Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Câmara de Famalicão aposta no boccia para cumprir democratização do desporto

O Município de Vila Nova de Famalicão está a realizar a primeira competição concelhia de Boccia Sénior e Adaptado. A Liga Inclusiva arrancou ontem e envolve a participação de 201 atletas provenientes de lares, centros de dia, instituições de apoio à deficiência e agrupamentos de escolas do concelho, num total de 67 equipas. “O boccia é um desporto acessível a todos e ajuda a cumprir a democratização desportiva que é fundamental à sociedade”, defendeu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, enquanto decorria o primeiro jogo.
A organização da Liga Inclusiva resulta do sucesso dos programas “Boccia Sénior” e “Boccia Escola”, promovidos pela autarquia famalicense mediante protocolo celebrado com a Associação de Boccia Luís Silva, que têm vindo a incentivar a prática desta modalidade junto dos mais idosos e dos portadores de deficiência e mobilidade reduzida. “Esta é uma forma de generalizar o acesso ao desporto porque todos podem participar, basta quererem”, sublinhou o autarca, esperando que esta modalidade chegue a cada vez mais famalicenses.
Neste momento estão envolvidas nos programas “Boccia Sénior” e “Boccia Escola” 21 instituições de apoio à terceira idade e 16 instituições de apoio à deficiência. Semanalmente usufruem da prática da modalidade 515 utentes, sendo que 130 são pessoas com deficiência. “Queremos um projeto o mais inclusivo possível e que sensibilize para a prática desportiva. Através dele tentamos também encontrar novos talentos que possam representar o concelho em provas nacionais”, justificou o coordenador dos programas, Ricardo Sá. Também Luís Silva, atleta paralímpico, admitiu que os principais objetivos passam por “levar o boccia a mais famalicenses e tentar criar mais atletas de alta competição”.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: