Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

É o lixo, senhor vereador, é o lixo (2)

Registo que a recolha voltou à “normalidade”. Mas o que é esta normalidade?

Diz V.Exa., senhor José Santos (engenheiro e vereador), para colocar só resíduos domésticos no ponto de recolha frente ao edifício; mas o que é que são, concretamente, resíduos domésticos? Embalagens de qualquer feitio (caixas, sacos, latas, garrafas) não são resíduos domésticos? Bem sei que recomenda que se use o ecoponto (e eu uso!); mas o que é que acontece a quem não utilizar, o utilizar incorrectamente? Como na rábula dos Gato Fedorento, nada!

A verdade, senhor vereador, é que só cumpre quem tem alguma consciência cívica ou ambiental; uma boa parte dos nossos concidadãos está-se nas tintas para a separação que permitirá a reciclagem, pela simples razão que nada acontece aos faltosos. O senhor pode bem enviar os recados que entender, que a coisa, por essa via, não vai lá. A falta de melhor educação ambiental é, sobretudo, fruto da incapacidade do executivo municipal para implementar medidas eficazes de sensibilização e fiscalização; e nem é preciso ser um génio: basta copiar as boas práticas de outros municípios.


Carlos de Sá



Sem comentários: