Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CIOR NA AIRBUS

A Escola Profissional CIOR, representando Portugal, participou no segundo encontro do projeto Leonardo da Vinci – Parcerias – do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, intitulado “Harmonisation of European Industrial Electrical Installations”, que visa a uniformização das instalações elétricas industriais a nível Europeu.
O encontro decorreu entre os dias 19 a 23 de fevereiro, no país de Gales, no Reino Unido,  e foi organizado pela escola parceira neste projeto – o Deeside College.
Ao longo da semana, os professores de Portugal, Alemanha, Reino Unido e Chipre reuniram-se, trabalharam conjuntamente de modo a apresentarem sugestões e ferramentas de trabalho para a uniformização dos conteúdos de oito diferentes módulos na área das instalações elétricas industriais. Após a apresentação das diferentes realidades em termos de legislação e de práticas pedagógicas, verificou-se rapidamente que o propósito de todas as instituições envolvidas segue o da CIOR que é potenciar uma fácil integração no mercado de trabalho dos seus alunos.
Na agenda desta reunião, incluiu-se também uma visita à Airbus UK, uma das empresas locais que trabalha em parceria com o Deeside College na formação e acolhimento de jovens alunos, de modo a promover uma integração eficaz no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo responder às necessidades das empresas.
Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao processo de produção e montagem das asas de uma aeronave, com especial destaque para o novo modelo A380 da Airbus. Esta empresa demonstrou ser um exemplo de excelência ao nível da articulação dos processos de produção entre diferentes países europeus. A visita à Airbus permitiu ainda o contacto com ambientes tecnológicos industriais de vanguarda, que revelaram que, somente através de uma assertiva interligação entre o ambiente escolar e o processo produtivo, se consegue alcançar um patamar de excelência ao nível da formação e do desempenho profissional. Com esta parceria, a Airbus obtém técnicos qualificados e os alunos do Deeside College têm a oportunidade de conquistar um emprego na sua área de formação.
Na próxima reunião, que será realizada em Junho, em Vila Nova de Famalicão, e organizada pela CIOR, os parceiros terão a possibilidade de contactar de perto com a realidade industrial da região e conhecer algumas empresas nacionais. Nessa reunião, será também apresentado todo o trabalho pedagógico entretanto desenvolvido, nomeadamente os módulos de formação na área das instalações elétricas, no sentido de ser aplicado, a partir do início do próximo ano letivo, a uma turma-piloto em cada uma das escolas dos países parceiros.
Filomena Lamego

Sem comentários: