Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livro de receitas conventuais lançado no Mosteiro de Landim

“Receitas da Casa do Mosteiro de Landim” é o nome do livro que é lançado no próximo sábado, pelas 16h30, no Mosteiro de Landim pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. O livro reúne um conjunto de 187 receitas de doces que foram retiradas do caderno manuscrito de Maria Henriqueta Leal Sampaio, sobrinha do historiador Alberto Sampaio, que o redigiu entre finais do século XIX e o primeiro quartel do século XX.
A apresentação vai decorrer na Casa do Mosteiro de Landim e estará a cargo das autoras dos textos de enquadramento do caderno de receitas – Maria Adelaide Sampaio da Nóvoa de Faria, sobrinha bisneta da autora do Livro de Receitas, e de Isabel Maria Fernandes, ex-directora do Museu de Alberto Sampaio e estudiosa da gastronomia minhota.
Neste livro consta um conjunto significativo de receitas de biscoitos, bolachas, bolinhos, bolos, doces de colher, doces de fruta, fritos (doces), morcelas e chouriços doces, pães e pãezinhos, pastéis, pudins. O livro contém ainda várias receitas da Pastelaria Bezerra, de Vila Nova de Famalicão e do convento de Santa Clara de Guimarães, entre as quais o toucinho-do-céu e as tortas de Guimarães, bem como do convento de Vairão, em Vila do Conde. O livro, com 196 páginas e capa dura forrada a tecido preto, é edição de uma nova editora – Despertar Memórias, Lda – sediada em Guimarães e vocacionada para a edição de publicações relacionadas com o património e a cultura (http://despertar-memorias.com/).O preço de lançamento será de 20 euros (com um desconto de 20 por cento em relação ao preço de venda ao público – 25 euros).

Sandra Ribeiro Gonçalves

1 comentário:

Miguel disse...

Parabéns pela iniciativa vou lá estar para adquirir um exemplar.