Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 21 de março de 2014

O papel do Género no Desenvolvimento: desafios e práticas

A ADRAVE- Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, no âmbito do Projeto Ave: Viver em Igualdade, financiado pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano, Medida 7.2, promove, no próximo dia 27 de março, a partir das 14h, a Conferência “O papel do Género no Desenvolvimento: desafios e práticas”, que pretende ser um espaço alargado de reflexão e debate sobre a temática da igualdade de género na sociedade, no trabalho, na família e na escola.
A igualdade de género é uma temática cada vez mais intransponível e absolutamente transversal na sociedade dos nossos dias. As questões do trabalho, da família, dos diferentes papéis sociais da mulher, da cidadania ativa, da governância, da participação social e da inclusão, numa perspetiva do papel da sociedade, das Empresas, do Estado e das políticas públicas na construção da igualdade de género numa trajetória de dois sentidos – da teoria à prática e dos contributos da ação para o enriquecimento e reformulação teórica – estarão em discussão nesta Conferência, que se prevê muito participada.
Pretende-se analisar as políticas sociais e as políticas do conhecimento, numa combinação de conhecimento e ação política para o desenvolvimento da cidadania ativa e do reconhecimento alargado da igualdade de género.
A temática da igualdade de género tem sido muito alavancada nas políticas públicas, designadamente por iniciativa das Instâncias Comunitárias. A este propósito, de referir que o Conselho da União Europeia adoptou o “Pacto Europeu para a Igualdade entre Homens e Mulheres (2011-2020)”. Este documento, de uma importância fundamental, põe em destaque a necessidade de um "novo impulso, especialmente a fim de reafirmar e apoiar a estreita relação que existe entre a Estratégia da Comissão para a igualdade entre homens e mulheres 2010-2015 e o documento "Europa 2020: a estratégia da União Europeia para o emprego e um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo".
Esta iniciativa constituiu pois mais uma atividade que se enquadra na missão da ADRAVE, de promover a reflexão e o debate sobre temáticas de interesse para a promoção do desenvolvimento regional, num território onde a participação das mulheres na economia e no mercado laboral assume uma relevância particular, aliado aos outros papéis sociais desempenhados, de importância fundamental para o equilíbrio e o desenvolvimento social.

Convidamos por isso todos os que se interessem pela temática e que reconheçam a necessidade de refletir e discutir, com o objetivo de melhor promover a ação, que participem nesta Conferência. A participação é gratuita, sendo apenas necessária a inscrição prévia, atendendo a que o número de lugares é limitado.

Sem comentários: