatar que a execução de uma pluma é um exercício artístico. Arte que requer paixão, gosto e dedicação. Ao longo do workshop, os participantes foram intervindo, colocando questões e abordando aspectos como o estado dos nossos rios e o tipo de fauna dos mesmos.

No mês de Fevereiro, esta iniciativa prosseguiu com o workshop sobre “fotografia” dinamizado por 3 adultos: Armando Cunha, Jorge Moreira e Filipe Pereira.

Armando Cunha descreveu o início da fotografia e as suas técnicas originais, assim como das suas diferentes aplicações (ramo comercial, da moda e do desporto). Abordou também as máquinas fotográficas que utilizam filme, vulgarmente chamado de “rolo”, tipo usado durante muitos anos.

Por seu lado, Jorge Moreira abordou a fotografia com especial incidência na arte de retratar a natureza, as técnicas e objectivas utilizadas. À medida que ia falando, foi complementando as suas histórias com exemplos de trabalhos seus que se encontravam expostos.

Por fim, o último orador, Filipe Pereira abordou a fotografia actual, as máquinas digitais, suas características, bem como explicou algumas técnicas usadas para obter diferentes efeitos. Referiu ainda os programas a que se recorre para a edição de foto e os cuidados a ter com o equipamento.

O Centro Novas Oportunidades da FORAVE deu o primeiro passo no caminho da aprendizagem, proporcionando a todos a participação nos seus workshops gratuitamente. O próximo, subordinado ao tema Pintura, decorrerá no dia 17 de Fevereiro, às 19 horas no edifício central do Parque Comercial Lago Discount em Ribeirão. Cabe à comunidade dar o segundo passo, participando.

Filomena Lamego


Sem comentários: