Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Faleceu Aníbal Pinto de Castro

Administrador e Director da Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, desde Julho de 1997, Aníbal Pinto de Castro foi a sepultar no passado sábado, dia 9 de Outubro, no Cemitério de Cernache, em Coimbra, sua terra natal.

Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorado em Literatura Portuguesa e Doutor honoris causa pela Universidade Católica Portuguesa, é Académico de número da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa de História e sócio correspondente de várias academias e sociedades científicas nacionais e estrangeiras. Professor Catedrático na Universidade de Coimbra desde 1981, em cadeiras como, Literatura Francesa, Literatura Portuguesa e Estudos Camonianos e assegurando vários seminários em Cursos de Mestrado das áreas de Literatura Portuguesa, assim como cursos de graduação e pós-graduação em diversas Universidades nacionais e estrangeiras.

Com uma bibliografia com mais de duzentos títulos, especializou-se no período clássico e moderno da Literatura Portuguesa e nas obras de escritores, como o Camilo Castelo Branco (do qual era Director da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco e do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, desde Dezembro de 1995) e Padre António Vieira, aquando esteve pela última vez presente no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, na Conferência sobre o mesmo, no dia 29 de Março de 2010.

Entre 1994 e 2004 foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa da História, da Real Academia da História de Espanha, da Academia Nacional de História da Venezuela e da Sociedade de Geografia de Lisboa, entre outras instituições científicas. Foi Comendador da Ordine al Merito della Republica Italiana, Comendador da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. Em 10 de Junho de 2007 foi galardoado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Sant’Iago da Espada. Em Abril de 1998, foi galardoado com o Prémio Internacional de Crítica Literária Jacinto do Prado Coelho, atribuído pelo Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

Em 25 de de Junho de 2008 a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão galardoou Aníbal Pinto de Castro com a Medalha de Mérito Municipal Cultural.

Filomena Lamego

Sem comentários: