Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nuno Melo e Carvalho da Silva debatem futuro da Europa em Famalicão

O eurodeputado Nuno Melo e o investigador e ex-líder da CGTP Carvalho da Silva vão participar num debate subordinado ao tema “O Projeto Europeu: Que futuro?”, que vai decorrer hoje, dia 9 de maio, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa inserida no programa comemorativo do Dia da Europa é organizada pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria com o Centro de Informação Europe Direct de Barcelos.

Para além de Nuno Melo e Carvalho da Silva participam ainda no debate o professor Leonardo Costa, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, desde 1998 e co-autor do artigo “O Resgate de Portugal e a crise da União Europeia” e ainda José Baptista, estudante do curso de Direito, da Universidade do Minho, que é o primeiro embaixador de Portugal da European Student Think Tank, uma plataforma que integra representantes de 14 estados-membros e pretende envolver os jovens estudantes nos processos de decisão da União Europeia. A moderação estará a cargo de Paulo Monteiro, Diretor do jornal Correio do Minho.

O debate é inspirado no projeto de envolvimento e participação dos cidadãos europeus designado “Uma nova Narrativa para a Europa”, que surge como resposta ao apelo do Parlamento Europeu e do Presidente da Comissão Europeia no sentido da criação de uma nova narrativa que ligue o passado remoto e recente da Europa e que ofereça, igualmente, uma visão para o futuro, estimulando, dessa forma, novas contribuições para a reflexão, envolvimento e participação dos cidadãos.


Refira-se que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco onde está sedeada a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, vai promover ao longo do mês de maio um programa educativo e cultural inteiramente dedicado ao tema da Europa.

Assim, as habituais Horas do Conto serão, este mês, dedicadas aos contos tradicionais e populares de alguns dos países da União Europeia, as habituais sessões de cinema serão dedicadas a um Ciclo de Cinema Europeu, com destaque para filmes de realizadores europeus, as habituais Oficinas serão dedicadas aos jogos tradicionais dos países europeus e, ainda, a habitual Tertúlia Sénior que será dedicada ao tema da Fé e Espiritualidade em Portugal e na Europa.


Em parceria com o Centro de Informação Europe Direct, a Biblioteca Municipal organiza, ainda, a ação informativa Uma Nova Narrativa para a Europa, destinada aos Clubes da Europa e Parlamento Jovem das escolas secundárias do concelho, a ação informativa Competitividade e Emprego na Europa, destinada a jovens licenciados.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: