Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Famalicão evoca Camilo em caminhada cultural nas Antoninas



Pelo nono ano consecutivo o escritor Camilo Castelo Branco vai ser lembrado nas Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão em mais uma edição da Caminhada Camiliana que se realiza amanhã, pelas 9h30, entre a Praceta Cupertino de Miranda, no centro da cidade, e a Casa de Camilo, em Seide S. Miguel.
A Caminhada Camiliana é o principal momento cultural das maiores festas do concelho famalicense, resultando numa verdadeira aula de literatura camiliana ao ar livre ao proporcionar aos participantes um programa cultural baseado nos textos de Camilo e no seu tempo histórico.
Envolver o grande romancista de Seide nas festas concelhias é assim o principal propósito da Caminhada Camiliana que vai recordar o trajeto tantas vezes percorrido por Camilo Castelo Branco entre a cidade e a sua casa em Seide S. Miguel, considerada a maior memória viva do escritor, numa extensão de mais de sete quilómetros.
A Caminhada Camiliana permite aliar a cultura à prática de exercício físico e espera a participação de centenas de pessoas que vão acompanhar Camilo e Ana Plácido, a mulher fatal da sua vida, entre outras personagens da época camiliana, interpretadas pelo Grupo de Teatro Amador Camiliano (Grutaca).
Galgos e carros artesanais atraem multidões
De resto, o programa das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão para esta terça-feira, 10 de junho, feriado nacional, reserva momentos imperdíveis ligados ao desporto e que têm adquirido uma relevância assinalável graças ao empenho cada vez mais interessado e dinâmico das associações do concelho.
A Corrida de Galgos, marcada para as 9h00, na Quinta dos Queimados, em Esmeriz, reúne alguns dos melhores e mais velozes galgos nacionais. Organizada pela Associação Galgueira e Lebreira do Norte de Portugal, a prova conta para o Campeonato Nacional de Corridas de Galgos e tem garantida a participação de cerca de uma centena de galgos oriundos de todo o país.
Para as 14h00 está previsto o arranque da segunda edição da Descida Mais Louca de Famalicão, numa iniciativa promovida pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas. O evento consiste numa corrida de carros artesanais e implica dos participantes alguma dose de coragem.
Depois do sucesso verificado no ano passado, a edição deste ano apresenta algumas novidades. Há mais carros a competir (passam de 20 para 30), uma prova dedicada a trikes e mais prémios em disputa. O local de realização da descida é o mesmo: a Alameda Caminhos de Santiago, num percurso de um quilómetro, com obstáculos para máquinas e pilotos.
 
Patrícia Sousa

Sem comentários: