Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Didáxis de Riba de Ave e S. Cosme abraçam-se desportivamente

As duas escolas que compõem a Didáxis – Didáxis de Riba de Ave e Escola Cooperativa Vale S. Cosme – vão juntar-se no próximo dia 13 de Novembro para comemorar os 35 anos da instituição numa mega actividade desportiva: corta-mato escolar e jornadas de atletismo.

Esperam-se centenas de participantes, à semelhança do que já vem sendo tradição. O ano passado participaram cerca de mil alunos, só em Riba de Ave, numa verdadeira festa do atletismo. A Escola do 1º Ciclo da Avenida à semelhança do ano passado vai participar. Desta vez, a organização conta também com adesão dos Pais/Encarregados de Educação.

Todos os alunos podem participar no corta-mato, mas as jornadas são para os alunos do 1º e 2º ciclos. “O objectivo é motivá-los para a modalidade e criar hábitos de vida saudável. Aliás, o atletismo federado já tem ganho prémios”, referiram José Vaz e Jorge Gabriel, professores de Educação Física e coordenadores do evento.

Quem também vai marcar presença é o vereador Leonel Rocha para entregar os prémios: medalhas para os vencedores de todos os escalões. Paralelamente, serão sorteados materiais desportivos e didácticos entre todos os participantes, nomeadamente bicicletas, telemóveis, bolas de futebol, basquetebol e voleibol, raquetes de ténis de mesa e de badmington e Mp3. Os patrocinadores são os fornecedores habituais, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação de Pais/EE de ambas as escolas e a Junta de Freguesia de Riba de Ave.

Como vem sendo hábito, o evento está inserido na Planificação do Curso Tecnológico de Desporto como actividade referente. “Assim, os alunos do 11º ano terão de organizar e dinamizar a actividade, que será avaliado pelos respectivos professores das áreas técnicas. Os alunos dos demais anos apoiarão”, explicou o professor José Vaz.

As formandas do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial vão colaborar com a organização no que respeita ao acompanhamento dos mais novos.

Os Departamentos de Educação Física e Desporto Escolar de ambas as escolas, promotoras do evento, esperam que esteja bom tempo e que os alunos adiram e ultrapassem o número do ano passado. Os coordenadores dos Departamentos de ambas as escolas, Ana Andrade e Sérgio Moinhos, recordam que os “seis melhores atletas de cada escalão do corta-mato vão representar a Didáxis no corta-mato distrital do CAE de Braga”.


Sandra Ribeiro Gonçalves

Sem comentários: