Tenho verificado que no nosso concelho existem dois locais particularmente propensos para a ocorrência de acidentes de viação (possivelmente com grande gravidade dadas as velocidades frequentemente aí praticadas), e que a resolução definitiva mais não representa do que uns cêntimos para o orçamento anual da Câmara.
O primeiro local é na estrada Nacional 14 em direcção à Trofa, por baixo do viaduto da A7 (junto à entrada da Recutex)
Desde que foi expandida a A7 para a Póvoa de Varzim/Vila do Conde, e já vão alguns anos, a iluminação pública na N14 foi cortada para a realização das obras da A7 e construção do viaduto. Contudo, até hoje, nunca mais foi reposta a iluminação pública nesses 300 - 400 metros da N14.
Sendo esta zona da N14 uma recta onde se atingem velocidades significativas, com vários cruzamentos ao nível e constantemente viaturas estacionadas por baixo do viaduto, para quem circula na N14 à noite é notória a falta de iluminação e a redução das condições de segurança.
Solicito pois que noticiem esta situação para que as entidades competentes tenham conhecimento e procedam ao restabelecimento da iluminação pública nessa área.
O segundo local é a recta de Sam em Ribeirão (recta da Ricon)
Há cerca de um mês esta via foi repavimentada e repintada. Contudo, face à melhoria das condições do piso é agora propícia à práctica de velocidades excessivas por parte de alguns condutores (em particular dos inúmeros TIR que por dia circulam neste troço, quer para o entreposto do Lidl, quer para as restantes empresas) .
Já presenciei nesta recta camiões TIR a circular acima dos 120 Km/h, inclusive já depois de instalada a sinalética de proibição de velocidades acima dos 40 Km/h.
Como é do conhecimento geral, esta recta atravessa um grande aglomerado populacional (Colina do Ave) e várias empresas cujo movimento de entrada e saída de pessoas e viaturas se contabiliza em várias centenas/dia.
Também é do conhecimento geral, que já várias fatalidades e inúmeros acidentes graves aconteceram recentemente nestes 2 Km de via.
Assim, considerando o aumento de segurança quer dos condutores, quer dos peões, solicito que noticiem mais esta situação, para que as entidades competentes sejam informadas e procedam à colocação de um semáforo de limitação de velocidade, nos dois sentidos, a meio desta recta (preferencialmente) entre os dois entroncamentos com os arruamentos da Colina do Ave).
Era também muito aconselhável, que se procedesse à construção de passeios desde a N14 pelo menos até à fábrica da Salsa.
Nas bermas deste troço de estrada circulam diariamente milhares de pessoas (funcionários das inúmeras empresas) sem qualquer tipo de protecção. Relembro ainda, o incremento no índice de perigosidade que representam as inúmeras viaturas pesadas que circulam nestes 2KM.
Gualter Costa
1 comentário:
Texto muito oportuno.
António Cândido
Enviar um comentário