Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Serralheiro detido por tentativa de furto em supermercado

A PSP de Famalicão deteve na passada segunda-feira um serralheiro de 37 anos por ter passado na caixa registadora de um supermercado ocultando duas embalagens de bacalhau. O detido, residente em Brufe, tentou passar as duas embalagens, no valor de 13,98 euros, escondidas sob o casaco.Foi identificado pela polícia e notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Famalicão.

Sandra Ribeiro Gonçalves

terça-feira, 22 de maio de 2012

Francisco Louçã vem a Riba de Ave para comício



Francisco Louçã estará em Riba de Ave no próximo sábado para um comício a realizar na Junta de Freguesia de Riba de Ave pelas 21h30. O coordenador nacional do Bloco de Esquerda fará acompanhar-se de Pedro Soares, da coordenadora de Braga.
Recorde-se que este mesmo comício já chegou a estar agendado para o mês de abril, tendo sido adiado em consequência da morte de Miguel Portas, destacado militante do partido.

Sandra Ribeiro Gonçalves

Concurso para fornecimento de refeições: Bloco exige esclarecimento

O Bloco de Esquerda exige um esclarecimento do vice-presidente da Câmara, Paulo Cunha, acerca de onde podem ser consultados o Caderno de Encargos e Manuel de Procedimento do concurso público para fornecimento de refeições em diversas escolas do concelho. Em comunicado, o partido, que denunciou a falta daqueles documentos na deliberação submetida à Assembleia Municipal e acusou o executivo de estar a cometer uma ilegalidade, afirma que caso não haja este esclarecimento, "a Câmara Municipal deverá cancelar este concurso e o Vereador Dr. Paulo Cunha ficará sem condições políticas para poder continuar a desempenhar o cargo que ocupa, por reiteradamente ter faltado à verdade".
No rescaldo da reação do vice-presidente à denúncia, o Bloco lamenta que Paulo Cunha "se esteja a usar este delicado tema para fazer chicana política". Sublinham que "para o BE não há temas tabu e jamais abdicará do seu papel fiscalizador da Câmara Municipal".
O Bloco de Esquerda reitera a sua preocupação com a atitude que caracteriza de "anti democrática e autoritária" daquele membro do executivo, e considera mesmo "inaceitável que o vice-presidente da Câmara Municipal venha dizer que o Cadernos de Encargos e Manual de Procedimentos de um concurso público não devam ser do conhecimento de um partido representado na Assembleia Municipal, neste caso do BE, quando de acordo com a lei é a Assembleia Municipal que tem o poder fiscalizador da actividade da Câmara Municipal".O Bloco afirma ainda que continuará a questionar a Câmara Municipal sobre o que entender "pertinente", e que continuará a denunciar tudo quanto "de forma menos clara, ponha em causa o erário público e os legítimos interesses da população. Foi para isso que recebemos o voto e o mandato dos famalicenses".

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Empresários na Casa das Artes

“As multinacionais fazem dinheiro, mas as empresas familiares geram riqueza.” Foi desta forma, que a vice-presidente da Associação das Empresas Familiares (AEF), Isabel Furtado explicou a importância destes grupos empresariais para a economia nacional. A responsável esteve esta terça-feira, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a participar no seminário “A continuidade das empresas e grupos empresariais familiares”, promovido pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família. De acordo com a responsável, “as empresas familiares representam 50% do Produto Interno Bruto, o que demonstra bem a sua importância para a economia do país”. Também o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, destacou “o papel valioso na criação de riqueza e de emprego”, das empresas familiares.
Isabel Furtado referiu ainda que a AEF tem, neste momento, cerca de 200 associados entre pequenas e médias empresas , mas também grandes empresas como a Jerónimo & Martins e o Grupo Espírito Santo.
Para Armindo Costa “muitas das grandes empresas nacionais e internacionais germinaram no seio da família”. E acrescenta “estima-se que mais de 70 por cento de todas as empresas portuguesas tenham uma estrutura e uma propriedade familiar.”
Numa sessão que ficou marcada pela presença de muitos empresários famalicenses, Armindo Costa aproveitou a oportunidade para referir que Vila Nova de Famalicão “é reconhecidamente um dos concelhos mais dinâmicos e empreendedores do nosso país, desempenhando um papel da maior relevância na economia regional e nacional”.
Coube a Armindo Costa e Isabel Furtado abrir a sessão, seguindo-se as intervenções da secretária geral da AEF, Marina Sá Borges, com o tema “Fatores de êxito nas Empresas Familiares”. A diretora da UNILCO, Consultores de Empresas Familiares debateu a temática “Continuidade das Empresas e Grupos Empresariais Familiares”. O seminário terminou com a intervenção de testemunhos empresariais.
Filomena Lamego







Feira do Livro

Está a decorrer até ao próximo dia 25 de Maio, na Praceta Cupertino de Miranda, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, a Feira do Livro, uma iniciativa promovida pela editora 7 Dias 6 Noites, com o apoio do Município, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
A Feira do Livro, que representa as mais importantes chancelas do panorama editorial nacional, disponibiliza títulos variados de literatura, romances, poesia e ficção, com descontos entre os 20 por cento e os 50 por cento.
O evento conta ainda com um vasto programa de animação cultural, com a realização de vários encontros com escritores que conversam tanto com o público adulto como com o público infantil, nomeadamente os escritores Ivo Machado, Anabela Mimoso, Sónia Borges, Regina Gouveia, Adelaide Moreira e Vergílio Alberto Vieira.
O horário de funcionamento do evento é de segunda a quinta feira, das 10 às 22h00 e às sextas, sábados e domingo, das 10 às 23horas
Filomena Lamego

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Milhares visitaram Feira Franca

Queijos, enchidos, mel e licores foram apenas alguns dos produtos genuinamente famalicenses que marcaram presença na Feira Franca de Vila Nova de Famalicão, que decorreu no passado fim-de-semana. Pela Praça D. Maria II, passaram milhares de pessoas atraídas por estes sabores da terra, mas também pela música e pela animação. No recinto, era frequente ouvir-se o som das concertinas, das gaitas-de-beiços, dos tambores ou do reco-reco. Para os mais novos, a grande atração era os animais nomeadamente o gado bovino, caprino, suíno, cavalos, aves de capoeira, coelhos, entre outros.
Perante este cenário, aliado às excelentes condições atmosféricas que se fizeram sentir, com temperaturas bem agradáveis, o balanço não poderia ser outro senão “um retumbante sucesso”, como afirma a propósito o vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha.
Para o responsável, com esta iniciativa “Famalicão recupera uma das suas maiores tradições”. “Revivem-se momentos de grande interesse histórico, tendo como pano de fundo a agricultura e as trocas comerciais, mas também se revive o espirito da época com muita alegria e animação”, destaca.
“Um povo sem memória, é um povo sem identidade”, afirmou Paulo Cunha para explicar que “a Feira Franca faz parte do património imaterial do município”, um património que a Câmara Municipal quer “preservar e valorizar na memória de todos”.
Instituída em 1205, por D. Sancho I, a Feira Franca, conjuntamente com a Feira Grande de S. Miguel deram um contributo importante na projeção e divulgação pública da imagem do concelho, durante séculos, sendo de primordial importância recuperar esta tradição como forma de preservação e valorização da identidade famalicense.

Sandra Ribeiro Gonçalves

segunda-feira, 14 de maio de 2012

14.ª Milha Urbana de Famalicão sai para a rua no próximo sábado

É já no próximo sábado que sai para a estrada a 14.ª edição da Milha Urbana de Vila Nova de Famalicão. A prova de atletismo de referência, tem tiro de partida dado às 14h30. Este ano a prova conta com um novo percurso, partindo da Avenida de França. A Milha destina-se a atletas federados e às crianças das escolas, que habitualmente aderem entusiasticamente.

Sandra Ribeiro Gonçalves

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Famalicão revive Feira Franca

O fim-de-semana promete ser de sol e com temperaturas agradáveis para a Feira Franca de Vila Nova de Famalicão. O certame arranca amanhã (sexta-feira) na Praça D. Maria II, zona central da cidade e local original do evento. Pelas 21h00, o vice-presidente e vereador da Cultura, Paulo Cunha, visita o espaço, cumprimentando os vários expositores e participando da tradição.
De acordo com Paulo Cunha, com esta iniciativa Famalicão recupera uma das suas maiores tradições”. Na Praça D. Maria II, vão reviver-se momentos de grande interesse histórico, tendo como pano de fundo a agricultura e as trocas comerciais.
“Um povo sem memória, é um povo sem identidade”, afirmou Paulo Cunha para explicar que “a Feira Franca faz parte do património imaterial do município”, um património que a Câmara Municipal quer “preservar e valorizar na memória de todos”.
Assim, durante três dias, os visitantes têm a oportunidade de comprar produtos hortícolas, fruta, flores, enchidos, mel, queijos, compotas e muitos outros produtos tradicionais – a maior parte deles adquiridos diretamente ao produtor. Podem apreciar e também adquirir gado bovino, caprino, suíno, cavalos, aves de capoeira, coelhos, etc. A animação também está garantida, com a atuação de ranchos folclóricos, grupos etnográficos e as populares concertinas. À noite haverá Dj’s a animar as ruas.
Pela Feira, irão passar muitas pessoas trajadas à época, disputando uma desgarrada, dançando, trocando produtos, fazendo jura. A estas juntam-se o tocador de concertina, o cantador ao desafio e outros festeiros. Ao contrário do que acontece na maioria das feiras rurais organizadas de norte a sul do país, a Feira das Trocas de Vila Nova de Famalicão aposta numa animação tradicional “apeada”, sem necessidade de palcos e de instalações sonoras. Os tocadores e dançarinos dos grupos etnográficos do concelho vão misturar-se com o povo que vem feirar e a eles podem juntar-se todos os que quiserem trazer de casa a sua concertina, uma gaita-de-beiços ou um simples tambor ou reco-reco.
Na feira estarão disponíveis várias tabernas onde será possível deliciar os petiscos tradicionais mais apetitosos do Minho, devidamente acompanhados pelo inigualável vinho verde, servido à malga. Já fora de horas, pela noite dentro, numa ponte entre tradição e modernidade, a animação continua.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Feira Franca adiada para a próxima semana

A Feira Franca, que deveria ter lugar entre os dias 5 e 8 de maio (sábado e terça-feira), fica adiada para a próxima semana. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, organizadora do evento, decidiu o adiamento em razão do mau tempo que se faz sentir e que se prevê que continue até ao início da próxima semana.

Sandra Ribeiro Gonçalves

quinta-feira, 3 de maio de 2012

B. V. Famalicenses promovem I Encontro de Orientação Pedestre


A Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses, através da Secção Desportiva e Cultural, informa que irá realizar no próximo dia 05 de Maio de 2012, o " I ENCONTRO INTER-BOMBEIROS DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE B.V. FAMALICENSES 2012", a prova desenrolar-se-á pelos locais e praças emblemáticas das freguesias de Vila Nova de Famalicão, Brufe, Louro, Outiz e Calendário.
A prova consiste em testar a capacidade de orientação das equipas participantes, que, com recurso a uma carta militar, tem de passar em nove pontos de controlo (balizas) onde, aí, realizam provas relacionadas com o dia-a-dia dos bombeiros. Durante o percurso, as equipas, terão ainda que responder a um questionário, composto por dez perguntas relacionadas com a história e monumentos do nosso conselho e das freguesias enunciadas.
O início da prova está previsto para às 09h00, no Quartel Comandante Aníbal Alves Oliveira, sede da AHBVF, terminando no Parque de Sinçães, estando previsto a chegada da última equipa às 16h00. Pelas 17h00 será a entrega de prémios seguindo-se um lanche convívio entre os participantes.


Sandra Ribeiro Gonçalves