Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

"Demência na Terceira Idade: Competências a mobilizar e Estratégicas de Intervenção"

A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, em cooperação com a Associação Engenho, estão a promover um Ciclo de WorkShops, com o objetivo de contribuir para a capacitação dos cuidadores formais na intervenção com idosos com demência, em contexto institucional e em contexto domiciliário.
 Estes WorkShops destinam-se, preferencialmente, às Instituições Sociais que integram respostas sociais de apoio aos idosos, e visam a capacitação das Diretores/as de Serviço, Diretores/as Técnicos/as, Assistentes Sociais, Psicólogos/as e Educadores/as Sociais.
 O primeiro Workshop, subordinado ao tema “IDOSOS COM DEMÊNCIA: SINAIS E SINTOMAS”, realizou-se no passado dia 27 de maio, e contou com a participação de mais de 30 profissionais de outras tantas instituições que prestam serviços sociais e de saúde a idosos.
 Os participantes salientaram essencialmente o nível de preparação dos Oradores e os casos práticos que foram apresentados, bem como a partilha de conhecimento e de experiências profissionais que foi possível concretizar.
 Após este ciclo de WorkShops será preparada uma publicação de carácter científico, que integrará as intervenções realizadas, bem como um conjunto de outros textos de autor sobre a problemática da demência nos idosos e as estratégias de intervenção para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão social.
 Será também editada uma brochura destinada aos operacionais e aos cuidadores informais sobre conselhos práticos a observar no quotidiano dos serviços e cuidados prestados aos idosos com demência.
 Estes trabalhos serão apresentados num Seminário a realizar em dezembro de 2014, sobre a inclusão social dos idosos pela saúde e práticas de envelhecimento ativo.
 Num contexto em que a população idosa está em crescendo e em que o número de pessoas com demência aumenta, novos desafios se colocam às instituições sociais e aos cuidadores formais. Este Ciclo de Workshops visa refletir e capacitar sobre as competências, as necessidades, as dificuldades, bem como as estratégias e os desafios que advêm da prestação formal de cuidados a pessoas idosas com demência, com vista a contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados aos idosos e aumentar o seu bem-estar, a inclusão e a interação social, bem como promover ao bem-estar dos seus cuidadores e das suas famílias.
A atividadesintegram-se no Projeto E-RESATER, um projeto de cooperação territorial no espaço do Sudoeste Europeu, no domínio da inovação dos serviços em e-saúde e inclusão social, e co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG SUDOE.
Este projeto, dinamizado em Portugal pela ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, conta no Espaço do SUDOE europeu com os seguintes parceiros:
•         Syndicat Mixte du Pays Couserans - Midi-Pyrénées - França
•         Fondation INTRAS - Centro de investigacion - Castilla y León - Espanha
•         Federación Asturiana de Concejos - Principado de Astúrias - Espanha
•         Servicio Aragonês de la Salud – Aragón - Espanha
•         Fundación para el Desarrollo Social – Aragón - Espanha
•         Union Départementale des Centres Communaux d'Action Sociale du Gers - Midi-Pyrénées - França
 O objetivo do Projeto E-RESATER é o de contribuir para melhorar a competitividade do espaço SUDOE e das suas empresas, facilitando o desenvolvimento conjunto de uma oferta de produtos e serviços inovadores em matéria de eSaúde e eInclusão em adequação com a procura existente nos territórios, pelo desenvolvimento de serviços de acompanhamento às empresas e aos outros atores médicos, sociais e territoriais ativos ao nível local e regional. O foco da atuação é nas pessoas, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, pelo acesso mais fácil e eficaz aos serviços de saúde e inclusão social.
 O próximo WorkShop, subordinado ao tema “DESAFIOS NOS CUIDADOS AOS IDOSOS COM DEMÊNCIA” realiza-se hoje, dia 4 de junho. 


Sem comentários: