Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Câmara de Famalicão oferece manuais escolares gratuitos há 14 anos consecutivos

Em 2002, A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu avançar com uma medida inovadora em Portugal: oferecer os manuais escolares a todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O País aplaudiu o arrojo desta autarquia em apoiar ainda mais a Educação das suas crianças.
Volvidos quase 14 anos, a Câmara liderada por Paulo Cunha, continua com a arrojada aposta, que tem sido seguida por diversos municípios portugueses, e apresentou ontem, 4 de junho, na reunião do executivo, a proposta para “renovar este instrumento de apoio concreto às famílias e de promoção da igualdade de oportunidades entre as crianças do concelho”, afirma a propósito o edil famalicense.
A proposta para a abertura do concurso público para aquisição dos manuais escolares para o ano letivo 2015/2016 mereceu a aprovação e vai implicar um investimento que pode atingir os 279 mil euros, beneficiando um universo de cerca de 5 mil alunos.
A verba é, este ano, ligeiramente reforçada para fazer face às novas exigências em termos curriculares. É que, no próximo ano letivo, a principal novidade passa pela obrigatoriedade da disciplina de Inglês a partir do 3.º ano de escolaridade.
Os muitos milhares de euros que o Município afetou a esta medida nos últimos 13 anos resultaram  num “retorno extraordinário para Vila Nova de Famalicão”, salienta Paulo Cunha, lembrando que o território tem vindo a colecionar sucessivas distinções de diversas entidades e organismos, que o apontam como “Autarquia Familiarmente Responsável” e como “Melhor Município para Estudar”.
Para o Presidente da Câmara, são medidas como esta – a que se somam outras como a atribuição de bolsas a estudantes universitários ou no desconto de 50% com o segundo filho e de um desconto de 100% a partir do terceiro filho, nos serviços prestados pelo Município no âmbito do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, como seja a refeição, o acolhimento e o prolongamento – que “garantem uma política sustentada de apoio às famílias” que “combatem verdadeiramente o ‘inverno demográfico’ que se abate sobre o País”.
“É um esforço que ajuda a criar condições de igualdade à partida para todos os famalicenses. Com estas medidas estamos a dizer aos famalicenses que no início do seu processo de formação todos estão no mesmo plano. Vila Nova de Famalicão assume todas as suas responsabilidades e a autarquia já deu sinais de que estará sempre disponível para apoiar os famalicenses e, com isso, apoiar o futuro de Portugal”, assegura Paulo Cunha.

No capítulo da Educação, a reunião executivo municipal ficou igualmente marcada pela aprovação do Plano Anual de Transportes Escolares para o próximo ano letivo, que vai implicar um investimento municipal de cerca de 1,7 milhões de euros.
Filomena Lamego

Sem comentários: