Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 18 de março de 2014

Comboio Presidencial regressa à linha numa viagem até Famalicão

O histórico Comboio Presidencial, utilizado pelos Chefes de Estado e suas comitivas nas deslocações pelo país entre 1910 e 1970, vai fazer uma viagem entre o Entroncamento e Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 27 de março. Trata‐se da primeira viagem ao norte de Portugal, após ter sido objeto de um profundo processo de restauro que o habilita a circular na rede ferroviária nacional. A iniciativa é promovida pela Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e tem como objetivo a promoção e fruição deste património dos caminhos ferro.
A viagem tem início na estação do Entroncamento, com paragem na estação ferroviária de Aveiro para tomada de passageiros, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, e a comitiva autárquica que o acompanha. O percurso segue com destino ao Museu Ferroviário de Lousado, situado junto à estação. Entretanto, o comboio Presidencial ficará parqueado na Estação de Famalicão entre as 15h00 e as 17h00, onde estará disponível para visitas.
De acordo com o autarca famalicense, esta parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação Museu Nacional Ferroviário insere‐se na “estratégia de desenvolvimento cultural, patrimonial e turístico desenvolvida pelo município, nomeadamente no que respeita à promoção do Museu Ferroviário de Lousado, uma das estruturas que integram a Rede de Museus de Famalicão”.
As duas entidades organizam, assim, esta iniciativa, sob o titulo de “Comboio das Artes”, apostando num conceito que procura associar por um lado a vertente moderna, urbana e industrial de Vila Nova de Famalicão, com a dinâmica e criação artística contemporânea, dando assim continuidade à imagem de marca que se pretende, desde o início, associar ao Comboio
Presidencial.
Esta viagem destina‐se apenas a convidados, já que a FMNF se encontra numa fase de ensaio de um modelo de exploração do Comboio Presidencial, enquanto produto turístico estratégico. Por esta razão entre outros convidados, estão autarcas e membros das associações de entusiastas dos caminhos‐de‐ferro, que têm tido um papel imprescindível no domínio da salvaguarda e da promoção do património histórico ferroviário.
Ainda assim, foram reservados cinco bilhetes duplos para o público, que serão atribuídos através de um passatempo a decorrer na página do Facebook da FMNF (www.facebook.com/Fundacao.Museu.Nacional.Ferroviario) , já que desde a inauguração do Comboio Presidencial foi óbvio o entusiasmo de todos em torno desta composição singular.
O programa do Passeio, que se prevê iniciar pelas 9h00 (saída do Entroncamento), ocupará o dia inteiro e contará com animação a bordo deste comboio histórico, a chegada a Lousado está prevista para as 14h30, onde decorrerá uma visita ao Museu Ferroviário de Lousado, estando ainda programada da parte da tarde, uma deslocação dos convidados ao Museu da Fundação Cupertino de Miranda, localizado no centro da cidade. Neste museu singular, reconhecido pela sua rica coleção de Arte Moderna e Contemporânea, especialmente do Surrealismo, os convidados serão acompanhados pelo Mestre Cruzeiro Seixas, atualmente a residir em Vila Nova de Famalicão.
De destacar ainda a possibilidade do público poder visitar o Comboio Presidencial na Estação de Famalicão entre as 15h00 e as 17h00.
Herdeiro dos veículos adquiridos em 1890 para o Comboio Real, o Comboio Presidencial foi sofrendo alterações ao longo dos anos, até ter sido desafetado deste serviço em 1970.
Num projeto inédito em Portugal, a FMNF procedeu ao restauro global do Comboio Presidencial, tendo os seis veículos que formam a composição sido totalmente reabilitados. Para além da revisão estrutural, procedeu‐se à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente, ao nível da reconstituição dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objetos em falta, em função de modelos existentes na década de 70, que coincide com o período final do uso do Comboio Presidencial enquanto tal.
Com co‐financiamento QREN – Programa Mais Centro e apoio financeiro do PIT ‐ Programa de Intervenção no Turismo, do Turismo de Portugal, o restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em Fevereiro de 2013.
A iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projecto de restauro desta composição emblemática, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a primeira viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve. Sempreque a programação de passeios o permita, o Comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
Filomena Lamego

Sem comentários: