Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

“Anos de prata… Saúde de Ouro” movimenta Clube Sénior

O Centro Comunitário da Associação Gerações, através do Clube Sênior, estrutura que integra cerca de 130 pessoas, realiza, no próximo dia 15 de Abril, uma jornada dedicada integralmente à saúde que vai decorrer sob o lema “Anos de prata… Saúde de ouro”!
Nesta jornada vão realizar-se vários “workshops” direcionados para diferentes áreas da saúde e bem – estar, com a parte da manhã “virada” para a saúde dos ossos, dos músculos e das articulações. Uma sessão dinamizada por um osteopata, às 10 horas, abre o ciclo, seguindo-se a fisioterapeuta Tânia Alves que vai debruçar-se sobre o tema “Físio: vamos lá pôr os ossos a mexer”!
Ao início da tarde, a enfermeira aposentada, Amélia Dinís, vai apresentar aos seniores da Associação um novo projeto a desenvolver na instituição, designado por “Dar vida aos anos”. A enfermeira Amélia Dinís vai desenvolver este projeto em regime de voluntariado, proporcionando aos seniores um conjunto de serviços destinados à manutenção da sua boa forma física. É neste contexto que todos vão passar a poder conhecer com regularidade os níveis da tensão arterial, o índice de massa corporal, os valores da glicêmia e outros dados fundamentais para o equilíbrio da vida quotidiana. O projeto dinamizado pela enfermeira Amélia Dinís inclui também a realização de vários “workshops” temáticos, a realizar durante todo o ano, que vão contribuir para “Dar vida aos anos” dos seniores da Associação Gerações.
A jornada “Anos de prata… Saúde de ouro” prossegue às 15 horas, com uma conferência associada a demonstrações práticas, subordinada ao tem “Higiene oral – o sabor de viver”, dinamizada pelo Professor Doutro Reis Campos, Professor na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e médico dentista com consultório em Vila Nova de Famalicão.
A cooperação da Associação Gerações com o Professor Reis Campos e a sua equipa vai ganhar grande amplitude num futuro muito próximo, com a celebração de um protocolo na área da saúde oral que se pretende que chegue às crianças, jovens e seniores que frequentam a instituição e também aos seus familiares.
A jornada encerra com um colóquio direcionado para os hábitos alimentares, conduzido por Sara Gomes, estudante de nutrição, que tratará o tema “Comer bem dá saúde”.

Relatório e contas para um novo futuro

A Associação Gerações aprovou, por unanimidade, em Assembleia Geral realizada no passado dia 31 de Março, o Relatório de Atividades e a Conta de Gerência do ano de 2014.  
Os associados da Gerações evidenciaram a sua satisfação pelo trabalho positivo que foi desenvolvido ao longo do ano de 2014, salientando que a instituição tem feito tudo o que é possível fazer para corresponder às expectativas das crianças, dos jovens e dos seniores, dando provas evidentes de que é merecedora da confiança que todos nela depositam.
Manifestaram também a convicção de que «nem tudo é perfeito e daí fazerem-se avaliações regulares para melhorar o trabalho», sempre com grande abertura «para ouvir as ideias e as sugestões» de todos. Foi também unanimemente reconhecido que só este trabalho de comunicação e de partilha é que tem permitido os resultados que têm sido obtidos.
O reforço constante e permanente da cooperação da associação  com os pais que «sentem que a Gerações tem dado um contributo importante para o crescimento harmonioso e saudável dos filhos» foi outra das notas deixadas pelos associados.
Os associados consideraram que «o êxito ou o inêxito de uma IPSS depende também – e muito – das relações de cooperação e cumplicidade que for capaz de estabelecer com os pais das crianças que acolhe, guarda em segurança e educa. Este é um elo que é necessário fortalecer e fortificar ano após ano, de forma a que “lá fora”, na sociedade famalicense, vejam a Gerações como uma instituição que leva até aos limites a sua capacidade de educar e de transformar.»
A esfera de actuação da Associação Gerações não se esgotou, em 2014,  na educação de crianças. Ela abarcou também os mais idosos – os seniores – que, no Clube Sénior, são o paradigma daquilo a que se chama envelhecimento activo e criativo e estendeu-se aos já quase jovens que frequentam o Centro Educativo, um espaço de construção da personalidade e uma janela aberta aos novos mundos da criatividade e da inovação.
Para além de tudo isto, o “Projeto Gerações” alargou-se à sociedade famalicense, com a concretização de um número alargado de ações, iniciativas e projetos que tiveram como núcleo central a afirmação de uma responsabilidade colectiva na construção de uma sociedade que, para além de tudo, é capaz de sentir que é pela Educação que as pessoas e o Mundo se podem transformar.
O Relatório de Atividades e a Conta de Gerência de 2014 da Associação Gerações é o livro que ensina com clareza e lucidez, ao longo das suas seis dezenas de páginas, que o caminho que a instituição está a fazer é o caminho que tem que se fazer. Continuou a ser um caminho de inovação, um caminho de desenvolvimento e um caminho de criação, tudo realizado dentro do orçamento previsto, o que garante o equilíbrio necessário.


Os associados da Gerações evidenciaram também que a instituição não pode – nem quer - ficar por aqui. Tem que ir sempre mais longe e ir sempre mais além, sendo este o desafio que a encara, sempre com optimismo e um sorriso de confiança.
No momento de balanço de mais um ano de trabalho, a Direção agradece a todos o envolvimento que tiveram na consolidação e desenvolvimento do projeto Gerações. Aos órgãos sociais, às colaboradoras de todas as áreas e serviços, aos pais, aos seniores, às crianças e aos jovens, às entidades públicas e privadas e à comunidade famalicense, um muito obrigado bem forte e bem sentido.
 Mário Martins, Presidente da Direção.


Sem comentários: