Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Afinal, estão vivos!"

Oliveira S. Mateus é notícia na blogosfera e nos jornais sempre pelas piores razões

O núcleo do PS de Oliv. S. Mateus (ou o que resta dele se é que resta) uma vez que o dito núcleo sofreu o seu primeiro revés com a famosa dissidência de AF em 2001. Com o aparecimento do MAF. O actual Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus é também parte dessa dissidência. É verdade que o núcleo do PS de Oliv. S. Mateus e o próprio PS concelhio nunca mais se refizeram dessas dissidências. Como um mal nunca vem só, tenho até como « certo » que o actual estado do PS ao nível nacional é já o reflexo desse "estado d’alma". De 2001 até 2009 as dissidências aumentaram. Os dois timoneiros socialistas de Oliv. S. Mateus zangaram-se e apostou cada um deles num candidato perdedor à presidência da comissão concelhia do PS. Por isso, é que há quem garanta que é possivél que o Carlos Repente não termine o seu mandato de Presidente da Junta de Freguesia e faça a opção de voltar ao PS, assumir a presidência da cruz vermelha, chefiar as Marchas de S. Mateus ou simplesmente ficar como chofer e cobrador da Feira ou então estão predestinados ao Presidente outra competências no aparelho partidário socialista. É verdade que o MAF se encontra vivo conforme se percebeu com o « rolar da cabeça » do responsável do Centro de Emprego de VNF e, parece que «absorveu o PS concelhio.» Pois, os cargos de relevo são ainda ocupados pelos «mesmos que em 2001 protagonizaram a candidatura contra o PS » O referido núcleo do PS, numa nota à imprensa, faz um balanço negativo do desempenho da Junta de Freguesia, referindo que no actual mandato o executivo ficou parado « por falta de competência e de total desrespeito pela população » os problemas continuam, apesar das promessas. « Denunciam as obras inacabadas e a desorganização na feira, o impasse no Parque do Quinteiro, que está transformado num autêntico aterro, onde todo o tipo de lixos são colocados, ou a ausência de uma intervenção no cemitério há cerca de dez anos. » Denunciam e comparam a freguesia com as freguesias vizinhas no que concerne ao « arranjo dos caminhos e estradas cujas valetas se encontram completamente alagadas e falta de tampas de saneamento, etc., etc.. » Terminam dizendo que o actual executivo engana a população de Oliveira S. Mateus.
Ora, os jovens socialistas eleitos (porque são jovens) e, por essa razão, não tem memória histórica nem o apoio dos militantes « históricos » do núcleo do PS de Oliv. S. Mateus, não se lembram, não sabem ou não lhes disseram que à dez anos o executivo era socialista e que à nove anos o executivo era do MAF (aquele movimento) e que em 2005, 2009 e actualmente parece que ainda "absorve o PS concelhio e quiçá local."
Não vos disseram que foram afastados da área do poder há nove anos e que em 2009 viram reduzido o número de eleitos, passaram de segunda força política para última, na Assembleia de freguesia. Não vos disseram também que à dez anos foram impedidos de ligar à rede de águas pluviais uma caixa da rede de esgotos que um senhor importante pretendia que se fizesse e que o Carlos Repente estava de acordo que a ligação se fizesse . Não vos disseram que foi vendido um tractor que era propriedade da Junta de Freguesia e se passou a alugar o do Sr. Sousa e que o pagamento destes alugueres se fazem por via da sobre-facturação de gasóleo, ou ainda que o Sr. Sousa não passa recibo das importâncias que lhe são pagas pelos serviços prestados quer na sua actividade de cantoneiro, de varredor da feira ou cobrador da mesma, que é este mesmo Sr. Sousa quem contrata os seus ajudantes para proceder limpeza do recinto da feira, que são efectuadas outra obras cujas despesas com o pessoal também não tem recibo passado. Isto sim são questões que devem preocupar os eleitos, a população de Oliveira S. Mateus e as autoridades. Espero que a população se aperceba desta forma ortodoxa de gerir a coisa pública e faça o mesmo que fez na escola. Feche a Junta a cadeado e nomei uma Comissão para fazer a gestão corrente e se marquem novas eleições.
Sérgio Ribeiro

Sem comentários: