Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Torneio internacional de xadrez põe à prova jovens atletas

“Um dos torneios nacionais de xadrez mais fortes de 2013”. Foi desta forma que o presidente da FPX - Federação Portuguesa de Xadrez, Francisco Castro, apresentou esta quarta feira, 31 de julho, o I Torneio Internacional Cidade de Famalicão. O evento realiza-se na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, entre os dias 26 e 30 de agosto, e em competição irão estar cerca de uma centena de atletas.
 Francisco Castro acredita que com a “presença certa de jovens valores nacionais e internacionais, este torneio tem tudo para ser um evento único em Portugal”. Sobre a posição de Famalicão no panorama da modalidade, o dirigente não tem dúvidas em referir que “em Famalicão existe muita qualidade e que tal tem merecido o apoio e atenção de todos, especialmente da Federação Portuguesa”
 A apresentação do I Torneio Internacional Cidade de Famalicão contou também com a presença do vereador de Desporto do município, Leonel Rocha, que começou por enaltecer a “importância da modalidade na aprendizagem e no sucesso escolar dos alunos”. O autarca mostrou ainda a sua satisfação pelo facto de Famalicão vir a ser palco deste torneio, referindo-se ao evento como o “corolário de todo o investimento que o município tem feito no apoio à modalidade, principalmente no que diz respeito à implementação do xadrez nas escolas do concelho”.
 Mário Oliveira, responsável pelo Núcleo de Xadrez da Cooperativa de Ensino Didáxis, aproveitou para agradecer o apoio da Câmara Municipal na organização do evento, salientando também o exemplo de atividades como esta na fomentação da modalidade nas escolas famalicenses. “Para além de inclusivo, o xadrez é também uma atividade educativa, fundamental para o crescimento dos nossos alunos”.
 O torneio, organizado pela Associação de Xadrez de Braga com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, da Federação Portuguesa de Xadrez e da Cooperativa de Ensino Didáxis Vale S. Cosme, é parte integrante do Circuito Nacional de Lentas da FPX. As inscrições decorrem até ao dia 24 de agosto e estão abertas a todos os atletas federados.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: