Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Investimento municipal marca abertura de ano letivo

Câmara reabilita escolas, oferece livros e apoia transportes e refeições

 Está tudo preparado para o arranque de mais um ano letivo. Numa altura de grandes dificuldades económicas e financeiras, a autarquia famalicense reforça a sua aposta na educação, com um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo. A este valor acresce ainda o investimento com os novos centros escolares de Antas e Louro/Mouquim, que abrem, este ano, as portas e que representam uma verba de 3 milhões de euros.
Para além da oferta dos manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico no concelho, a autarquia financia ainda os transportes, as refeições, as obras de reabilitação do parque escolar, o pagamento de salários aos funcionários do pré-escolar, entre outros.
A distribuição gratuita dos livros escolares às crianças é, de resto, uma das bandeiras da política para a educação da autarquia e já dura há dez anos, desde que Armindo Costa, da coligação PSD/CDS-PP assumiu os destinos da autarquia em 2002. Na altura, o município de Vila Nova de Famalicão foi pioneiro na concretização deste apoio social. Ao todo, a medida abrange 5.800 crianças e a aquisição de quase 30 mil manuais escolares, implicando um investimento municipal de 220 mil euros. “Uma gota no grande oceano que é o investimento municipal na educação das crianças famalicenses" refere, a propósito, o presidente da Câmara, Armindo Costa.
Entretanto, a autarquia aprovou já o Plano de Transportes Escolares para o presente ano letivo. Trata-se de um investimento superior a 1,6 milhões de euros que abrange mais de cinco mil alunos de 21 estabelecimentos de ensino.
O serviço de refeições escolares é outro dos investimentos municipais na educação. Para este ano letivo, a autarquia prevê investir cerca de 850 mil euros.
Refira-se ainda que ao nível da alimentação, a autarquia vai avançar, uma vez mais, com a distribuição de frutas e legumes aos alunos do 1. Ciclo e do ensino pré-escolar, numa medida que implica um investimento de cerca de 67 mil euros. O objetivo é promover hábitos de alimentação saudável, entre os mais novos.
Para que todos os alunos possam usufruir de condições de ensino de excelência, autarquia realizou diversas obras de reabilitação e modernização do parque escolar, nomeadamente nas Escolas Básicas da Carreira, de Casas, em Oliveira S. Mateus, de Boca do Monte, em Mogege e em Vale S. Cosme. No total, estas intervenções significaram um investimento superior a 600 mil euros.
A autarquia assume ainda o pagamento de salários aos funcionários do ensino pré-escolar, no valor aproximado de um milhão de euros.
"É um grande esforço do município no futuro das nossas crianças. Investir na educação é investir no futuro de Famalicão", afirma o autarca.
De acordo com Armindo Costa, “a aposta na educação faz-se construindo novas escolas equipando e reabilitando o parque escolar existente, apoiando atividades e, também oferecendo manuais às crianças do 1.º ciclo, para além de medidas de ação social escolar, fornecendo transporte e refeições aos alunos”.
Filomena Lamego

Sem comentários: