Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Autarcas de Famalicão conheceram ciclo urbano da água

Conhecer o ciclo urbano da água foi o principal propósito das visitas que os autarcas do concelho de Vila Nova de Famalicão realizaram esta quinta-feira, 5 de junho, à Estação de Tratamento de Águas de Areias de Vilar, em Barcelos, e à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Penices, em Gondifelos. 
 As visitas dos presidentes das juntas de freguesia do concelho a estas estações foram promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, e conduzidas pelos responsáveis das Águas do Noroeste, entidade que assegura o abastecimento de água pública e o saneamento de águas residuais no concelho famalicense e em mais 31 municípios do Norte do país, num total de um milhão de pessoas. 
 Os autarcas ficaram a conhecer o percurso da água desde a captação, o tratamento e a distribuição da água de abastecimento até à recolha, tratamento e devolução das águas residuais ao meio receptor.
 O vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Famalicão, Pedro Sena, marcou presença nestas visitas e sensibilizou os autarcas para a importância de optimizarem o consumo de água pública por forma a diminuir a fatura municipal. Ao mesmo tempo, pediu aos presidentes de junta que ajudem o município a tornar o sistema de saneamento mais eficiente, sinalizando ligações ilegais e sensibilizando as populações para os cuidados a ter com a rede de águas residuais. “Só com a vossa colaboração é que conseguiremos fazer melhor”, reiterou. 
 Pedro Sena aproveitou ainda para garantir que os famalicenses podem estar tranquilos quanto à qualidade da água que consomem. “Famalicão bebe a melhor água de Portugal”, afirmou, aludindo ao último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que revela que o concelho de Vila Nova de Famalicão apresenta uma percentagem de água segura distribuída às populações de 99,71 por cento. Trata-se de um número superior à meta definida pela ERSAR que aponta como ideal uma qualidade de água de 99 por cento.
 Em Vila Nova de Famalicão o universo de população servida pelo Sistema Multimunicipal do Noroeste é de 121 mil 128 pessoas, sendo o volume de água distribuído de 20.781 m3/dia. A rede de água no concelho tem uma extensão de cerca de mil quilómetros e uma cobertura superior a 90 por cento.



Sem comentários: