Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Camilo Castelo Branco “salvou-se” em Famalicão há 150 anos

Passaram 150 anos desde que Camilo Castelo Branco se instalou em Vila Nova de Famalicão, mais precisamente em S.
Miguel de Seide. Foi no inverno de 1863, sendo que, um ano depois Camilo lançava o seu primeiro livro escrito em Famalicão, a novela “Amor de Salvação”, considerada pela crítica uma das obras mais bem acabadas do autor. Para assinalar o 150.º aniversário da publicação do romance e da fixação da residência do escritor no concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa de Camilo promove nos dias 10 e 11 de outubro, os primeiros Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.
O evento que reúne um conjunto de especialistas na temática camiliana, ligados a instituições universitárias de Portugal e do Brasil, conta ainda com a realização de um “Roteiro Literário Camiliano” no concelho, com o objetivo de ilustrar o aproveitamento que o romancista fez da paisagem física e humana da região para a sua ficção.
Destaque ainda para a exposição “Espaços da Vida e da Ficção Camilianas em Vila Nova» com fotografias estereoscópicas em anáglifo e projeções e para a apresentação da obra Calvário e Glória de Camilo, de Eduardo Sucena, por João Bigotte Chorão. Para além de visitas orientadas à Casa-Museu, um almoço com ementa camiliana e recriações teatrais de trechos da bibliografia ativa do escritor.
Referência também para o descerramento do busto de Camilo, no Largo Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide. O busto que foi executado em 1924 pelo escultor Henrique Moreira tendo sido uma oferta de “O Comércio do Porto” ao Município será recolocado no renovado Largo, em lugar de destaque.

“Há 150 anos, Camilo Castelo Branco escolheu Vila Nova de Famalicão para viver e para aqui escrever algumas das mais belas páginas da literatura nacional, num prenúncio daquilo que o concelho se haveria de tornar: uma terra de cultura”, refere a propósito o presidente
da Câmara Municipal, Paulo Cunha. O autarca destaca “a qualidade do elenco de convidados” do evento, assim como, “a diversidade de iniciativas”. “São aspetos que pretendem contribuir para a melhor divulgação da vida e da obra de Camilo e consolidar o seu projeto de intervenção cultural e científica a favor da Língua e da Cultura portuguesas”.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: