Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Governo investe em Abade de Vermoim

Abade de Vermoim, uma das freguesias mais pequenas do concelho de Vila Nova de Famalicão, viveu, esta quinta-feira, um momento de grande importância e alegria, com a assinatura do contrato de financiamento da requalificação do Adro da Igreja, uma cerimonia que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.
A sessão decorreu na “Casa do Abade” um edifício recentemente recuperado localizado junto à Igreja e que serviu de cenário à novela “O Comendador”, de Camilo Castelo Branco. De dimensão pequena, mas rica do ponto de vista patrimonial, integrando a memória camiliana, a freguesia ganha agora “um espaço de excelência e um centro cívico ao serviço da comunidade”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha.
O autarca mostrou-se muito satisfeito com o arranque da obra, considerando o momento “importante para a freguesia e para o concelho de Famalicão”. “É fundamental uma aposta na qualificação do nosso território de forma a que seja visitável e usufruído pela população”, salientou.
De resto, Paulo Cunha foi apontado pelo Secretário de Estado como o grande responsável pela aprovação da candidatura de financiamento. “O presidente da Câmara Municipal teve grande influência na aprovação deste projeto”, afirmou António Leitão Amaro.
Em todo país foram aprovados apenas 15 projetos, sendo que Abade de Vermoim foi a única freguesia do concelho a apresentar candidatura.
Para o Secretário de Estado a sua presença em Abade de Vermoim responde a três razões, sendo que a primeira é “conhecer olhos nos olhos a realidade e a comunidade subjacente ao projeto”. A segunda é “deixar uma apelo simbólico à boa-gestão dos dinheiros públicos e à co-responsabilização”. E, por fim, explicar “a importância dos adros para a vida comunitária, enquanto espaços harmoniosos que estimulam a vida ativa em comunidade”.
Também o cónego José Paulo Abreu, que representou o Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga, sublinhou a importância dos adros “como palcos da vida”. “Requalificar estes espaços significa perceber a sua importância enquanto ponto irradiador da comunidade”.
Refira-se que o contrato foi celebrado entre a DGAL, a CCDRN e a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Abade de Vermoim prevendo o financiamento de 70 por cento do valor total das obras de requalificação do Adro da Igreja, que ascende a 98.866 mil euros. Isto é, a DGAL através das dotações incluídas no PIDDAC, vai comparticipar a obra com o montante máximo de 69.206 mil euros. À CCDRN caberá a fiscalização e acompanhamento da intervenção.
As obras deverão arrancar em breve e têm a duração de um ano.
Refira-se que a Câmara Municipal de Famalicão também comparticipa este projeto de grande relevância para o concelho, através da execução do projeto de arquitetura da obra.
De acordo com a memória descritiva, o projeto visa essencialmente dotar o local de uma maior dignidade e centralidade. Para isso será redefinida a área do adro envolvente à igreja, criando-se na frente uma praceta a qual será pavimentada com um material mais nobre (granito). A praceta servirá de núcleo entre uma zona verde, o edifício da igreja e o edifício da paróquia.
Será ainda redesenhada uma via de acesso pedonal e viária temporária de acesso à Capela mortuária, que separa o adro da igreja da zona verde. Será ainda criado um espelho de água que servirá de fundo à igreja.

Recorde-se que a Igreja de Abade de Vermoim, datada do século XVIII, traduz uma traça comum para a época em que foi construída, destacando-se como um elemento patrimonial importante do concelho.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: