Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O GOVERNO PONHA AS "MÃOS NO FOGO"

Voltaram os fogos florestais!

Estando o ano 2005 em lume vivo, uma carta aberta alertou para as "políticas falhadas"!

Que se fez, de então para cá? Mais "políticas". Ou talvez a "política do «mais»: «mais» sapadores, «mais» protecção civil, «mais» duplicação de serviços e competências e atribuições. Sim, e «mais» umas entidades (não “lucrativas”) sedentas de milhões de euros condenados às labaredas das matas.

Tudo isto - é o que se faz pensar, e é o que se diz - por causa do supostamente "mais" tolo dos envolvidos: o proprietário. O proprietário seria o descuidado. O ser obstinado e perigoso que teima em não limpar a floresta com o mesmo cuidado com que devia lavar os dentes.

Mas alguém já pensou se o proprietário tem algum incentivo - e, já agora, algum tostão - para essa "higiene ambiental"?

A política do "mais", alguma vez se lembrou do proprietário? Aliás, o proprietário nem sequer deseja «mais» dinheiro. O proprietário fica contente com menos "chatices burocráticas", e menos "insinuações".

Mas, nada disso. O Sr. Ministro da Agricultura veio, sim, ameaçar que o Estado ainda vai tomar conta de propriedades “abandonadas”. E disse a ameaça em tom cândido, como se o Estado tivesse o seu mato num mimo!

Até quando temos de tolerar esta insensatez?

Melhor seria que o Governo pusesse, primeiro, as mãos na consciência e percebesse que o caminho passa por:

1. reforçar o vínculo do proprietário à sua propriedade, num verdadeiro sentido de coesão Nacional

2. definir uma estratégia clara do ordenamento do território que seja uma orientação fácil e um estímulo para o investimento seguro dos interessados.

Ponha o Governo as mãos na consciência. Depois, sim, ponha as mãos no fogo. Que nós, então, meteremos mãos à obra.

Artur Mesquita Guimarães

Sem comentários: