Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Documentos históricos da oposição democrática acessíveis num clique

Uma carta que Álvaro Cunhal escreveu a partir da Penitenciária de Lisboa ao advogado famalicense Armando Bacelar, fazendo a sua defesa em 4 de janeiro de 1956, uma carta datilografada e assinada por Mário Soares a comunicar também a Armando Bacelar o fim das relações pessoais e políticas que os uniam, datada de julho de 1969, ou ainda uma fotografia icónica do dia 1 de junho de 1958, com a rua Adriano Pinto Basto, no centro de Famalicão, apinhada de gente à espera de Humberto Delgado, aquando da sua anunciada vinda ao norte, o que não se verificou por ter sido detido pela PIDE em Coimbra, são alguns dos documentos históricos que a partir de sábado, 25 de abril, vão estar acessíveis a toda a gente através da internet.
A Biblioteca Digital “A oposição democrática em Vila Nova de Famalicão” ficará disponível a partir das 15h00, e o momento será assinalado simbolicamente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, com a apresentação pública do portal, numa sessão que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
O evento será um dos pontos altos das comemorações do 41.º aniversário do 25 de abril, em Famalicão. O programa começa pelas 10h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira e a sessão solene e decorre ao longo de todo o dia com diversas iniciativas.
Para já estão disponíveis para consulta cerca de 900 documentos, nomeadamente cartas, fotografias, panfletos, relatórios, circulares, requerimentos, entre outros, de um total de mais de 1500 testemunhos datados entre 1945 e 1974 e que mostram bem quais foram as movimentações e a ações da oposição democrática no concelho e na região.
Os documentos integram os espólios doados à Biblioteca Municipal por um conjunto de personalidades locais ligadas à oposição do regime, nomeadamente, Joaquim Loureiro, Armando Bacelar, Margarida Malvar, Macedo Varela, João Ribeiro, Manuel F. Cunha, Eduardo Ribeiro, José Santos Ferreira Reis e Artur Sá da Costa.
Para Paulo Cunha “com esta biblioteca digital pretende-se preservar algumas das fontes mais importantes da nossa história local contemporânea, assim como divulgar e disponibilizar um conjunto vasto de documentos produzidos na luta contra o fascismo e perceber, desta forma, o alcance que o movimento da oposição democrática atingiu em Vila Nova de Famalicão e noutras localidades do país”.

Refira-se que esta biblioteca digital, disponível no sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, contribuirá, desta forma, para um melhor conhecimento do processo de oposição, desencadeado um pouco por todo o país, mas com especial destaque aos acontecimentos vividos em Famalicão e pelos Famalicenses.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: