Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

POLÓNIA RECEBE ALUNOS DA CIOR


Sete alunos do 11º ano e duas professoras da Escola Profissional Cior participaram no quarto intercâmbio do Projeto Comenius Parcerias Multilaterais intitulado “Just Fall in Love with Art” e que decorreu entre os dias 2 e 6 de junho, na cidade de Chorzów na Polónia, tendo o programa de atividades ficado a cargo da entidade coordenadora, a escola Zespół Szkół Technicznych i Ogólnokształcących nr 1.
Com este encontro, ficaram concluídas as reuniões de parceiros e os encontros de alunos deste projeto que procuroudinamizar, ao longo de dois anos, uma panóplia de atividades no sentido de despertar o interesse e gosto pelas artesentre as gerações mais novas.
Durante esta semana, os participantes puderam usufruir de momentos culturais únicos com as visitas proporcionadas às Minas de Wieliczka (Património da Unesco desde 1978), ao Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, à cidade de Cracóvia, onde ficaram a conhecer o Castelo de Wawel, a Catedral de Wawelska, a Universidade de Jagellonian, a segunda mais antiga da Europa Central e das mais antigas universidades do mundo, o bairro judeu de Kazimierz, e ainda a antiga fábrica de esmaltados de Oskar Schindler, que foi retratada no filme “A Lista de Schindler”de Steven Spielberg, e onde observaram a exposição “ Cracóvia sob a ocupação Nazi de 1939-1945”. Foi uma enriquecedora lição de História ao vivo!Estas visitas e exposições são tanto informativas quanto inesquecivelmente comoventes.
De parte não ficaram as atividades de convívio e de diversão com os restantes participantes da Bulgária e da Itália que permitiram aos nossos alunos pôr em prática as suas competências linguísticas, criar laços de amizade e partilhar experiências.
O projeto, que iniciou em 2012, encerra assim de forma muito positiva, tendo sido merecedor de um grande envolvimento por parte da comunidade escolar de todas as entidades parceiras: da Escola Profissional Cior, em Portugal, do Liceo Scientifico Statale "G. Galilei", em Itália, da Escola Profissional de Agricultura e Turismo (Професионална гимназия по селско стопанство и туризъм), na Bulgária, e da Escola Técnica de Chorzów (Zespół Szkół Technicznych i Ogólnokształcących nr 1), na Polónia.
A Escola Profissional Cior espera poder reforçar, no futuro, a parceria com estas e outras escolas europeias no intuito de continuar a proporcionar aos seus alunos experiências multiculturais, para além da formação profissional.

 
Patrícia Sousa

Sem comentários: