Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jorge Paulo Oliveira reúne com “Bem-me-Quer”

Jorge Paulo Oliveira, deputado à Assembleia da República pelo circulo eleitoral de Braga, esteve ao final de tarde do dia de ontem, reunido com a Direcção da ”Associação Bem-me-Quer”.

O encontro solicitado por aquela Instituição Particular de Solidariedade Social, sedeada na freguesia de Delães, do concelho de Vila Nova de Famalicão, teve por objectivo dar a conhecer ao parlamentar famalicense a realidade, as dificuldades e os anseios da associação.

Vocacionada para intervir nas áreas educativa e social, a “Bem-me-Quer” surgiu em 2003, como uma solução para o eminente encerramento do antigo Centro Infantil de Delães (CID), propriedade do Centro Distrital de Segurança Social de Braga, cujas condições de funcionamento e instalações não eram as mais adequadas.

A “Bem-me-Quer” assumiu então a gestão dos antigos edifícios onde funcionava o referido CID, dotado de valências de creche, pré-escolar e A.T.L. (Actividades de Tempos Livres), iniciando a construção de um edifício de raiz.

O novo edifício projectado para receber as valências do pré-escolar e ATL, uma vez construído, acabaria por albergar também a creche e o próprio refeitório situados no antigo edifício, por imposição dos serviços da Segurança Social, sob pena de encerramento.

A Associação sublinha que o novo edifício foi projectado e construído de acordo com as orientações recebidas da Segurança Social que, incredulamente, vem agora impor a retirada da valência do ATL do novo edifício.

A “Bem-me-Quer” procura encontrar uma solução para esta exigência, mas depara-se com um problema que se arrasta no tempo. Em 2003, a Instituição celebrou com a Segurança Social um acordo de gestão dos edifícios antigos. Construiu, com financiamentos públicos e privados, um novo edifício, contíguo aos primeiros, em terreno propriedade da Segurança Social, mas nunca foi actualizado o primitivo Acordo de Gestão, nem celebrado qualquer outro tipo de contrato que legitime a posse do mesmo. Ora, esse facto tem impedido que a Associação possa aceder a linhas de financiamento públicos que lhe permitiriam, por exemplo, realizar as obras de adaptação e de ampliação, respondendo às necessidades que fossem surgindo a cada momento.

O deputado que se disponibilizou a ajudar a associação a encontrar as melhores soluções possíveis, ficou também a conhecer todos os passos que esta tem dado para resolver os problemas pendentes, o último dos quais materializado num pedido de reunião a Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, do novo governo.

Filomena Lamego

Sem comentários: