Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Prémio de Conto Camilo Castelo Branco entregue ao escritor Pires Cabral esta quinta-feira

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco é entregue esta quinta-feira, dia 17 de Novembro, ao escritor António Manuel Pires Cabral, pela sua obra "O Porco de Erimanto". O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, homenageia o vencedor do prémio numa cerimónia que vai decorrer a partir das 17h00, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, na cidade famalicense. Para além do autarca estarão ainda presentes o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, o porta-voz do júri, Afonso Cruz que foi o autor premiado em 2009, entre outras personalidades.
Pires Cabral é o 20.º escritor premiado com este galardão, instituído através de uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Famalicão. O prémio tem um valor monetário de 7.500 euros e já reconheceu escritores como Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Luísa Costa Gomes, José Eduardo Agualusa, António Mega Ferreira entre outros Afonso Cruz.

A obra vencedora "O Porco de Erimanto" é uma colectânea de contos publicada pela Cotovia e mereceu o voto do júri que enalteceu a "diversidade dos registos linguísticos" e o "trabalho de apuro estilístico do texto". O júri foi constituído por Afonso Cruz, José António Gomes e Serafina Martins, com a coordenação de Fernando Miguel Bernardes.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Epitáfio de ser...

Amigo de todas as horas, alma grande de poeta em construção, o Filipe partiu.
Deixou-nos assim, sem jeito para balbuciar uma desculpa pelas nossas faltas de atenção, pelas nossas crónicas faltas de tempo - faltas graves nas manifestações de amizade que tínhamos o dever de retribuir.
Estamos todos mais pobres, privados do conforto daquela amizade, daquele sorriso calmo, das infindáveis conversas acerca de tudo e de nada - da vida, por assim dizer.
Descansa em paz, bom amigo. Até sempre.

Carlos de Sá

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Loja Social promoveu campanha de recolha de alimentos com sucesso

A Loja Social de Vila Nova de Famalicão organizou, no passado fim-de-semana, uma recolha de alimentos junto ao supermercado “Lidl”, na freguesia de Pousada de Saramagos.
Com o apoio de 14 voluntários a acção resultou na angariação de uma grande diversidade de bens alimentares. Os famalicenses aderiram à campanha e mostraram o seu espírito solidário doando essencialmente alimentos.
Os bens estão agora disponíveis para fazer face às necessidades das famílias carenciadas na Loja Social sita no Centro Comercial Galiza, na Rua Direita, em Famalicão.

Para além das campanhas de recolha de alimentos, as Lojas Sociais estão abertas a donativos, que podem ser alimentos, brinquedos, material didáctico e até pequenos electrodomésticos.
Refira-se que, em tempo de crise económica, o apoio aos mais necessitados é uma das maiores preocupações da Câmara Municipal. Através de uma rede de Lojas Sociais, espalhadas por diversas freguesias do concelho, a autarquia satisfaz as carências imediatas das famílias.

Ao todo, são seis Lojas que estão localizadas em Vila Nova de Famalicão, Antas, Joane, Delães, Carreira e Oliveira São Mateus.

Sandra Ribeiro Gonçalves