Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Associação Amarcultura em destaque no cortejo histórico da Senhora de Agonia

   
 A Associação Amarcultura participou pela .6ª vez consecutiva no cortejo histórico das festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo. O município vianense mantém a associação de Vila Nova de Famalicão como convidada especial, pois é o único grupo não vianense a integrar este grande evento cultural.
     Este ano o tema escolhido foi o quinto centenário do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), clérigo que, no século XVI, foi arcebispo de Braga e uma figura proeminente no Concílio de Trento. Sepultado em Viana, é venerado desde a sua morte, tendo sido beatificado pelo papa João Paulo II em 2001.
     Ao grupo de Calendário foi atribuído o quadro denominado “O Culto das Relíquias”. Após a morte de Frei Bartolomeu dos Mártires, as entidades políticas e religiosas de Braga e Viana disputaram entre si o direito de possuírem a sepultura do “santo”. Por diversas vezes, os vianenses tiveram de proteger o seu cadáver dos bracarenses que o reivindicavam. Os de Braga alegavam os 22 anos de arcebispado, enquanto os vianenses fundamentavam a sua posição pela vontade de Frei Bartolomeu passar os últimos anos de sua vida em Viana.
     O quadro consistiu precisamente na encenação desse peculiar acontecimento. De um lado havia a guarda do sepulcro, do outro, populares que tentavam, sucessivamente, roubar as relíquias do “santo”. Muito aplaudida em todo o percurso do cortejo, pois foi das que mais divertiu o público, a atuação contou com a participação de 15 elementos da Associação Amarcultura.

     De referir que o carro alegórico, onde decorreu a encenação, era uma verdadeira obra de arte, replicando parte do convento de S. Domingos, onde se encontra sepultado Frei Bartolomeu dos Mártires.

     O cortejo deste ano contou com 33 carros alegóricos em 165 números diferentes, e a participação de mais de 3000 figurantes, distribuídos pelas componentes histórica e etnográfica. 
                                Filomena Lamego

Sem comentários: