Mais de 1700 estudantes de 350 escolas de todo o país participaram no passado dia 1 de março na 9.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos na Arena d’Évora.
Este é um dos maiores eventos de Matemática recreativa organizados no nosso país que põe à prova, de forma lúdica, o raciocínio abstracto dos alunos participantes. A organização desta iniciativa envolveu o Departamento de Matemática da Universidade da Universidade de Évora, Câmara Municipal de Évora, a Associação de Professores de Matemática (APM), a Associação Ludus, o Programa Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
Para se apurarem os melhores entre os melhores, os estudantes disputaram doze torneios simultâneos de diversos jogos matemáticos distribuídos por ciclos de ensino: Semáforo (1º ciclo), Gatos e Cães (1º e 2º ciclos) e Rastros (1º, 2º e 3º ciclos), Hex (2º, 3º ciclos e Secundário), Avanço (3º ciclo e Secundário) e Produto (Secundário), que envolvem raciocínio matemático sem a componente da sorte ou do azar.
Cada escola podia apresentar até um aluno por ciclo e por jogo, sendo que, na Fase Preliminar, de manhã, os competidores estavam agrupados em grupos de 12. Os alunos iam sendo eliminados até que, para a Fase Final, de tarde, eram apurados o primeiro de cada grupo… A Didáxis-Vale S. Cosme fez-se representar com uma comitiva de 7 alunos (Luís Silva-Avanço; Nuno Marques-Produto; Tiago Messias-Hex; Andreia Mendes-Avanço; Miguel Machado-Hex; André Barbosa-Gatos e Cães; e Cristiana Rodrigues-Rastros) acompanhados pela professora responsável Mariana Faria.
Na Fase Final o grande destaque foi para o vice-título nacional obtido por Luís Miguel Silva (Avanço-Ensino Secundário) e o 10º lugar conquistado por Andreia Mendes (Avanço-3º Ciclo).
A grande mais valia desta competição nacional é, de uma forma lúdica, contribuir para a divulgação da matemática, ajudando a desmistificar e estimulando o gosto dos alunos para esta ciência exacta. Desta forma, os jogos podem criar motivação para o pensamento e a investigação matemática, onde os alunos podem, através daqueles, desenvolver a destreza motora, rapidez de decisão, velocidade e de raciocínio, solidariedade, imaginação, criatividade e a capacidade de criar estratégias.
O Coordenador de Departamento:
Mário Oliveira
Mário Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário