Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Famalicão revive Feira Franca

O fim-de-semana promete ser de sol e com temperaturas agradáveis para a Feira Franca de Vila Nova de Famalicão. O certame arranca amanhã (sexta-feira) na Praça D. Maria II, zona central da cidade e local original do evento. Pelas 21h00, o vice-presidente e vereador da Cultura, Paulo Cunha, visita o espaço, cumprimentando os vários expositores e participando da tradição.
De acordo com Paulo Cunha, com esta iniciativa Famalicão recupera uma das suas maiores tradições”. Na Praça D. Maria II, vão reviver-se momentos de grande interesse histórico, tendo como pano de fundo a agricultura e as trocas comerciais.
“Um povo sem memória, é um povo sem identidade”, afirmou Paulo Cunha para explicar que “a Feira Franca faz parte do património imaterial do município”, um património que a Câmara Municipal quer “preservar e valorizar na memória de todos”.
Assim, durante três dias, os visitantes têm a oportunidade de comprar produtos hortícolas, fruta, flores, enchidos, mel, queijos, compotas e muitos outros produtos tradicionais – a maior parte deles adquiridos diretamente ao produtor. Podem apreciar e também adquirir gado bovino, caprino, suíno, cavalos, aves de capoeira, coelhos, etc. A animação também está garantida, com a atuação de ranchos folclóricos, grupos etnográficos e as populares concertinas. À noite haverá Dj’s a animar as ruas.
Pela Feira, irão passar muitas pessoas trajadas à época, disputando uma desgarrada, dançando, trocando produtos, fazendo jura. A estas juntam-se o tocador de concertina, o cantador ao desafio e outros festeiros. Ao contrário do que acontece na maioria das feiras rurais organizadas de norte a sul do país, a Feira das Trocas de Vila Nova de Famalicão aposta numa animação tradicional “apeada”, sem necessidade de palcos e de instalações sonoras. Os tocadores e dançarinos dos grupos etnográficos do concelho vão misturar-se com o povo que vem feirar e a eles podem juntar-se todos os que quiserem trazer de casa a sua concertina, uma gaita-de-beiços ou um simples tambor ou reco-reco.
Na feira estarão disponíveis várias tabernas onde será possível deliciar os petiscos tradicionais mais apetitosos do Minho, devidamente acompanhados pelo inigualável vinho verde, servido à malga. Já fora de horas, pela noite dentro, numa ponte entre tradição e modernidade, a animação continua.

1 comentário:

by me with love disse...

Vamos lá ver o que vamos ter este ano :)