Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bloco defendeu a gestão pública dos hospitais em visita à unidade de Famalicão

"As melhorias que foram efectuadas no serviço de urgência, são a prova de que o Serviço Nacional de Saúde pode ser melhor, ao mesmo tempo que serve todos. E que não são precisas gestões privadas". A afirmação é do cabeça de lista do BE, Pedro Soares no final de reunião que hoje manteve com a administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, no Hospital de Famalicão.
Acompanhado pelos candidatos pelos candidatos famalicenses, Teresa Fidalgo, Vitor Oliveira, Adelino Mota e José Luís Araújo, Pedro Soares ouviu também alguns reparos à falta de médicos, em particular na especialidade de oftalmologia e de radiologia que obrigam à contratação externa, mais cara para os cofres do Estado.
Segundo o BE, os responsáveis daquela unidade de saúde criticaram também o modelo de financiamento que prejudicam os hospitais de menor dimensão, e deram o exemplo do serviço de oncologia que tem um financiamento por utente muito inferior, ao dos hospitais centrais.
O deputado do Bloco considerou que a escassez de recursos humanos em algumas áreas tem de ser combatida com o preenchimento de lugares no quadro e não através da contratação externa que, tal como foi reconhecido pela administração, fica mais cara.
A redução das listas de espera em algumas cirurgias foi outro facto conseguido, o que leva Pedro Soares a afirmar que "a gestão pública é aquela que continua a garantir uma melhor prestação de cuidados e custa menos ao erário público". Pena é, acrescentou, "que essa lógica não se aplique ao Hospital de Braga, cuja parceria pública e privada é uma das razões do estado a que chegou o nosso défice. Por isso defendemos a renegociação dessas parcerias e o regresso do Hospital de Braga à gestão pública".

Sandra Ribeiro Gonçalves

1 comentário:

Paulo Costa disse...

Não sei que candidatos 'famalicenses' nas próximas eleições legislativas acompanharam o deputado do BE, Pedro Soares, na visita em causa, de qualquer forma na fotografia publicada descortina-se também, ao lado do deputado, a candidata Ana Rute Marcelino.