Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Espaço Help é “porto seguro” para jovens famalicenses

Aqui não existem nomes, nem perguntas pessoais. Existe o anonimato, o sigilo, a reserva da privacidade. Existe a confiança, o conforto e o desabafo. É assim, o novo espaço Help, criado na Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão que quer ajudar os jovens do concelho a ultrapassarem situações difíceis como a violência, o bullying, o stress escolar, os distúrbios alimentares, entre outros. O serviço é efetuado através de atendimento presencial por profissionais competentes da área da psicologia durante todos os dias úteis, para além de uma linha de apoio gratuita e um endereço de e-mail.
“À pergunta: Está aí alguém? A Casa da Juventude responde: Sim, estamos aqui!.” Afirmou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, que apresentou o projeto, nesta sexta-feira. Para o autarca, este serviço representa “uma nova ferramenta colocada ao serviço dos jovens entre os 12 e os 35 anos. Porque os jovens debatem-se com vários problemas que precisam de ser ultrapassados, como a violência, as questões da sexualidade, o bullying, entre outros, que suscitam a necessidade de termos no terreno uma resposta personalizada e adequada”, acrescentou.
“A partir de agora os jovens famalicenses sabem que poderão ter aqui uma ajuda, uma solução personalizada e tecnicamente bem formada para as suas angústias, dificuldades e inibições”, salientou ainda Paulo Cunha, explicando que “a Casa da Juventude não tem todos os recursos, mas vai usar a partilha de recursos ao nível da saúde, da segurança, da comissão de proteção de crianças e jovens e muitas outras valências para apoiar os jovens em todas as vertentes”. Acima de tudo, o espaço Help será “um porto seguro, um abrigo confortável que acolhe, direciona e dá condições para os jovens resolverem muitos dos seus problemas”, referiu ainda.
A apresentação do novo serviço, contou com a presença de cerca de meia centena de jovens do concelho representativos das escolas e das associações de estudantes do concelho.

Para Maria do Carmo Costa da Associação de Estudantes da Escola Júlio Brandão,  “este serviço é um espaço muito importante e oportuno, onde os jovens podem vir, sem compromisso, para desabafar, o que é muito bom para quem problemas na escola ou em casa”. Também Vasco Osório da Escola Camilo Castelo Branco, considerou o projeto “muito interessante e que vai ajudar muitos jovens que precisam de apoio”. Vasco Osório acrescentou ainda que “nas palestras que realizamos com jovens já nos tínhamos apercebido desta necessidade”.
Os representantes das Associações de Estudantes foram considerados embaixadores do projeto levando informação sobre o espaço Help, para as respetivas escolas.
Refira-se que os serviços disponibilizados destinam-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos, do concelho. O espaço pretende dar resposta  a diversas situações de caráter psicológico, nomeadamente violência (familiar, na relação íntima, comunitária ou autoinfligida); stress escolar e familiar, perda/luto, orientação sexual e identidade de género, bullying físico, verbal, sexual, social, homofóbico ou cyberbullying, problemas de ansiedade, problemas de humor ou ainda problemas de caráter alimentar.

A equipa do Espaço Help é constituída por profissionais competentes da área da psicologia, que se comprometem a dar um acompanhamento personalizado e ajustado às necessidades dos jovens. A equipa do Espaço Help trabalhará em parceria com diferentes entidades para responder, de forma eficaz, aos pedidos em questão.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: