Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

“A República e as Bibliotecas” é tema de debate

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco promove amanhã, sexta-feira, pelas 21h30, uma mesa redonda subordinada ao tema "A República e as Bibliotecas". A iniciativa insere-se nas comemorações do centenário da instituição, que se celebra no decorrer deste ano.
Constatando-se que a história deste importante equipamento cultural se confunde com a implantação da república no país, uma vez que a data escolhida para a inauguração desta biblioteca foi precisamente o terceiro aniversário da república em Portugal, os seus responsáveis consideram pertinente que no ano 2013, em que a biblioteca municipal comemora os seus 100 anos de existência, se promova um evento que elucide sobre como o papel dos ideais e das correntes de pensamento promoveram o aparecimento e a afirmação das bibliotecas.
Da mesa redonda farão parte o coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Professor Doutor Norberto Cunha, que abordará as questões relacionadas com os movimentos culturais da 1.ª república, o diretor da Biblioteca Pública de Braga Henrique Barreto Nunes, que apresentará uma visão nacional e à época do surgimento das bibliotecas, e o técnico da autarquia Amadeu Gonçalves, que apresentará um estudo de caso, a história da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão. A moderação ficará a cargo do Artur Sá da Costa, coordenador da rede municipal de museus de Famalicão.
Filomena Lamego

Sem comentários: